skip to Main Content

Bioplástico pode não ser melhor para o ambiente do que os plásticos baseados em petróleo

Tradução livre e resumida. Grifo e destaque nosso.

Wooster, Ohio – pesquisadores da Ohio State University descobriram que a maioria dos bioplásticos ou plásticos “verdes” atualmente disponíveis no mercado não são biodegradáveis dentro do período de tempo usado nos processos de gestão de resíduos sólidos padrões e não cumprem as normas da indústria de compostagem.

“A maioria das pessoas não pensa sobre o ciclo de vida dos bioplásticos e entendem que, esses produtos porque são chamados de ‘verdes’, seriam automaticamente melhores para o meio ambiente “, disse Fred Michel, um engenheiro de biossistemas do Colégio da Alimentação, Agricultura e Ciências Ambientais (CFAES).

“No entanto, este estudo mostra que alguns plásticos de base biológica atualmente disponíveis no mercado biodegradam realmente muito mal. E em alguns casos, bioplástico pode ser pior para o ambiente do que os plásticos à base de combustíveis fósseis quando se leva em conta os insumos necessários para o cultivo das plantas a partir do qual estes produtos são feitos, o uso do solo e da água e os gases de efeito estufa liberados a partir desses plásticos quando eles degradam. ”

O estudo – conduzido por Michel e Eddie Gómez, PhD da Ohio State – foi publicado na edição de dezembro da revista Polímeros, Degradação e Estabilidade.

Os pesquisadores estudaram uma vasta gama de materiais para comparar sua biodegradabilidade: bioplásticos feitos a partir de culturas como milho, compósitos de fibras naturais (como a fibra de coco) e plásticos (à base de petróleo) convencionais alterado com aditivos.

Como controle, usaram plástico convencional de Polipropileno (que se sabe não são biodegradáveis) e celulose, que se biodegrada totalmente.

Estes materiais foram testados em três ambientes diferentes: compostagem (115 dias), a digestão anaeróbia (50 dias), e no solo (660 dias).

Os resultados indicam que apenas um dos bioplásticos de base biológica incluídos no estudo – um plástico PHA (polihidroxialcanoatos) feito através de fermentação de açúcar – foi biodegradado em extensões significativas em todos os três ambientes. Além disso, alguns dos plásticos convencionais tratados com aditivos comerciais não certificados mostraram quase nenhuma degradação, apesar das afirmações em contrário feitas pelos fabricantes de tais produtos.

Gómez disse que este estudo mostra que é necessária mais investigação sobre o comportamento do ciclo de vida dos plásticos “verdes” antes de divulgações possam ser feitas sobre sua biodegradabilidade e potenciais benefícios ambientais.

“Surpreendeu-me que a maioria dos materiais não pode ser certificado como compostável e que determinados aditivos não funcionam como anunciado, e ainda assim eles estão no mercado agora”, disse Gómez, que trabalhou sob a supervisão de Michel.

“O ponto principal aqui é que nós não sabemos o que está por trás desses materiais, e a pesquisa deve ser conduzida antes de sair no mercado fazendo diferentes reivindicações. Consumidores geralmente não têm acesso a informações sobre esses materiais.”

Atualmente, a única entidade que pode comprovar se um material é compostável é o Instituto de Produtos Biodegradáveis (BPI), uma organização sem fins lucrativos que estabelece padrões baseados em ciência de materiais compostáveis em biodegradação em grandes instalações de compostagem.

Plásticos tornaram-se um dos principais componentes dos resíduos sólidos urbanos e representam um problema de poluição ambiental crescente, especialmente quando grandes quantidades destes materiais acabam em aterros ou são libertados no ambiente. De acordo com dados da Agência de Proteção Ambiental dos EUA, apenas 8% por cento dos 31 milhões de toneladas de resíduos plásticos gerados anualmente em os EUA é reciclado.

Michel e Gómez disseram que há muitos equívocos sobre a natureza de ambos os plásticos convencionais e à base de bio ou plantas que precisam ser esclarecidas, para que os consumidores e as indústrias que utilizam esses produtos possam tomar decisões mais fundamentadas.

“Há alguns plásticos à base de petróleo que são biodegradáveis, enquanto há bioplásticos que não são”, disse Michel, professor adjunto no Departamento de Alimentos, Engenharia Agrícola e Biológica. “Biodegradabilidade não é necessariamente dependente da fonte de plástico, mas sim sobre o bloco de construção utilizados para formar o plástico.”

Por exemplo, a maioria dos plásticos são feitos de polietileno ou polipropileno derivado do refino de petróleo bruto e gás natural não são biodegradáveis. Polietileno também pode ser sintetizado a partir de recursos renováveis, como o etanol de cana de açúcar, mas os plásticos feitos a partir deste bloco ainda não são biodegradáveis, mesmo que eles tenham vindo de uma planta. Salvo se aditivados com tecnologias de aditivos oxibiodegradáveis certificados. A única entidade mundial certificadora de aditivos, plásticos e tecnologias oxibiodegradáveis é a OPA (The Oxobiodegradable Plastics Association).

Por outro lado, os plásticos feitos a partir de ácido polilático (PLA) são biodegradáveis. PLA podem ser produzidos tanto por meio da fermentação de amido e culturas a partir de combustíveis fósseis.

“Quando se trata de biodegradabilidade, falar contra os plásticos convencionais e a favor dos bioplásticos baseados em plantas não faz muito sentido”, disse Michel.” Em vez disso, precisamos classificar plásticos em quatro categorias, que são descritos em nosso estudo:. Plástico convencional, de plástico de base biológica, plástico biodegradável e bioplástico biodegradável baseado em plantas”

Finalmente, Michel e Gómez disseram que vários fatores precisam ser levados em consideração antes de saber se um tipo de plástico é melhor que o outro em termos de seu impacto sobre o meio ambiente.

“Quando depositados em aterros, os plásticos convencionais e os aditivados certificados que necessitam de Oxigênio para a degradação ser iniciada não contribuem a mais para as alterações climáticas, porque o carbono contido nelas fica retido no aterro”, disse Michel. “Além disso, se estes plásticos são reciclados e menos energia é consumida para reciclá-los do que quando são produzidos pela primeira vez, contribuindo para a redução de emissões de dióxido de carbono para o ambiente.

Nesses casos, os plásticos convencionais e aditivados podem ter menos impacto sobre as emissões de gases de efeito estufa do que os plásticos compostáveis destinados a aterros, onde estes vão liberar carbono e potencialmente o metano na atmosfera.

Ainda assim, disse Michel, bioplásticos biodegradáveis podem ter um impacto positivo sobre o meio ambiente, especialmente quando se considera os problemas causados pela poluição de plástico em uma escala global.

“Plásticos convencionais inadvertidamente poluíram quase todo o habitat natural e o meio ambiente no mundo, e a poluição de plástico é uma crise assustadora para ambientes marinhos”, disse ele.
Sobre Ohio State University

A Universidade do Estado de Ohio comumente referida como Ohio State ou OSU, é uma universidade pública de investigação, em Columbus, Ohio, fundada em 1870.

Fonte – Boletim do Instituto IDEAIS de 02 de junho de 2014

www.i-ideais.org.br

info@i-ideais.org.br
+ 55 (19) 3327 3524

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top