skip to Main Content

Animação faz alerta sobre o desaparecimento das abelhas

Uma em cada três refeições comidas por seres humanos só é possível devido à polinização feita por esses insetos

Muitas colmeias já desapareceram nos últimos anos, com a queda anual estimada pelos apicultores entre 30% e 90% ao ano.

Albert Einstein é sempre associado a uma frase bastante popular que diz: “se as abelhas morrerem, os humanos morrerão em seguida nos próximos anos”. Provavelmente ele nunca tenha dito tal sentença, mas ela é verdadeira: o “trabalho” desses insetos é indispensável para a humanidade e preservação da biodiversidade do planeta.

As abelhas las estão realmente sumindo. Um vídeo criado pelo site de conteúdo científico Nova, com apoio da Academia Australiana de Ciência, explica o chamado “distúrbio do colapso das colônias” e suas consequências. Muitas colmeias já desapareceram nos últimos anos, com a queda anual estimada pelos apicultores entre 30% e 90% ao ano. Só nos Estados Unidos, havia 5 milhões de colmeias em 1988, e atualmente elas são estimadas em metade disso, 2,5 milhões.

Entre os suspeitos estão parasitas como varroa, vírus, fungos e o uso de agrotóxicos à base de neonicotinóides, aprovados no início dos anos 1990 e um dos inseticidas mais usados no mundo. Entretanto, ainda não há um consenso entre os cientistas sobre os verdadeiros culpados.

O vídeo explica que se todas as abelhas fossem exterminadas, diversas plantas morreriam ou reduziriam sua produtividade, como maçãs, cebolas, abóboras e ingredientes que compõem a ração animal, o que levaria milhões de pessoas à situação de fome. Além disso, o sumiço desses insetos também causará um forte impacto econômico. A polinização movimenta cerca de US$ 265 bilhões por ano.

“Esse é um desafio a ser superado se quisermos viver com uma relativa abundância e diversidade de alimentos”, diz um dos trechos do vídeo.

Fonte – Globo Rural de 17 de junho de 2016

Se precisar usar a legenda, mova o mouse para o canto inferior direito, clique em LEGENDAS e em seguida clique em DETALHES, LEGENDAS e escolha PORTUGUÊS.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top