skip to Main Content

Antártida perdeu três bilhões de toneladas de gelo entre 1992 e 2017

Particionamento de uma plataforma de gelo na Antártida / Ian Phillips, Divisão Antártica AustralianaParticionamento de uma plataforma de gelo na Antártida / Ian Phillips, Divisão Antártica Australiana

A camada de gelo da Antártida perdeu cerca de três bilhões de toneladas entre 1992 e 2017, de acordo com uma análise da revista Nature, publicou um total de cinco estudos esta semana sobre a evolução, estado atual e futuro deste continente. Este derretimento resulta em uma elevação média do nível do mar de cerca de oito milímetros. O processo acelerou nos últimos cinco anos.

O comportamento do gelo antártico, que contém água suficiente para elevar o nível do mar em 58 metros em todo o mundo, é um indicador-chave da mudança climática. O monitoramento atual, assim como o balanço de suas perdas e ganhos de massa, permitirão estimar as possíveis mudanças futuras deste continente.

Desde 1989, mais de 150 cálculos da perda de massa de gelo da Antártida foram feitos. Um estudo conduzido pela Universidade de Leeds (Reino Unido), com a participação de 84 cientistas de 44 organizações internacionais, combinou 24 avaliações de satélite para concluir que a perda de gelo na Antártida subiram os níveis globais do mar 7 6 mm desde 1992. Dois quintos deste aumento (3 mm) ocorreram nos últimos cinco anos. O trabalho é publicado na revista Nature .

“Há muito que suspeitávamos que as alterações no clima da Terra afectariam as camadas de gelo polar e, graças aos satélites, podemos agora controlar com confiança as suas perdas e a contribuição global para o nível do mar”, explica Andrew Shepherd, professor a Universidade de Leeds.

As conclusões são o resultado de avaliação climática conhecida como exercício de comparação do balanço de massa da calota de gelo (Imbie, por sua sigla em Inglês) e fornecer o quadro mais completo da mudança no gelo da Antártida ao namorar

Antes de 2012, a Antarctica teria perdido uma taxa constante de 76 bilhões de toneladas por ano, uma contribuição de 0,2 mm por ano para o aumento do nível do mar. No entanto, desde então, houve um aumento acentuado. Entre 2012 e 2017, o continente perdeu 219 bilhões de toneladas por ano, uma contribuição anual de 0,6 mm no nível do mar.

“De acordo com nossa análise, tem havido um aumento gradual em perdas de gelo na Antártida na última década, eo continente está causando níveis do mar a subir mais rapidamente hoje do que em qualquer momento nos últimos 25 Isso tem que ser motivo de preocupação para os governos em que confiamos para proteger nossas cidades e comunidades costeiras “, destacam os autores.

Um continente que pode afundar o resto

A Antártida armazena água congelada suficiente para elevar o nível do mar global em 58 metros. Saber quanto gelo está perdendo é fundamental para entender os impactos da mudança climática agora e no futuro.

“Este é o estudo mais forte sobre o balanço de massa do gelo da Antártida até à data,” diz Erik Ivins, um pesquisador do Jet Propulsion Laboratory da NASA, na Califórnia.

A perda de gelo acelerada no continente como um aumento inteiro é uma combinação do estado de geleiras no oeste da Antártida e da Península Antártica, e reduziu o crescimento da camada de gelo na Antártida Oriental.

Antártica Ocidental experimentou a maior mudança, com perdas de gelo de 53 bilhões de toneladas por ano na década de 1990 a 159 bilhões de toneladas por ano desde 2012. A maioria vem das imensas geleiras em Pine Island e Thwaites, Eles estão derretendo rapidamente devido ao derretimento dos oceanos.

No extremo norte do continente, o colapso da plataforma de gelo na Península Antártica provocou um aumento de 25 bilhões de toneladas por ano. A camada de gelo da Antártida Oriental permaneceu em estado de equilíbrio nos últimos 25 anos, com uma média de 5 bilhões de toneladas de gelo por ano.

Josef Aschbacher, Diretor do Programa de Observação da Terra da ESA, disse: “CryoSat e Sentinel-1 estão fazendo um elemento essencial para a compreensão de como as camadas de gelo contribuição responder à mudança climática e afetar o nível do mar, que é um grande preocupe-se.

“Os satélites nos deram uma imagem surpreendente do que está mudando Antarctica. Os satélites comprimento de registro agora nos permite identificar as regiões que sofreram perdas sofridas gelo há mais de uma década”, disse Pippa Whitehouse, pesquisadora da Universidade de Durham.

A próxima peça do quebra-cabeça é entender os processos que impulsionam essa mudança. “Para fazer isso, devemos continuar a observar de perto a camada de gelo, mas também devemos olhar para trás no tempo e tentar entender como ela respondeu às mudanças climáticas passadas”, acrescenta Whitehouse. Quatro outros estudos publicados na mesma edição da revista Nature analisaram diferentes períodos do continente congelado

Referencias bibliográficas

“Mass balance of the Antarctic Ice Sheet from 1992 to 2017”
https://www.nature.com/articles/s41586-018-0179-y

“Antarctic and global climate history viewed from ice cores”
https://www.nature.com/articles/s41586-018-0179-y

“The global influence of localized dynamics in the Southern Ocean”
https://www.nature.com/articles/s41586-018-0179-y

“Trends and connections across the Antarctic cryosphere”
https://www.nature.com/articles/s41586-018-0179-y

“Choosing the future of Antarctica”
https://www.nature.com/articles/s41586-018-0179-y

Fontes – Servicio de Información y Noticias Científicas (SINC) / EcoDebate de 19 de junho de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top