skip to Main Content

Dei-vos a vida, mas retribuístes com ingratidão

Feuillu

Jornal Matéria Prima

Vinícius Lima

Pelo capital, poluístes o ar que respirais, sujastes a água que vos sacia e matastes a terra que vos alimenta

“Se os países não tomarem medidas para lutar contra a mudança climática ‘alguns Estados ilhas poderiam simplesmente desaparecer’, advertiu hoje o secretário de Energia dos Estados Unidos, Steven Chu”.
Folha Online, 19 de abril de 2009, acesso em 22 de abril de 2009, às 23h

Tudo era nada. No princípio Criei a luz e a Separei das trevas. Criei o firmamento, o qual Chamei de “céu”, para dividir as águas que estão abaixo e acima dele. Separei as águas de baixo e Fiz brotar chão seco. Ao chão seco Dei o nome de “terra” e às águas, “mar”. Sobre a terra, Fiz nascer relva e árvores com frutos e sementes. Águas e terra Habitei com seres vivos. Os confins dos céus Habitei com pássaros. Os Fiz fecundos para que se multipliquem sobre a Terra e a encham de vida.

Muitas espécies, com o tempo, foram condenadas à extinção por outros seres viventes ou pelo meio em que viviam. Os mais fortes e mais adaptados ao ambiente reinavam, então. E num ciclo perfeito, algumas dessas espécies também foram substituídas por outras e a vida surgia donde havia morte.

Eu Fiz a Terra autosuficiente. O planeta se renova e se enche de vida mesmo quando só lhe resta um último sopro de sobrevivência. Nos seus 4,56 bilhões de anos, já passou por muitas intempéries e períodos de extinção em massa dos quais cinco foram avassaladores. A mais recente é do fim do período Cretáceo e início do período Terciário, em que um asteróide maior que o Monte Everest colidiu com a Terra onde fica a Península de Yucatán, exterminando mais da metade da vida terrestre. Mas com o tempo a vida se revigorou. A extinção é o fundamento da evolução das espécies.

No período quaternário vos Criei, humanos, à Minha imagem e semelhança. A vós Dei o domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre os animais da terra. Dei o poder e a inteligência para submeterdes à Terra e todos os seres nos quais há vida. E assim fizestes.

Contudo, o poder confiado a vós acabou por inundar vossos corações de arrogância e rijeza. Fostes ingratos. Em vez de usar a inteligência para a promoção da vida, usastes-na para promover a destruição que vai culminar na sexta extinção em massa, a da época contemporânea do Holoceno, cuja causa será o aquecimento global. Também foram por consequência do aquecimento global quatro das cinco maiores extinções em massa, até mesmo a do Permiano, quando 95% dos seres viventes foram liquidados.

A vós Dei tudo quanto fosse necessário para que tivestes uma existência digna e jubilosa. Mas viveis uma vida perdulária em que desperdiçais tudo o que vos foi dado. Por que dais mais valor ao capital do que à vida se para usufruirdes do capital precisais de vida? Pelo capital, poluístes o ar que respirais, sujastes a água que vos sacia e matastes a terra que vos alimenta. Fostes ingratos. Recusastes a mais preciosa dádiva: a vida.

Mais uma vez a Terra sobreviverá, afinal, a Fiz perfeita. A extinção do período Holoceno será somente mais uma fase na história da Minha maior criação. A vida engendrar-se-á do seio da Terra mais uma vez agora que vós, humanos, partireis.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top