skip to Main Content

15 documentários para refletir sobre a vida, a humanidade e o meio ambiente

15 documentários para refletir sobre a vida, a humanidade e o meio ambienteFoto: Tom Shockey/Creative Commons

A fim de maratonar filmes na Netflix sobre a vida na Terra? Confira 23 filmes no catálogo que vão fornecer uma grande reflexão:

1. Terra
O documentário reflete sobre a relação que temos com outros seres no mundo. A humanidade tem se afastado da natureza e esquecido das outras criaturas. “Os animais são os refugiados que muitas vezes esquecemos” é a mensagem que “Terra” passa.

2. The True Cost
“The True Cost” é um soco no estômago de todos que ficam felizes por conseguirem um desconto na hora das compras. São expostas as condições, muitas vezes vexatórias e desumanas, em que as roupas são produzidas por trabalhadores na China, Bangladesh e Índia. O importante é conhecer novas formas sustentáveis e socialmente justas de produção.

3. Cowspiracy
Polêmico. “Cowspiracy” investiga os impactos ambientais da criação de animais para o consumo humano. Essa atividade tem grande impacto no aquecimento global. O documentário questiona ainda o hábito de consumir seres sencientes, que também têm capacidade de sofrer ou sentir prazer.

4. Blackfish
Pesadelo do grupo americano SeaWorld, “Blackfish” analisa como a vida em cativeiro pode afetar o comportamento das orcas. Lançado em 2013, o filme teve como gancho a morte da treinadora Dawn Brancheau, que foi atacada em 2010 pela orca Tilikum no parque SeaWorld de Orlando, na Flórida, em frente aos espectadores. Depois da estreia do documentário, a empresa viu os números de visitantes nos parques diminuírem drasticamente e anunciou, em 2016, o fim de programa de espetáculos com orcas.

5. Amazônia Eterna
A maior floresta tropical do mundo vive sob constante ameaça. Interesses econômicos entram em conflito com a preservação do meio ambiente. “Amazônia Eterna” mostra exemplos de que ainda existe esperança de alcançar um desenvolvimento sustentável. É preciso superar obstáculos e tomar atitudes próprias de uma sociedade em harmonia com o ambiente.

6. Antártica Extrema
Viaje para uma das paisagens mais inóspitas do planeta. Antártica Extrema segue uma equipe de cientistas ambientais que estudam o aquecimento global e seus efeitos nefastos no continente gelado. Navegando por ondas gigantes e icebergs perigosos, os cientistas viajam com um arsenal de tecnologia de ponta que mede as transformações na região.

7. Catching The Sun
“Catching the Sun” conta a história da transição global de energias a partir da perspectiva dos trabalhadores e empresários que constroem soluções para a desigualdade de renda e mudanças climáticas com as próprias mãos. São contadas as histórias de um trabalhador desempregado, um ativista e um empreendedor que se envolvem com a causa da sustentabilidade.

8. GMO OMG
Você sabe o que é OGM? É muito provável que não, mas está presente em grande parte do que você come. São alimentos geneticamente modificados e “GMO OMG” provoca com a pergunta vinda de um pai: “Com o que alimentamos nossas famílias?”. Quais são os riscos dos organismos geneticamente modificados para o meio ambiente e para a saúde humana?

9. Em busca dos corais
Os corais são fundamentais para a biodiversidade do planeta e para o ecossistema marinho. Encontram-se cada vez mais ameaçados pelas mudanças climáticas e estão desaparecendo exponencialmente. Cientistas estimam que a Grande Barreira Australiana, considerada patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, já perdeu 35% dos seus corais. “Em busca de corais” é um manifesto da luta pela saúde dos corais.

10. Sustainable
Você sabe de onde vem sua comida? O documentário “Sustainable” mostra como o mundo se distanciou do alimento e da história por trás de sua produção. Mas um movimento crescente tem colocado o holofote sobre essas questões, destacando as ameaças ao atual sistema de produção de alimento e as oportunidades de uma produção mais local e ecológica, como noticiamos aqui no The Greenest Post.

11. Bikes versus Cars
“Bikes contra Carros” é disputa entre as duas e as quatro rodas no estabelecimento do espaço urbano. Enquanto carros dominam grandes cidades, ciclistas buscam justiça e vias adequadas para o método de locomoção mais simples, sustentável e eficiente. São Paulo e Los Angeles são exemplos dessa transformação em curso.

12. Oceano plástico
O plástico tem sido um problema crescente para os oceanos e para a vida aquática. É possível encontrar ilhas de depósito de lixo. Isso não afeta só os que vivem debaixo d’água, mas também toda a cadeia alimentar (incluindo nós humanos). O documentário “Oceano Plástico” mostra um pouco do impacto dessa poluição sem fim.

13. O Extermínio do Marfim
O elefante, maior mamífero do mundo, está desaparecendo a uma velocidade inacreditável: a cada 15 minutos, um morre. A caça é levada a cabo por uma rede perigosa de violência e corrupção que fatura bilhões no mercado asiático. A equipe de filmagem do documentário trabalhou ao lado de organizações de inteligência disfarçadas, ativistas, guardas e conservacionistas para se infiltrar na rede do tráfico de marfim.

14. The Human Experiment
Você já prestou atenção na quantidade de substâncias químicas presentes em produtos comuns do dia a dia? Elas estão em todos os lugares. Novas tecnologias e descobertas facilitam as nossas vidas, mas até que ponto isso é saudável? “The Human Experiment” mostra os riscos potenciais do relacionamento íntimo com elementos químicos.

15. Minimalism
Um documentário que ataca um problema crescente na sociedade: o consumo compulsivo. O excesso de “coisas” cobra um preço alto para o Planeta e para as pessoas no longo prazo. Simplificar e buscar aquilo que realmente te faz feliz é a proposta do minimalismo.

 

 Fonte – Mattheus Goto, The Greenest Post de 02 de janeiro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top