skip to Main Content

Árvore solar será instalada em Maringá

Projeto pioneiro na região Noroeste do Paraná é uma opção para energia renovável

A evolução tecnológica é evidente a cada dia. Isso se estende à produção de energia, em especial a solar (fotovoltaica), que ganhou espaço em muitas propriedades rurais ou urbanas. Na próxima sexta-feira, será instalada em Maringá uma “Árvore Solar”.

A estrutura tem seis metros de altura, semelhante a de uma grande árvore. Ela terá dez placas solares para a captação de energia. A iniciativa é da concessionária de rodovias VIAPAR que vai instalar o equipamento no jardim de sua sede, na PR 317, em Maringá.

O engenheiro eletricista da Solus Energias, Guilherme Marzolla, empresa responsável pela implantação do projeto, explicou que a estrutura vai gerar 75 KW/h mês, volume suficiente para abastecer uma casa popular. “Também consta no plano a instalação de quatro bancos [formato cata-vento] na base da árvore, bem como tomadas, onde as pessoas vão poder usá-las para diversos fins, inclusive o carregamento do telefone celular”, disse. “O ambiente ainda vai contar com wiffi”.

Projetos semelhantes já existem na França e Alemanha, inclusive em espaços públicos. A estrutura da árvore suporta ventos de até 120 km/h. Vale lembrar ainda que está será a primeira estrutura do gênero na região de Maringá. “O principal objetivo deste projeto é incentivar a produção de energia renovável. O excedente será distribuído para a rede da empresa”, destacou o supervisor de T.I Administrativo da VIAPAR, Humberto Casicava.

Dentre os inúmeros benefícios deste sistema de produção, destaque para o baixo impacto ao meio ambiente, manutenção mínima das centrais, redução de investimento nas linhas de transmissão e a rápida instalação. Em países tropicais, como o Brasil, a energia solar é viável em todo o território.

Inauguração da Árvore Solar – Sexta, dia 30/06, 16 horas, no jardim da sede da Viapar  – PR 317 – n.7246 – Saída para Campo Mourão, perto do Aeroporto Regional de Maringá.

Fonte – Assessoria de comunicação da VIAPAR de 27 de junho de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top