skip to Main Content

5 de junho, dia mundial do meio ambiente

 

 

kweaver2

Já estamos cansados de receber mensagens indignadas desde o dia 5 de junho, por não termos postado nem ao menos uma matéria sobre o dia mundial do meio ambiente.

Pessoal, isso é uma besteira, não perdemos o foco, não desistimos da boa luta, apenas este dia não nos diz nada, não nos suscita nenhum sentimento em particular, é só mais um dia para viver em harmonia com o planeta, só mais um dos dias do ano em que temos que nos policiar para consumir menos, consumir corretamente, diminuir nossa pegada ambiental, reciclar, reciclar e reciclar.

Afinal, não somos extraterrestres e não vivemos no planeta vermelho por 364 dias do ano e apenas viajamos para o planeta azul somente no dia mundial para comemorar esta data.

Nós vivemos todos os 365 dias do ano no planeta azul, na nossa espaçonave terra, vivemos no seio da mãe Gaia desde o dia em que nascemos até o dia em que deixarmos de viver.

Todos os 365 dias do ano são importantes, em todos os 365 dias do ano temos que cuidar do planeta, cuidar da nossa casa para que nossos descendentes ainda tenham uma casa para habitar.

Vamos parar com esta história de somente fazer alguma coisa em alguma data especial, como dia da água, dia da árvore dia do sei lá o que, e nos outros dias do ano consumir o mundo como se não houvesse amanhã.

Todos os dias você acorda e tem a oportunidade de economizar água ao dar meia descarga se somente fizer xixi, de fechar a torneira para escovar os dentes, de demorar não mais que 5 minutos no banho da manhã.

Você pode respeitar o planeta durante as refeições ao consumir somente produtos orgânicos. O que for industrializado, você pode escolher produtos com embalagens oxi-biodegradáveis, pode adquirir produtos com menos embalagens, pode levar sua sacola retornável para comprar o pão na padaria, fazer compras no supermercado ou em qualquer tipo de compra, seja no shopping ou no açougue, na feira ou na farmácia, na frutaria ou na videolocadora.

Você pode demonstrar o seu amor pelo planeta ao trocar as lâmpadas da casa por lâmpadas fluorescentes, trocar seu monitor e suas TVs por modelos de LCD, descartar corretamente seus equipamentos eletrônicos, lâmpadas e baterias.

Você pode demonstrar respeito por seus descendentes ao separar vidro, papel, plástico, metal para reciclagem e separar o lixo de cozinha para fazer adubo orgânico – compostagem – para recuperar a fertilidade do solo da mãe terra, que tem sido degradada por nós desde que a humanidade deixou de ser nômade.

Você pode separar o óleo usado para não contaminar rios e mares.

Você pode se unir a uma ONG e plantar árvores ou então ensinar seus amigos, vizinhos e parentes a serem menos consumistas e levarem uma vida mais sustentável.

Você pode pegar roupas usadas e costurar ou tricotar ou ainda crochetar sacolas retornáveis e distribuir entre seus parentes, amigos e vizinhos para que eles também façam parte da mudança.

Você pode dar carona para seus vizinhos para o serviço para diminuir a emissão de CO2, que está esquentando nosso planeta ou ainda, você pode ir andando ou de bicicleta trabalhar. Escolha fazer compras em seu bairro, onde você não tenha que utilizar o carro e ainda pode ir às compras com as amigas, todas caminhando e conversando e claro, sempre utilizando sua sacola retornável.

Viu porque não adianta apontar o dedo e dizer que esquecemos do meio ambiente?

Porque nós não esquecemos, nunca esquecemos, apenas, como já dissemos anteriormente, é apenas mais um dia na batalha pela sobrevivência da espécie humana neste planeta, apenas mais um dia na batalha para mudar padrões de produção e consumo, mais um dia na batalha para que nossos descendentes não tenham que limpar a sujeira que causamos, porque estamos lutando com todas as forças para acabar com o desperdício, acabar com o uso irracional e indiscriminado de recursos naturais, que estão indo parar nos lixões pela simples falta de reciclagem, estamos lutando ferozmente para acabar com as malditas sacolas plásticas, enfim mudar o mundo.

Todos os dias são dias do meio ambiente, dias em que os humanos tem que mudar seu padrao de produção e consumo, se tornarem fabricantes, varejistas e consumidores sustentáveis se quisermos ter um futuro como espécie, se não quisermos ser extintos.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top