skip to Main Content

Belo Horizonte proíbe uso de sacolas plásticas

Delfo

Seldon72

clique nesta foto para ver em tamanho normal.

roger taylor 85 – G2 Studio

Máfia do lixo de 02 de março de 2008

A primeira capital brasileira a impor restrições ao uso das sacolas plásticas tradicionais.

A Lei nº 9.529 sancionada pelo prefeito municipal determina a substituição do produto por outro confeccionado com material ecológico.

Supermercados, padarias, farmácias e os demais estabelecimentos comerciais da cidade terão um prazo de até três anos para se adaptar à lei.

A intenção é minimizar o impacto ambiental causado pelas embalagens plásticas, que hoje representam 9,7% do lixo produzido no país ou o equivalente a 210 mil toneladas.

A prefeitura acredita que o prazo de três anos para o comércio se adaptar à lei, em caráter facultativo, será suficiente para que a eficiência dos novos materiais seja comprovada.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), Merheg Cachum, retomar hábitos antigos não resolve.

Verdade, banir a sacola de plástico convencional e levar sua sacola de casa não resolve, os europeus em peso estão fazendo isto, banindo as sacolas de plástico convencional e para eles está resolvendo, mas aqui não resolve viu gente, só porque o merheg cachum, uma pessoa sem interesse nenhum no assunto, uma pessoa que não ganha milhões vendendo plástico que contamina nosso planeta, a maior autoridade do planeta em desenvolvimento sustentável disse que não resolve.

Então meus amigos, podem esquecer sua sacola retornável, vamos seguir à risca o que este pulha disse e continuar consumindo plástico convencional dele, para que ele fique mais rico ainda.

Isso é a cara do Brasil podre, corrupto, onde se pensa no próprio umbigo, o bolso do cachum estiver cheio para que ele vai pensar na humanidade? A raça humana que se dane.

Agora é hora de tirar todos os milhões do cara e radicalizar, levar sua sacola retornável em todos os lugares, da feira livre ao shopping, do mercado à farmácia, da videolocadora à padaria, essa é nossa melhor vingança, a única que funciona com bandido, tirar seu dinheiro, parar de consumir o que ele vende.

“Não é porque sou de setor de plástico que falo isso. Se vamos substituir, que seja por algo mais avançado, como o plástico biodegradável. Usar produtos antigos é retroceder no tempo”, diz.

Não pessoal, não é porque ele é do setor do plástico que ele fala isso, acreditem nele, acreditem no coelho da páscoa, no papai noel, no bicho papão … epa … o bicho papão é o setor do plástico, nesse vocês podem acreditar, hahaha.

Segundo ele, se as sacolas plásticas tradicionais fossem confeccionadas com materiais mais resistentes, o uso indiscriminado do produto seria resolvido.

É isso aí cachum, vamos fazer as sacolas mais grossas ainda, para que não durem somente 500 anos, vamos fazê-las com 100 micras ao invés de 20 micras para que durem 5 mil anos, afinal você só está interessado no bem estar do consumidor, mas como você é bonzinho, um verdadeiro santo.

Na avaliação de Cachum, uma embalagem de melhor qualidade representaria sua fabricação em menor volume, pois as pessoas poderiam carregar mais compras em uma única embalagem.

Vamos ter coragem e obrigar leis que banam o plástico convencional, vamos pensar primeiro em nós como um todo, a humanidade, agora é a hora, a FUNVERDE iniciou todo esse processo de leis em 2005, mas agora está sendo formada uma massa crítica que pode levar à mudança final, uma lei federal para banir todos os plásticos convencionais, sendo permitida apenas a utilização de sacos oxi-biodegradáveis e retornáveis até 2010.

Após 2010, sacola de uso único só retornável e para embalagens de produtos plástico oxi-biodegradável.

Simples assim e deixe as petroquímicas, os barões do plástico espernearem, vai ser bom ver isso, não vai?

Este Post tem 3 Comentários

  1. Gostaria de ressaltar a questão do uso de sacolas plásticas utilizadas nas compras para embalar o lixo, principalmente o doméstico.Se baní-las dos centros comerciais e substitui-las por sacolas retornáveis, a questão se tornará outra: como descartar o lixo, uma vez que a maioria das pessoas reutiliza essas sacolas para descartá-lo?

    QUALQUER COMPRA DE R$ 100,00 VEM EMBALADA EM NO MÍNIMO 10 SACOLAS DE PLÁSTICO CONVENCIONAL DE USO ÚNICO.

    NUMA CASA ENTRA NORMALMENTE 1.000 SACOLAS DE PLÁSTICO CONVENCIONAL DE USO ÚNICO, FAZENDO UM CÁLCULO BEM POR BAIXO, PORQUE NA VERDADE É MUITO MAIS QUE ISSO.

    POIS EU DUVIDO QUE VOCÊ USE ESSAS MESMAS 1.000 SACOLAS PARA ACONDICIONAR LIXO, SÓ SE VOCÊ FOR UMA MANÍACA POR CONSUMO, UMA SUPER GERADORA DE LIXO.

    AINDA EXISTE O PROBLEMA DA FRAGILIDADE DESSAS SACOLAS, QUE NORMALMENTE VEM FURADAS, ARREBENTAM NO MEIO DO CAMINHO, IMPEDINDO QUE ELAS TENHAM UM USO POSTERIOR COMO ACONDICIONAMENTO DE LIXO.

    DEPOIS, AINDA TEMOS QUE ELAS ACONDICIONAM POUCO LIXO, VOCÊ TEM QUE USAR MUITAS DELAS PARA ACONDICIONAR O LIXO, ELAS VAZAM O LIXO ORGÂNICO, ACABAM EM RIOS, ESTÔMAGOS DE ANIMAIS, TUDO DE MAL QUE PODEM FAZER, ELAS FAZEM, GRAÇAS À FALTA DE EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO, ALÉM DE SER UMA HERANÇA MALDITA PARA NOSSOS DESCENDENTES.

    POR ISSO, PELAMORDEDEUS, COMPRE SACOS DE LIXO PARA ACONDICIONAR SEU LIXO E O SEPARE EM RECICLÁVEL, COMPOSTÁVEL E REJEITO.

    As soluções para a diminuição do consumo de plastico deve ser bem avaliada.

    JÁ FOI FARTAMENTE AVALIADA, SENÃO NÃO TERÍAMOS CRIADO EM 2005 UMA FORÇA TAREFA PARA BANÍ-LAS DO PAÍS, CRIANDO LEIS, INCENTIVANDO CIDADES E ESTADOS A APROVAREM ESTAS LEIS … TUDO QUE É DEVER DA FUNDAÇÃO FAZER, O MOTIVO DE SUA CRIAÇÃO, MELHORAR O MUNDO.

    O uso de embalagens oxi-biodegradáveis, uma das soluções mais viáveis atualmente tem suas resrições e deixam dúvidas quanto a seu total beneficio ao meio ambiente.

    O PLÁSTICO OXI-BIODEGRADÁVEL NÃO TEM RESTRIÇÕES NÃO SENHORA, DONA MIRIAM, TEMOS TODOS OS LAUDOS COMPROVANDO SUA EFICÁCIA, INCLUSIVE SENDO LIBERADO PARA CONTATO COM ALIMENTOS.

    A NÃO SER QUE A SENHORA ME APRESENTE LAUDOS CONTRÁRIOS – QUE NÃO EXISTEM, POR SINAL, SÓ PITACOS DE GENTE QUE ODEIA A HUMANIDADE E O PLANETA – É BOM NÃO DAR PITACO PARA TENTAR DESTRUIR UM PROJETO QUE VISA DESPLASTIFICAR O PLANETA, PELO MENOS NÃO NO NOSSO SITE.

    Por isso é preciso se pensar bem antes de definir quais medidas devem ser tomadas a respeito de do uso de sacolas, e questionar até que ponto determinadas atitudes resolveria o problema das sacolas plasticas tradicionais, ou se as medidas tomadas por algumas prefeituras são apenas formas de mascarar os problemas.

    ESSAS PREFEITURAS ESTÃO TENTANDO RESOLVER OS PROBLEMAS DE GESTÃO DE RESÍDUOS, INICIANDO COM AS SACOLAS E SE VOCÊ NÃO PERCEBE ISSO, VÁ ASSISTIR NOVELA DA GLOBO, PORQUE ASSIM NÃO DÁ, NÃO DÁ PARA ARGUMENTAR COM PESSOAS COMO VOCÊ QUE NÃO VEEM O ÓBVIO MESMO QUE ESTEJA EM FRENTE AO SEU NARIZ.

    ISSO É COISA DE GENTE ACOMODADA, QUE TEM PREGUIÇA ATÉ DE PENSAR EM LEVAR UMA SACOLA DE CASA PARA FAZER COMPRAS, GENTE CONSUMISTA, QUE ESTÁ POUCO LIGANDO PARA O FUTURO DA HUMANIDADE.

    VENHA PARA O SÉCULO XXI, ACORDE PARA OS PROBLEMAS DA ATUALIDADE E FAÇA SUA PARTE PARA MERECER VIVER NESTE PLANETA NESTE SÉCULO.

  2. gostaria que tivesse mas figuras para pude as pessoas ver e saber melhor como è as coisas….
    Tà mesmo assim gostei bastante da materia de vcs so falta isso mesmo para as pessoas em dentificar direito as coisas
    e saber como,é o mundo e ambiente gundo as pessoas nao sabe lhida com ele…..
    É

  3. A pessoas que são contrarias as leis de proibição de uso de sacolas plásticas, deveriam visitar os aterros sanitarios de pequenas cidades, e observarem de perto o impacto que as sacolas plásticas, e o plástico de modo em geral causam no meio ambiente e na vida útil dos aterros.
    Enguanto no Brasil ainda não for lei que todas as cidades pequenas e medias, montem usinas de tratabmento do lixo com resultados 100% positivo, ou seja transfomar o organico em adubo de compsotagem, os materias reciláveis serem reciclados, e não reciláveis e não orgãnicos que correspondem a 40% de todo lixo produzido seja transformado em energia eletrica, tirar todo plástico do lixo será a maior prioridades desta decáda e da proxima que virá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top