skip to Main Content

Abelhas estão desaparecendo no sul do Brasil

Por visionthing64

por Marco Aurélio Weisheimer – Agência Carta Maior

Apicultores gaúchos e catarinenses relatam desaparecimento de abelhas em níveis inéditos. Alguns produtores registram perdas de 25% na produção de mel. Pesquisador diz que uma das causas do fenômeno pode ser a influência de lavouras transgênicas.

Porto Alegre, RS –  As primeiras notícias sobre o fenômeno do desaparecimento das abelhas foram recebidas como uma espécie de enredo de um novo filme de ficção científica. Mas o problema tornou-se muito real. Nos Estados Unidos recebeu o nome de Colony Collapse Disorder (Desordem e Colapso da Colônia). Agora, o problema foi detectado também no Brasil, particularmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Matéria publicada no jornal Diário Catarinense, de Florianópolis, afirma que o desaparecimento das abelhas já é motivo de grande preocupação entre apicultores dos dois Estados. E o desaparecimento vem acompanhado de outro problema: as abelhas que permanecem nas colméias estão morrendo infectadas por diversas doenças. Em depoimento ao jornal, o apicultor e pesquisador Leandro Simões, de Campo Alegre, diz que nunca viu algo parecido em 35 anos de profissão.

O fenômeno pode causar graves desequilíbrios ambientais, uma vez que as abelhas são responsáveis por mais de 90% da polinização e, de forma direta ou indireta, por 65% dos alimentos consumidos pelos seres humanos. Alguns produtores já registram perdas de 25% na produção de mel.

Segundo Jair Barbosa Júnior, do Instituto de Estudos Socioeconômicos, com sede em Brasília, uma das possíveis causas do fenômeno pode ser a influência de lavouras transgênicas. No Brasil, lembrou Barbosa, não há estudos aprofundados sobre o impacto dos transgênicos no ecossistema. Outra possível causa apontada pelo pesquisador é o aquecimento global. O sistema de orientação das abelhas funciona por meio dos olhos. As abelhas dependem da luz solar para encontrar o caminho de volta para as colméias. O aumento da incidência de raios ultravioletas poderia, assim, ser uma das causas do fenômeno. Essa possível causa não explica, porém, o que está atingindo o sistema imunológico dos animais.

A advertência de Einstein

O físico Albert Einstein disse que se as abelhas desaparecessem, a humanidade seguiria o mesmo rumo em um período de 4 anos. A razão é muito simples: sem abelhas não há polinização, e sem polinização não há alimentos. O desaparecimento das abelhas começou a ser tema na mídia em 2006, nos EUA e no Canadá, quando criadores que alugam enxames para agricultores começaram a relatar o desaparecimento destes animais em níveis muito elevados.

Em várias regiões destes dois países, apicultores chegaram a perder 90% de suas colméias. O biólogo norte-americano Edward Wilson, chamou o fenômeno de “o Katrina da entomologia”, numa referência ao furacão que arrasou Nova Orleans, nos EUA.

Na Califórnia, entre 30% e 60% das abelhas desapareceram. Em algumas regiões da costa leste dos EUA e do Texas, esse índice chegou a 70%. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), o fenômeno foi registrado em 42 estados norte-americanos e duas províncias canadenses. A redução das colônias de abelhas no país vem ocorrendo, pelo menos, desde 1980. De acordo com dados do USDA, o número de colméias hoje nos EUA (2,4 milhões) é 25% do que aquele que existia em 1980.

Já segundo a Associação de Apicultura Americana, o desaparecimento das abelhas atingiu 30 estados dos EUA. A morte repentina de abelhas também já foi registrada em países como Alemanha, Suíça, Espanha, Portugal, Itália e Grécia. Manfred Hederer, presidente da Associação Alemã de Apicultores, relatou uma queda de 25% nas populações de abelhas por toda o país.

Transgênicos entre os suspeitos

Entre as possíveis causas do fenômeno, são citadas a radiação de telefones celulares, o uso indiscriminado de herbicidas e o uso de transgênicos, em especial os do milho Bt (com gene resistente a insetos; contém pedaços do DNA da bactéria Bacillus thuringiensis).

Diversos países proibiram, recentemente, variedades transgênicas do tipo Bt, o segundo transgênico mais plantado hoje no mundo (fica atrás apenas da soja). O governo peruano proibiu a variedade da batatinha transgênica Bt, em razão do país ser o centro de origem e biodiversidade desta cultura. O México proibiu totalmente o plantio ou consumo do milho Bt pelas mesmas razões. O governo da Grécia tomou a mesma decisão, estendendo a proibição a 20 variedades do milho Bt, por risco de ameaça à espécie humana, à vida silvestre e à indústria de criação de abelhas. O Brasil, por sua vez, vem aprovando a liberação de transgênicos Bt.

Outra hipótese levantada relaciona o problema à radiação dos telefones celulares. O jornal inglês The Independent publicou matéria a respeito, afirmando que a radiação dos celulares poderia estar interferindo no sistema de navegação das abelhas, provocando a desorientação das mesmas, que, assim, não conseguiriam mais voltar para suas colméias. Além disso, citou pesquisas alemãs que apontaram mudanças de comportamento das abelhas nas proximidades de linhas de transmissão de alta tensão.

Ainda não foi encontrada nenhuma prova sobre a real causa do problema. A possibilidade de uma praga causada por algum produto químico é questionada pelo fato de que não são encontrados restos mortais das abelhas em grande número. Quando uma colônia é afetada por algum microorganismo, há muitos insetos mortos em torno delas. Nos casos relatados nos EUA e em outros países, as abelhas simplesmente estão desaparecendo.

Alguns cientistas, por outro lado, minimizam o problema. O professor emérito de entomologia da Oregon State University, Michael Burgett, disse ao jornal The New York Times que as grandes baixas em abelhas em algumas regiões poderiam simplesmente ser um reflexo de picos populacionais superiores à taxa normal de mortalidade em décadas recentes. Segundo ele, no final dos anos 70 houve um fenômeno similar a este, que, na época, foi chamado de “doença do desaparecimento”. Não foi encontrada uma causa específica para o desaparecimento.

Mas não se trata de uma simples repetição. A novidade é que, desta vez, o problema está aparecendo ao mesmo tempo em várias regiões do planeta, inclusive no Brasil.

veja também este artigo da FUNVERDE a respeito do desaparecimento das abelhas pelo mundo

Silence of the bees – O Desaparecimento mundial das abelhas 

Este Post tem 17 Comentários

  1. […] State University Abelhas estão desaparecendo no sul do Brasil » This Summary is from an article posted at FUNVERDE – FUNDAÇÃO VERDE on Friday, August 31, 2007 […]

  2. Mel a preço de ouro

    Se o serviço ambiental dos pequenos seres vivos como inseto, invertebrados etc.. sempre tiveram pouco espaço na mídia e na pesquisa,imagina entre nossos governantes.
    A falta de entendimento em relação à sutileza das relações dinâmicas e sistêmicas dos ecossistemas é uma falha de nosso sistema de educação.
    Temos que rever de forma urgente nosso modelo de educação, incluir atividades de educação ambiental em todos os espaços possíveis, para todos independentes de idade ou classe social.
    Até agora não vi um pronunciamento de um governante ou de um programa em horário nobre a respeito deste fenômeno.
    Será que a agricultura voltada à produção de alimento vai perder espaço para a cana do álcool ou para a falta de abelhas?
    Lembro que o conceito de sustentabilidade é deixar material genético para futuras gerações, desta forma vejo que a coisa é mais grave que aparenta ser.
    Acho que vou começar a guardar mel no cofre.

    Décio Nickel
    Estudante: Engenharia Ambiental

  3. E assim caminha a humanidade! Esperamos todos que não demore para que cada coisa volte para seu devido lugar e o planeta (aliás, o universo!) tome sua tragetória correta.
    Muito obrigado pelo maravilhoso artigo!

  4. O problema vem se agravando a cada ano. Infelizmente só se vê comentários e discussões na internet. Parece que nossos governos não querem tomar conhecimento. Já estou sentindo na pele o problema pois minhas abelhas já começaram a apresentar o problema ( enfraquecimento e algumas colmeias simplesmente desapareceram ). Atualmente tem se comentado a falta e escasses de alimentos no mundo inteiro, será que este problema não estaria relacionado com o desaparecimento de nossas amigas polinizadoras?????

  5. Como nutricionista e ligada direto a produção de alimentos, fico realmente apavorada com a dimensão do problema. soluções urgentes têm de serem tomadas para que o mundo não chegue ao caos.
    Eliana Fernandes Barboza

  6. O físico Albert Einstein afirmou ok!
    A teoria de malthosiana também afirma que a população
    cresce em PG e os alimentos em PA (matematicamente falando). Agora sera que tudo isso não vem ao caso de todos nos brasileiros comessarmos a nos procupar um pouco mais com nossos alimentos. Acredito e continuarei acreditando que as abelhas são as maiores engenheiras, e maiores trabalhadoras de tudo que tem vida e que ocupa lugar no espaço. Agora será que o ser humano cria tanta tequinologia para morrer de fome, ou vai criar uma linha de robozinhos para
    fazer polinização (que é o transporte do grão de pólem das anteras dos estomas aos estigmas dos carpelos) este robôs enferrujarão de primeira pois nunca terão e nunca vão ter a engenharia e o bom sensso de organização que uma abelha tem. Por fim se for para o lado nada com nada afirmo que…
    “No passado foi pó no presente é pó e no futuro averá de ser pó” frase de Padre Antônio Vieira. É claro que acredito muito na espécie humana por isso não vamos deixar que as abelhas sejam massacradas. Falei muito mas não falei o bastante. Não vamos criticar vamos solucionar pois os problemas estão aparecendo e o meio de resolvelos é da forma mais simples de penssar. Algo mais estou disposto a ajudar pois sou jovem estudante e gosto mito de apreciar a natureza pois é ela que me da vida. Viva arvore!!! Para todos. Ja querendo ajudar vai minha frase. (“Crianças, jovens, adultos e idosos plante pelo menos uma arvore que de flor e fruto comestível na porta de suas casas, portanto as abelhas estão mudando para as cidades pois estão se adapitando melhor”). Comecem a repar quando estiver andando pelas ruas que irás defrontar com uma casa de abelha no canto do muro do fulano, no canto do muro do ciclano etc…

  7. Parece que as abelhas se orientam pela irradiação ultra violeta do sol , e num processo de triangulação acha o caminho de casa. Se houver uma mudança do foco do feixe de ultra violeta ou outra fonte interferindo a precisão vai embora.

  8. Devem ter se mudado todas prá minha chácara. E, na casa da chácara; no forro do beiral. Lendo isto aqui resolvi deixar a casa prá elas, ao invés de eliminá-las; além de não deixar instalarem uma antena de celular no Morro da Mandioca!

  9. A raça humana vem constantemente MASSACRANDO todos os biomas mundiais e o ser humano infelizmente so verá que está no caminho contrário da evolução quando ele for extinto, e somente em questões catastróficas saberemos o mal que estamos causando para o meio ambiente. em linguajar coloquial estamos destruíndo nossa própria casa e é a única que nós temos. Para finalizar não só a humanidade mas toda vida terrestre em alguns séculos ou até décadas infelizmente entrará em extinção.

  10. ESTOU MUITO PREOCUPADO COM ESSA PROVAVEL EXTINÇÃO DAS ABELHAS , POR ISSO GOSTARIA DE PERGUNTAR COMO NÓS PESSOAS COMUNS PODEMOS AJUDAR NESSA PRESERVAÇÃO , OQUE PODEMOS FAZER ?

  11. OLÁ! ACABEI DE ASSITIR AO FILME “FIM DOS TEMPOS” E FIQUEI MUITO CURIOSO O JEITO QUE ELE ABORDOU A QUESTÃO DAS ABELHAS TEREM SUMIDO REPENTINAMENTE, DAÍ UM PROFESSOR CITA A FRASE DE EINSTEIN E TAL… VIM AKI NA WEB PESQUISAR E ME DEPARO COM ISTO. ESTOU ASSUSTADO! AS ABELHAS ESTÃO AMEAÇADAS E ISSO CONSEUQUENTEMENTE NOS AMEAÇA. CELULARES, DESMATAMENTO, QUEIMADAS, ETC SÓ CONTRIBUEM PRA PIORAR A SITUAÇÃO DAS ABELHAS E A NOSSA POR TABELA.

    MEU DEUS!! É REALMENTE O FIM DOS TEMPOS.

    OBRIGADO PELO ARTIGO DE UTILIDADE PÚBLICA.

    SER MAIS ECOLOGICAMENTE CORRETO POSSÍVEL E CONSCIENTIZADOR DEVE AJUDAR NEH? PARA QUE PELO MENOS MEUS FILHOS (Q AINDA TEREI) POSSAM SENTIR UM AROMA DE UMA LINDA ROSA.

  12. Não podemos viver sem a natureza e seus animais sem abelhas muitas plantas deixaram de existir ,muitas animais dependem de várias plantas para sua alimentaçao .Muitos medicamentos poderam desaperecer dos mercados é uma catásteforo .
    Outras pragas de insectos poderam aumentar sem controlo.
    Causas da morte de abelhas :insectisidas no combate a outras pragas falta de variedades de flores nas proximidades etc.

  13. Olá realmente esta problemática que estamos enfrentando é apenas o começo….temos que pensar no que seria a humanidade sem as abelhas…hoje estava assistindo um documentário no National Geografic que dizia exatamente o conteúdo deste artigo, Exceto essa parte que diz: ”Outra hipótese levantada relaciona o problema à radiação dos telefones celulares. O jornal inglês The Independent publicou matéria a respeito, afirmando que a radiação dos celulares poderia estar interferindo no sistema de navegação das abelhas, provocando a desorientação das mesmas, que, assim, não conseguiriam mais voltar para suas colméias.”. No documentário que eu vi diz que isso é uma furada, que foi publicado sim essa matéria, mas que logo depois foi retirada pois não havia embasamento científico que comprovasse isso. Mas fica ai a mensagem central e importante para que todos nós possamos ter a conscientização e ação para que nossas abelhas não desapareçam e que nós também não desapareçamos. Carina Galvão Portero- Estudante de Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá.

  14. A RESPOSTA PRA TD ISSO É FACIL ENCONTRAR….

    ESTÁ EM UM LIVRO QUE NINGUÉM SE INTERESSA….

    CHAMASSE BIBLÍA SAGRADA!!!!!

    PROCUREM A DEUS PQ TD ISSO LOGO LOGO TERÁ FIM….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top