Mata Ciliar

A FUNVERDE iniciou em agosto de 2004, o PROJETO MATA CILIAR.

O objetivo do projeto é revegetar a mata ciliar de todos os córregos e nascentes de Maringá, da região e finalmente do Paraná e Brasil.

Consideramos este projeto ambicioso, mas plenamente viável. Vemos anualmente a mídia noticiar que o governo irá plantar um milhão ou mais de mudas no dia do rio ou em outra época comemorativa.

Infelizmente a política suplanta os interesses da sociedade fazendo com que isso não se constitua em um projeto permanente para mudar a realidade em nosso estado que é ter seus rios privados de sua cobertura florestal.

Fazendeiros plantando ou criando o gado até a margem do rio.

Sempre que se cria um projeto governamental, os objetivos são maiores do que os recursos e o tempo de duração do projeto não é suficiente para que os objetivo sejam cumpridos.

Nós da FUNVERDE não definimos tempo para finalizarmos este projeto, pois sabemos que a quantidade de arvores que serão destinadas a este projeto é muito grande. Como exemplo, podemos citar o primeiro córrego que finalizamos em Maringá, Neste córrego, já plantamos mais de 20 mil mudas de um metro e meio cada.

Nosso projeto se desenvolve somente nos sábados durante duas horas pelos nossos voluntários. Levamos seis meses para fazer os dois quilômetros de extensão deste córrego. O objetivo está sendo cumprido lentamente. Caso houvesse interesse governamental, o tempo que levaríamos para plantar mesma extensão seria de aproximadamente uma semana.

O PROJETO MATA CILIAR conta com o apoio da Promotoria de Meio Ambiente desde o inicío, em 2004.

Outro parceiro no projeto é a Prefeitura de Maringá que em 2005, começou nos apoiar fazendo os buracos para o plantio das arvores.

Em 2006 conseguimos outro parceiro, a VIAPAR – concessionária de rodovias, que faz a roçada nos rios que plantamos, até a copa das árvores fechar e não haver mais concorrência com o mato.

Outro parceiro da FUNVERDE neste projeto é o Colégio JK, onde os alunos de Técnico em Meio Ambiente estagiam conosco, nos ajudando no plantio da mata ciliar.

Este projeto visa também a formação de corredores biológicos entre as diferentes ilhas de remanescentes florestais que existem hoje. Isso ocorre muito na área agrícola onde as matas são geralmente pequenas e isoladas e não suportam alimentar um animal de médio porte.

Visa também proteger as nascentes e os cursos dos córregos e rios, melhorando a qualidade da água e conseqüentemente a qualidade de vida da população.

Um outro grande problema com que nos deparamos durante a execução do projeto, foi o lixo que se acumula nas curvas dos riachos e rios. Está aumentando visivelmente com o passar do tempo. Por isso, durante o período de revegetação de um local, estamos simultaneamente fazendo a limpeza dos córregos.

Mas o maior de todos nossos problemas neste projeto, é o fogo que destroi nosso trabalho, somente porque alguem gostaria de ver pegando fogo o local. A população precisa nos ajudar nisso, quando deparar com alguem que esteja colocando fogo em local perto da mata ciliar, avisar a policia e ao corpo de bombeiros para que nosso trabalho não seja perdido e contribua para melhoria de nosso meio ambiente

Para podermos nos certificar de que as mudas plantadas irão crescer e também para termos resultados mais rápidos, utilizamos mudas de no mínimo 1,5 m de altura.

Somente utilizamos mudas de espécies florestais nativas da região, ou seja, espécies da floresta estacional semidecidual.

Abaixo, selecionamos algumas fotos que tiramos em alguns dos quatro rios que já revegatamos.

Nosso maior inimigo, o fogo!

Nossas arvores ardendo em fogo, é um crime!!!

Outro inimigo da Mata Ciliar é o lixo e o esgoto sendo jogado diretamente no rio, veja a gordura abaixo.

O lixo jogado nas ruas da cidade entra pelo bueiro e acaba nos fundos de vale como abaixo.

Caso a mata ciliar não seja plantada, veja o que ocorre!!!

Abaixo, nossa equipe em um sábado, trabalhando.

A última verificação, depois do plantio.

Quando plantamos fora da área da mata ciliar, as mudas precisam ser grandes, para evitar vandalismo.

Local onde foi revegetado, com placa de nossa parceira, a Viapar.

Neste caso abaixo, o pai trouxe a filha para ajudar a plantar arvores, conscientização, educação, sempre juntos.

Tem coisa que não tem preço e muito menos, idade.

Limpeza do rio, sempre muito plástico, pet, lixo, lixo, lixo.

Depois da limpeza, a foto da turma do segundo semestre de 2006.

Descarregando as arvores para plantio.

Nossas mudas são de pelo menos 1,5 metros de altura para evitar a concorrência com o mato.

Veja lugares lindo em nossa cidade, escondidos e desconhecidos da população.

Estas fotos são dos fundos de vale de Maringá, mas poderiam ser de sua cidade.

Existem mais milhares de fotos. Caso deseje vê-las, entre em contato conosco para informarmos o site.

103 pensamentos em “Mata Ciliar”

  1. Olá pessoal da Fundação Funverde, gostaria de parabeniza-los pela iniciativa de vocês. Sou estudante do teceiro ano de Geografia pela UEM, e vejo a necessidade de se preservar os corpos hídricos, e é por meio de projetos como este da mata ciliar que se promove a concientização da sociedade e de fazendeiro.
    Parabéns, contem comigo!!!

    Tiago Vieira

    1. Gostei da iniciativa de todos que contribuiram para conservar mais um pedaçinho das matas ciliares do nosso BRASIL!
      PARTICIPO DE UM CURSO DE AGROECOLOGIA E ESSE PROJETO DE VCS DERAM-ME NORTE PARA TRABALHAR JUNTO COM A COMUNIDADE ONDE MORO! TOCANTINÓPOLIS -TO

  2. Olá Claudio e Ana…..

    Gostaria de parabeniza-los pela excelente palestra proferida juntamente aos funcionários do Viveiro Municipal de Maringá, uma vez que vem trazer a tona a necessidade da realização de plantios de espécies arbóreas não apenas em nossas matas degradadas, mas também na arborização urbana de nossa linda Maringá o que tem sido realizado com a graça de Deus e esforço de algumas pessoas engajadas no propósito verdadeiro de melhorar nosso ambiente…. Congratulations…. Eduardo Ecker

  3. Olá pessoal, parabens. Gostaria de discutir o problema da mata ciliar com uma sugestão não definida de ideia, mas poderíamos analizarmos a mata ciliar com reserva legal priorizando mata ciliar. Porque não estudarmos esta possibilidade ? Outra idéia e o tamanho da mata ciliar, ou seja, até 15 alqueires 10%, de 15 alqueires até 100 alqueires 15%, de 100 alqueires até 500 20% e acima disso 25%.
    Iniciativas como a de voces contribuim muito para meio ambiente e o planeta em que vivemos. Um abraço.

  4. OLÁ,QUERO MONTAR UM PROJETO PARA RECUPARAR A MATA CILIAR DO´S CORRÉGOS DO MUNICIPIO ONDE RESIDO NO ESTADO DE MATO -GROSSO,MAS NÃO SEI NEM POR ONDE COMEÇAR.aLGUÉM PODE ME AJUDAR.
    GRATA,
    MARY

  5. Amigos se alguem de vcs poder me fornecer uma ajuda, eu estou precisando de material para apresentar um seminario na minha universidade aqui em Minas Gerais. Tema: Mata Ciliar.

    Agradeço antecipadamente. Abraço

  6. olha quero dizer que este trabalho de vcs e maravilhoso, estou no 4º periodo do curso de gestão ambiental pude ver a importancia desse trabalho. parabens pelo trabalho de vcs.

  7. Boa noite.
    Estamos realizando um projeto sobre mata ciliar gostariamos de saber mais sobre restauração.
    Favor se possivel me enviar algumas informações para que possamos enriquecer o projeto.

  8. OLÁ PESSOAL, FIQUEI MUITO FELIZ DE VER A REVITALIZAÇÃO DO CÓRREGO, AÍ DE MARINGÁ, E GOSTARIA DE SABER COMO REVITALIZAR NASCENTES, POIS COMPRAMOS UM SÍTIO E QUASE NÃO TEM ÁRVORES. COMO GANHAR AS MUDAS? sou de cascavel pr.

  9. Olá!! estamos com um projeto dessa natureza, iremos recuperar dois riachos e áreas adjacentes ao acúde jatobá.

    Aguardo Notícias!

  10. Olá! Parabéns pela iniciativa, é realmente um projeto brilhante; estamos envolvidos em prol dessa iniciativa, com um projeto, que visa a recuperação de ripário marginal em proximidades urbanas. Qual a sugestão de vocês para a sensibilização em prol da conscientização da população local?
    Desde já grato e mais uma vez congratulamos a iniciativa.

  11. Oi, quero parabeniza-los pela iniciativa deste trabalho e aproveitar para pedir ajuda, pois estou fazendo um trabalho de conclusão de curso e é recuperação de mata ciliar de um igarapé da minha cidade em Rondônia, e estou precizando de material para pesquisa, conto com vocês.
    Obrigada Rosanira.

  12. Olá!
    Sou estudante de fotografia,estou fazendo um projeto de conscientização do uso indevido das sacolas plásticas.
    Gostaria de saber se aqui no meu Estado(ES) vcs tem conhecimento de algum grupo que trabalhe em prol de meu objetivo que é divulgar a população dos
    malefícios causados a natureza ao utilizarmos as sacolas pláticas.
    Desde já obrigado.

  13. Penápolis SP Miguel A Alves plantador de arvores ( mais de duas mil ) tambem produtor rural . quero parabenrisar atodos voçêis pelo brablho e preocupação ambiental

  14. Olá pessoal, deixo aqui meu incentivo a voçês para continuarem com este trabalho que eu sei que é muito trabalhoso sou estudante de Eng.Florestal de UFRPE, e trab com meio ambiente e saneamento , pretendo em breve fazer uma visita ao trab de vcs . PARABÉNS!

  15. Estou propondo iniciar a recupração e manutenção da mata ciliar do córrego Piratuhy, localizado em Maringá, estarei na terça feira até quinta em Maringá e poderíamos conversar sobre o apoio da FUNVERDE no processo em parceria conosco.

    Sou ambientalista, membro do coletivo da entidades ambientalistas do estado de sp.

    Parabéns pelo Projeto

  16. Somos um grupo de Rotarianos, e estamos motivados a promover uma campanha contra o uso de sacolas de plasticos, estamos montando um projeto de sacolas ecológicas, onde se fara um trabalho pedagogicos nas escolas para ter uma nova concientização de nossos jovens, para um futuro melhor em nosso planeta.
    Gostariamos de ter maiores subsidios e td que venha nos contribuir com o nosso´projetos

    atetenciosamente
    RDPacheco

  17. Oi, sou aluno de engenharia florestal pela ufac, e gostaria de parabenizá-los pelo projeto. Pois, acho que realmente todas as áreas ciliares devem ser reflorestadas, que só assim poderíamos contribuir com nossas águas, que é sem dúvida um dos elementos mais essenciais da terra, e sem ela ninguém e nem nada vive.

  18. Ola, sou estudante de biologia e gostaria de realizar uma vivencia com vocês do projeto mata ciliar.
    Atualmente estou realizando um diagnostico da situaçao do rio Pomba, georefereciando suas areas degradadas.

    Grato pela atençao

    Fábio Caetano

  19. Olá Ana Claúdio tudo bem sou o fernando estagiario do ano passado e ai como vao as coisas eu gostaria de saber o projeto de mata ciliar continua a todo vapor eu bem que gostaria continuar mais ble abraço t+.

  20. olá pessoal, muito bonito e importante o trabalho de voçeis, precisamos que mais grupos façam o mesmo e que a comunidade conscietizem da imporatância da preservação do meio ambiente, é isso ai gente não desanimem.

  21. Peço a gentileza de me informarem o site onde posso encontrar mais fotos deste assunto.
    Desde já, agradeço muito.
    Gláucia.

  22. Eu, sou assessor juridico do ministério Público de Goiás em Rio Verde, e aqui nos atraves de TAC. (Termos de Ajustamento de Conduta), firmado com a Perdigão estamos recuperando as matas ciliares dos corrégos do nosso município, e e interesante como nesse ultimos meses, tem aumentado o volume das água nos corregos ja reflorestados. essa e uma boa ideia conte conosco se presizar grato.

  23. Boa tarde.
    “Andei muito” pela internet antes de achar vocês. Muito interessante, e as fotos falam por si só. Estou fazendo o TCC do curso Técnico de Agroecologia do Centro Paula Souza (1º do Brasil). Estamos tentando restaurar uma parte da mata ciliar do Rio Apiaí Mirim aqui em Buri/SP. Estou precisando de material teórico sobre técnicas e soluções para combater o desmatamento ciliar. Desde já, agradeço.

  24. boa noite
    trabalho na prefeitura de Telemaco Borbae gostaria de saber quais as especies que poderia usar paraa recuperaçao da mata ciliar de um corrego que corta nossa cidade e que tambem e banhada pelo rio tibagi, e onde eu poderia conseguir essas mudas de forma gratuita .
    Desde ja agradeço

  25. olá!é muito bom saber que ainda exintem
    pessoas que trabalham em prol ao meio ambiente e assim trabalham para a recuperaçao de nossas matas!gostaria de parabenizar o trabalho de todos e que voces possam cada dia mais estarem juntos para conseguir recuperar as matas ciliares.
    sou estudante de ciencias biologicas e com certeza,em breve tambem estarei em algum projeto.pois tenho como objetivo maior,o desejo de trabalhar para a melhoria do nosso meio ambiente.
    Deus abençoe voces!contem comigo.

    grata pela atençao

    vanessa vissoci-sarandi /pr

  26. Olá pessoal!
    Parabéns por esta grandiosa ação de vocês(FUNVERDE)juntamente com à sociedade.O que mais me envaideceu sobre este Programa foi a participação da juventude,preocupada com o futuro do planeta.Sou Engº Florestal,Diretor de Parques e Florestas da SEMAR/Piauí.Temos um Programa derecomposição de Mata ciliar aqui no Estado e gostaria de receber sugestões de vocês para o fomento de nossas ações.Obrigado

  27. Oi pessoal,

    eu moro no RJ e gostaria muito de saber se existe algum projeto semelhante por aqui ou como eu deveria fazer para implanta-lo. Gostaria de contribuir mais ecologicamente e não sei como, mas estou tentando descobrir.

    Parabéns pelo trabalho de vcs.

    Tatiana

  28. Olá!!!
    Sou professora de Ciências em Curitba e, como a Tatiana aí em cima (!) gostaria de saber se vocês sabem se há projetos desenvolvidos com escolas aqui. Quero muito trabalhar com meus alunos em um importante rio daqui – Rio Barigui… Gostaria de pedir ajuda e mais informações!
    Grande a braço a equipe e que esse trabalho nunca pare!

    Thais

  29. Olá pessoal da Fundação Funverde, gostaria de parabeniza-los pelo projeto de vocês. Sou Bacharel em Turismo, cursando pós-graduação em Engenharia Ambiental pelo CESMAC-Alagoas,e vejo a grande necessidade de recuperar, conservar e preservar as nascentes, e matas ciliares de um corrego, que devem ser reflorestadas, que só assim poderíamos contribuir com nossas águas, que é sem dúvida um dos elementos essenciais da terra, sem ela ninguém vive, e é por meio deste projetos que se promove a concientização, sensibilização da sociedade, dos Usineiros e fazendeiro das regiões Alagoana. Pois, acho que realmente todas as matas ciliares devem ser reflorestadas. Espero que com poucas palavras posso te elogia-los. Como também, manter contato com todos, para dar continuidade as informações in loco, e desenvolver o meu TCC, que esta em andamento e ser entregue no final deste ano.

    Parabéns, contem comigo!!!

    Antonio Lacerda Rogens de Souza

  30. olá… eu sou estudando de engenharia civil e ambiental, e estou com um trabalho que é fazer um projeto para reflorestamento ás margens de um rio.. queria saber como é feito a escolha das árvores que podem ser plantadas ás margens de um rio.

    e parabeniza-los pelo trabalho!

  31. OLA!
    ESTOU FORMANDO EM CIENCIAS BIOLOGICAS E TBEM INICIEI UM TRABALHO VOLUNTARIO DE RECUPERAÇAO DE MATA CILIAR NA MINHA CIDADE.
    GOSTARIA DE PARABENIZAR A TODOS PELO LINDO TRABALHO..
    BJO A TODOS

  32. Quero parabeniza-los pelo iniciativa, gostaria de propor a todas as pessoas interessadas em montar um grupo para trabalhos de recuperção ciliar e demais florestas , trabalho em conjunto para ajuda mutua em tudo. Sou militar e Biologo resido na cidade de Avare-SP, peço que me adicionem no msn para trocarmos informaçoes e num futuro ate ajuda e formação de grupos em todo lugar que necessite recuperação e recomposição de matas , rio , e fauna, meu nome e Heber Brianezi Fuentes
    Obrigado

  33. putz show o trabalho de vcs….

    muito trampo hem!
    pow estou cursando meio ambiente me amaro nessas açoes

    No curso estamos fazendo um projeto parecido estamos começando mais ta fluindo…
    adorei as fotos apezar da trajedia ficaram bem nitidas

    bjo!!!

  34. Prezados,

    Se alguém puder me ajudar… Gostaria de saber onde consigo sementes de plantas nativas… bem como, material teórico e prático de manejo, pois, pretendo fornecer mudas para a recuperação de áreas devastadas e encostas de rios’aqui em Santa Catarina..
    Attenciosamente,
    Mariane

  35. Olá amigos,

    estou em busca de um Projeto que possa ser implantado aqui no estado em que moro, a beira de um igarapé que passa em uma terra que tenho… quero aplica-lo junto aos moradores da região. Parabenizo a voces, estou maravilhada com tudo isso e se possivel gostaria de uma indicação para esse meu objetivo.

    Vilma

  36. Olá! Em primeiro lugar quero parabeniza-los pelo belo trabalho . Estamos trabalhando na recuperação da nascente do iquiri no acre, gostaria de saber quais as especies recomendadas para este tipo de recuperação já que quero fazer um sistema Agroflorestal. se introduzir uma leguminosa com bananeiras a principio da certo?
    me ajudem!
    obrigada

  37. Gostaria de obter mais fotos do trabalho de vcs, estamos começando um projeto similar no DF. Se vocês puderem me enviar algumas fotos do tipo antes e depois ficaria extremamente agradecida. Atenciosamente, Mell.

  38. OLÁ, APRECIO MUITO O TRABALHO DE VOCÊS. TENHO INTERESSE EM MONTAR UM PROJETO PARA RECUPARAR A MATA CILIAR DOS CORRÉGOS DO MUNICIPIO ONDE RESIDO.
    HÁ NECESSIDADE DE PARTICIPAÇÃO DE ENGENHEIRO AMBIENTAL NO PROJETO?
    QUAIS SÃO OS PRIMEIROS PASSOS PARA ELABORAR O PROJETO?
    É POSSÍVEL OBTER AJUDA DE VOCÊS?
    OBRIGADA
    MARGA

  39. Estou tentando um projeto junto ao Aeroporto Internacional do Galeao, pois ha muitos morros carecas naquela area onde eu nasci.

    Quero entrar em contato com os orgaos competentes para conseguir autorizacao para recuperar aquela area que tem duas nascentes.

    Veja no google earth

    Luiz

  40. Gostaria de receber um modelo de projeto atualizado para que eu possa enviar à órgãos competente e adquirir recursos para revitalizar e cerca dos córregos de Bodoquena-MS. Tenho chorado de saudade dos córregos de águas cristalinas e peixes de várias espécicies, onde hoje só se vê algumas partes com água, outras parte só se sabe que era um cóorego, aqueles que o conheceu, como eu e outros que tomávamos banho nele. Estou esperando! Se alguem poder me ajudar, ficarei muito grata!!!!!!!!!!!!!!!!!

  41. ola pessoal,
    gostaria de primeiramente dar os parabens pela linda iniciativa e continuaçao de um projeto dificil de desenvolver.
    Moro em um pequenino distrito (2500 moradores) onde passa um pequeno corrego q abastece o lugar.o q ocorre como em qualquer outro lugar sem um programa de educaçao ambiental esta sendo severamente poluido.aqui tem uma creche onde eu ate ja conversei com a diretora e ela concordou em fazer um trabalho de concientizaçao com as crianças e pais mas,naum sei como fazer o projeto ir a frente pois, a area eh da prefeitura.ja conversei tb com IEF onde ele ja me forneceu as mudas.

    por favor me ajude….pois ,o lugar eh pequeno mas, aideia eh grande pq estas crianças passara ate conciencia e argumento para fazer novos parceiro.

    deste ja agradeço pela atençao!!!

    Raul leles Coelho Junior

    chonim de cima /cidade governador valadares / MG

  42. Nossa, eu to fazendo um trb da escola sobre desmatamento e reflorestamento das matas ciliares, e essa página de vcs, contribui muito, vcs estao de parabens.Muito bom e bonito oq vcs fazem. Parabéns e continuam a fazer isso, pois se cada um fizer sua parte agente consegue. Bjus e fiquem com Deus.

  43. Olá, primeiramente, PARABÉNS pela belíssima iniciativa!
    Também somos defensores da floresta e estamos em Londrina-PR.

    Trabalhamos apenas com espécies nativas, e muitas delas…., hoje contamos com 180 espécies de nossa flora.

    Somos também prestadores de serviços florestais….

    Quando possível, faça-nos uma visita.

    Um grande abraço a todos.

    HENRIQUE ROCHA – BIÓLOGO

  44. Gostaria de parabenizá-los pelo projeto. Pois, acho que realmente todas as áreas ciliares devem ser reflorestadas, que só assim poderíamos contribuir com nossas águas, que é sem dúvida um dos elementos mais essenciais da terra, e sem ela ninguém e nem nada vive.

  45. Olá,
    Sou moradora do Vale do Ribeiro Moro em um sítio temos minas mas estamos preocupados pois vemos ao passar do tempo está diminiindo sua agua.Gostaria de saber qual arvore que tenho que plantar ao seu redor e quais os cuidados que temos que tomar.

  46. Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo ótimo trabalho no qual estão efetivamente desempenhando, pois é destas iniciativas que todos esperamos para que aos poucos nossas cidades fiquem cada vez mais verdes e agradáveis aos olhos de quem vê esta maravilhosa forma de contribuir para a revitalização do meio ambiente, e a proteção dos recursos hídricos e de todo o ecossistema encontrado no local.
    Preservando sempre teremos a disponibilidade da tão sonha da sadia qualidade de vida e a preservação para as presentes e futuras gerações.
    Obrigado, Marcelo formando do Curso de Engenharia Ambiental.

  47. gostaria de ter uma copia desse projeto de mata ciliar para apresentar para autoridades do municipio de SAO DOMINGOS SC. para que venhan implantar no mesmo porque a coisa esta muito feia aqui . o meu muito obrigado.

  48. Fico muito feliz quando vejo pessoas como vocês, colocando em prática projetos tão relevantes para nossas comunidades.
    Atualmente estamos iniciando a implantação do nosso projeto Mata Ciliar, em Uruguaiana, com os mesmos objetivos de outros grupos que já iniciaram esta tarefa, porém, não deram continuidade. O Colégio Marista Sant’ana, neste momento, conta com um grupo de alunos determinados à manter esse projeto e buscar parcerias na comunidade urbana e rural, para a sua manutenção. Gostaria de manter contato com esse grupo valorozo, para que pudéssemos trocar experiências. Parabéns pela iniciativa. Forte abraço!

  49. Ola! Pessoal!!

    Como todos já disseram vcs estão de parabéns, é muito importantes termos pessoas como vcs no mundo que tem a consciência que é necessário fazermos algo pelo mundo. Vcs, indiretamente estão promovendo a educação ambiental pra todos que estão vendo este trabalho. Parabéns a todos, se for possível me mande dizendo como foi projetado este trabalho, de onde vem as árvores que vcs plantam, como funciona a parceria. Sou estudante de Tecnologia em gestão ambiental e gostaria de tentar aplicar este trabalho aqui onde moro em Itabirito/MG, cidade muito boa de se viver. Abraços

  50. Olá parabéns a todos dessa equipe maravilhosa, é assim que trabalharemos a consciência que se faz tão nscessário quando se falamos em meio ambinte, se for possível gostaria de conhecer como foi projetado e posto em prática todo esse trabalho, pois estou começando um trabalho desse porte e estou tendo dificuldade, sou aluno do curso de tecnologia em gestão ambiental em Uruguaiana-RS, se atendido desde já agradeço

  51. Parabéns pelo belo trabalho de recuperação de Mata Ciliar? e uma pena que aqui na minha cidade não tenha uma turma assim!!!!! sou estudante de Engenharia Florestal de Porto Velho/RO gostaria de participar do proximo projeto de vocês

  52. Gostaria de lhe passar meus parabens,
    necessitamos de atitudes assim, e gostaria de saber se vcs disponibilizam esses materiais para pesquisas escolares.
    grato.

  53. ola tudo bem? sou professor do estado, e gostei do trabalho que voces realizaram! eu gostaria tambem de estar em contato para, se possivel, ter algum material de trabalho para aplicar em sala de aula. obrigado

  54. Parabens pelo trabalho de voces,gostaria de saber quais as espécies que voces estão plantando, pois estou fazendo o mesmo em minha fazenda no interior de Minas Gerais.

  55. Meu projeto de lei da mata ciliar. A area consciderada mata ciliar nunca devera ser inferior a largura do rio. (podendo ser ampliada de acordo com o interesse da União do Estado.) o rio é mais largo mais mata ciliar. O rio é mais estreito menas matas ciliares, com um minimo de um quilometro de app.

  56. Parabéns pelo belo trabalho de vocês! Seria muito bom que toda população se concientizasse de que é preciso preservar, conservar a natureza…
    Gostaria de sugestões para um projeto em que nós diminuissemos o lixo, até mesmo o reciclavel… Precisamos mudar de atitude… Vocês não acham que a reciclagem pode interferir numa mudança de comportamento do ser humano? Muitos lixos estão sendo reciclado, principalmente nas escolas. Com isso, não quero dizer que sou contra a reciclagem, porém quero outras alternativas… seria bom demais que o nosso tempo fosse como o tempo de minha vó de 94 anos que ainda vive num sítio, onde ela diz: não troco nada por esse verde, esse ar…. Por favor, envie-me sugestões para meu projeto: DESRECICLAGEM: UM PLANETA MUITO MELHOR!
    Muito obrigada!

  57. tenho um pequeno sitio, e estou fazendo tudo bonitinho!
    aqui teve um estudo para saber quais eram as arvores da mata atlantica e eu acabei me desfazendo de amendoeiras, e replntando no lugar!
    pata de vaca, e ites
    alem de muito pe de jabuticaba, para terem os passaros e eu tambem!
    agora, estaõ me sobrando muita muda de jabuticaba!
    e não tenho onde plantar!
    vocês estão interessados?
    e no rio de janeiro,Niteroi!
    um abraço e parabens,ah!
    vou comprar as sacolas e darei de presente!
    temos que fazer a cabeça das pessoas
    obrigada b

  58. adorei a materia,
    sou estudante de biologia da uni anhanguera em goiania go , sera que existe a possibilidade de se estender este projeto em goiania com estudantes de biologia da nossa cidade.

  59. …pessoal o trabalho de vcs é maravilhoso!!!
    sou formado em ciências aquática pela Universidade Federal aqui no Maranhão e tbm estarei fazendo um trabalho semelhante, no interior do estado e gostaria de mais experiência que vcs vivenciaram no decorrer do projeto.

    um grande abraço a todos!!!!!
    ah! e mais uma vez PARABENS!!!

  60. fiquei sabendo do projeto de vocês, e grandioso parabés, sou gestor Ambiental e Secretario municipal de Meio Ambiente e gostaria muito das idéias para recuperar o rio valado da minha cidade, Arez/RN

  61. Meus parabéns pelo trabalho que vem realizando, fico muito muito triste a cada vez em que saio de casa e vejo o córrego atras do nosso condominio e ainda mais o rio que corta o centro da cidade onde moro Joinville-SC, aqui tentaram implantar um projeto chamado Flot Flux, onde este consistia em por em funcionamento quatro estações de contenção e tratamento mas como sempre conseguiram sabotar a idéia e nem a primeira estação que foi instalada teve continuação, olha sinceramente; É absurdamente ridículo termos (na “era” em que vivemos) falar ou alertar a nós humanos “seres racionais e inteligentes” que água; meio; bio; terra é essa a única e que não temos outra e que desde que achamos que somos alguma coisa no meio deste planeta ele É O MESMO!!!!!!, a mesma água a mesma terra o mesmo espaço e os mesmos recursos!!!! mas não somos capazes de largar da ambição em querermos sempre mais, onde iremos com isso, será que não enchergamos o caos que criamos!!! Mas de qualquer forma é por iniciativas como esta que ainda temos a quem espelharmos (por nossa própria iniciativa, lógico, se assim quisermos) e tentar minimizar o máximo dos estragos que fizemos todos os dias a nossa casa.

    Parabéns!!

  62. paulo cezar
    telemaco borba
    obrigado por essa atitude de pensar no amnhaa de nossa geraçao futura parabenss cursando tecnico em meio ambiente levarei para sala de aulaaa…

  63. Sou estudante do curso Gestão Ambiental da Universidade Federal de Viçosa- Campus de Florestal. Quero começar um projeto de mata ciliar, e gostaria de mais informações a respeito do seu projeto, o desenvolvimento, as etapas …
    Obrigada!!!

    E parabens pelo trabalho!!!!!!!!!!

  64. Gostaria de parabenizá-los e pedir informações de como começar um projeto, pois tenho grande interesse em minha cidade de revitalizar a mata ciliar do rio. obrigado!!!

  65. meus parabéns pelo projeto,gostaria de receber através do meu E-mail detalhes sobre projetos para reflorestamento de margens de rios. É q na minha cidade,sou instrutora do projoven e estamos começando a desenvolver um”pequeno”projeto sobre matas ciliares e queremos por em prática.
    Posso esperar pelas dicas de vocês?

  66. Primeiramente gostaria de parabeniza-los pelo maravilhoso trabalho que estão fazendo. Sou estudante de Engenharia Ambiental e estou trabalhando com um projeto de recuperação de mata ciliar no rio mogi mirim, gostaria de saber quais as especies recomendadas para este tipo trabalho e qual a melhor tecnica para fazer o plantio e adubação.

    Se puderem me ajudar ficaria agradecido!
    obrigado

  67. Gostaria de parabeniza-los pelo execelente projeto que vocês fizeram, e me espelhando nele que estou desenvolvendo um projeto na escola onde trabalho Em |Concórdia do Pará um municipio de Belem do Pará, minhas turmas de 3ª e 4ª série estão animados, e claro que recebemos como apoio a semec e a secretaria de meio ambiente, prevemente mando as fotos e o projeto que desenvolvemos para vcs.bjos

  68. parabenizo pelo execelente projeto que vcs fizeram. São essas ações que fazem a diferença e precisam ser valorizadas pelos nossos governantes e reconhecidas por todos os cidadãos! abraços a todos!

  69. olá!
    Como faço para receber ajuda em um projeto que estou trabalhando, que é fazer um jardim secreto com plantações de arvores e plantas em extinção, além do mais farei passarela de madeira, tiro lesa no jardim secreto e outros.
    quero levar crianças das escolas da cidade, para plantar e conhecer novas arvores e plantas…

  70. Parabéns pelo projeto desenvolvido por vocês, estamos iniciando um projeto semelhante a esse com a Escola Boa Esperança de Alta Floresta- MT para a exemplo do que ja ocorreu com o Estado do Paraná nós também recuperarmos as nossas matas ciliares.

  71. Olá adorei o projeto de vocês espero que continue a todo vapor que consigam alcançar ótimos resultados.
    Já participei uma vez de um projeto de Educação Ambiental, comecei com um coletivo jovem de meio ambiente mas infelizmente faltou apoio e o grupo não teve como seguir em frente.
    Hoje curso zootecnia e busco aprender produzir com sustentabilidade, visto que o nosso curso é a produção animal.

  72. Sou Biólogo, especializado em Gestão Ambiental, e gostei muito do trabalho desenvolvido pela equipe organizadora e colaboradores em geral.
    Mas seria mesmo necessario usar todo aquele bambum mostrado nas fotos? … Ou seja, Poderia diminuir o tamanho, dividindo em dois, cada base usada. Pretendo fazer algu semelhante aqui na minha cidade. E gostaria de toda a ajuda possivel. Um abraço…Parabéns a todos….

  73. Ao mesmo tempo que cumprimento pelo importante trabalho, aproveito para pedir ajudar em informações. Sou estudante do 8º Semestre de Direito em Lucas do Rio Verde, e estou elaborando meu TCC sobre a preservação das matas ciliares do Córrego Lucas, trazendo com problemática a aplicação das leis ambientais. Vocês tem conhecimento de algum trabalho como esse???

  74. Ola sou estudande de Engenharia Ambiental, estou no primeiro periodo, gostei muito desse projeto de preservar o meio ambiente, estou fazendo um trabalho sobre recursos de controle para projeto, tenho algumas duvidas sobre este assunto podem mim ajuda, cmo posso desenvolver esse trabalho.

  75. Parabéns! Que Deus nos ajude que mais e mais seres HUMANOS tenham amor e respeito pela NATUREZA que certamente agradece e sempre agradecerá! Se possível, me enviem uma cópia deste projeto, pois sempre tive este intento: conscientizar a população da necessidade de respeitar e valorizar o meio ambiente, e muito mais, agora onde estou morando, lugar em que só se vê é queimada e derrubada de árvores, o que me agride muito. Agradeço, espero a chegada do material e digo: projetos como este, deveriam ser divulgados a nível nacional. Infelizmente nossas autoridades parecem não ter interesse em divulgar assuntos que venham beneficiar a população. A quem acha necessário fazer alerta de algo, não é dada atenção, como já ocorreu comigo, tanto lá no sul, como aqui no centro-oeste. Muitíssimo obrigada!

  76. gostaria de parabenizar vocês por este projeto pois estou envovolvido em um projeto de recuperação de uma mata ciliar aqui na minha regiao e e bem interessante sem contar no bem que estamos fazendo para omeio ambiente.parabens mesmo.

  77. ola pessoal,

    Gostaria primeiramente dar os parabens pela linda iniciativa e continuaçao de um projeto dificil de desenvolver.
    Moro em um pequena cidade com aproximadamente 4000 moradores onde passa um pequeno corrego q abastece o lugar.o q ocorre como em qualquer outro lugar sem um programa de educaçao ambiental esta sendo severamente poluido. Das principais nacentes do corrego (ferrujão) ate a cidade de GOIBEIRA-MG são aproximadamente 18km de extenção onde o mesmo não possui mata ciliar, por isso o rio encontra-se quase seco, o rio e o unico curso de agua que passa na cidade de Goiabeira e na seca falta agua na cida.Estou montando um projeto de recuperação da mata ciliar das nascentes do corrego. gostaria de ajuda. obrigada!!!

    Goiabeira-MG

  78. Parabéns pelo projeto, estou realizando um projeto de recuperação da mata ciliar em um rio da minha cidade.Gostaria de saber se não tem algum orgão ou instituição que patrocina esse incentivo.

  79. Respodendo a resposta de ALAN: Pois é Alan, todas empresas que ultilisam as rodovias federais para transportar suas mercadorias, devem contribuir com o meio ambiente de alguma forma, para que possa minimisar os impactos cometidos pelas mesmas.Pois sou estudante de Engenharia Florestal e coversando com meus frofessores, eles mim afimaram isto ou empresas poluidoras como exemplo: A vale do rio dosce que é uma mineradora e polui muinto o meio ambiente, ela contribui com projetos sustentaveis e tem reservas e viveiros florestais disponibilisando mudas para reflorestamento e arborização.

  80. queria saber como faço para plantar mata ciliar as margens do rio Paraíba do Sul, se encontro mudas gratuitas ou preços baixos, preciso de orientação, grato. Jorge.

  81. olá, meu nome é Giancarlo Roger Hilário. Gostaria de saber o local onde ficam localizados essas maravilhas e obter mais visualizações de fotos sobre eles. Grato.

  82. Amigos bela iniciativa, desejo muito sucesso no trabalho que estão realizando a natureza esse tipo de ação que preserva, conserva e constrói vidas. eu sou biólogo e tenho o mesmo intertece de reflorestar o rio da minha cidade pois está morrendo, é esgoto, lixo e falta da mata ciliar que os ribeirinhos cultivam hortaliças nas margens do rio (ITAPECURU) CODÓ – MA.

Deixe uma resposta