No dia 19 de setembro de manhã demos palestra para funcionários da COPEL – companhia paranaense de energia elétrica – sobre os projetos da FUNVERDE e como as pessoas podem sair do discurso e passar para a prática para fazer sua parte para salvar o planeta.



Depois da palestra fomos olhar a araucária de copos de plástico montada para conscientizar os funcionários de quantos copos eles utilizam por dia – quase 2.000.
Esse é o início de um projeto da COPEL de dar uma caneca para cada funcionário e assim parar de utilizar mais de 70 mil copos por ano que tem uso único e ficam poluindo o planeta por centenas de anos.
Quer algo mais irracional do que levantar da sua cadeira na empresa, pegar um copo, tomar alguns goles de água ou café e depois jogar o copo no lixo?
Desperdício, consumismo, afinal, ninguém vai morrer se tiver que passar uma água na caneca após o uso.
Quer ver como não muda quase nada? Levantar da sua cadeira, pegar a caneca em cima da mesa, levar ao local onde irá tomar a água ou o café, tomar o líquido, lavar a caneca, levar de volta para a mesa e ir trabalhar.
Não doeu nada, não se perdeu mais que um minuto e sua consciência fica limpa com a certeza de ser um cidadão ambientalmente responsável.



À tarde, fomos plantar algumas árvores – simbolicamente, pois foram trazidas 150 árvores, mas só 12 dessas árvores estavam dentro do nosso padrão de qualidade e tamanho, então só plantamos as 12 - para comemorar o dia da árvore – adiantado – com alguns funcionários da COPEL.
Todos limpinhos para tirar fotos, calor de 38 ºC à sombra, nem sabem o que os espera.



Gente de escritório não sabe pular cerca.


Início do plantio.











Hora de descer até o rio para pegar água para regar as árvores.
Como eram poucas árvores não usamos a motobomba.
Dai né, para descer todo o santo ajuda, mas para subir, o Roberto Ueno não está acostumado. Ê Roberto, tem que vir plantar mais vezes para aprender a escalar barranco.







Digam x.





