skip to Main Content

Califórnia listará glifosato como causador de câncer

agrotoxico-herbicida-glifosato-quimico (Foto: Thinkstock)Aplicação do herbicida glifosato (Foto: Thinkstock)

Molécula é princípio ativo do principal defensivo agrícola comercializado pela Monsanto, que promete reação

O glifosato, ingrediente ativo do herbicida Roundup, da Monsanto, será colocado em uma lista do Estado da Califórnia (EUA) de produtos químicos avaliados como causadores de câncer no dia 7 de julho, disse o Escritório de Avaliação da Perda de Saúde Ambiental (OEHHA) na segunda-feira.

A Monsanto prometeu continuar sua batalha legal contra a designação, baseada uma lei estadual conhecida como Proposição 65, e chamou a decisão “injustificada com base na ciência e na lei”.

A listagem é o mais recente revés judicial para a empresa de sementes e produtos químicos, que enfrentou litígios crescentes relacionados ao glifosato, uma vez que a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer da Organização Mundial de Saúde disse que é “provavelmente carcinogênico” em uma decisão controversa em 2015.

Dicamba, um herbicida projetado para uso com a próxima geração de culturas biotecnológicas da Monsanto, está sob escrutínio no Estado do Arkansas depois que um conselho do Estado votou na semana passada para proibir o produto químico.

A OEHHA disse que a designação de glifosato no âmbito da Proposição 65 prosseguirá após uma tentativa infrutífera da Monsanto de bloquear a listagem no tribunal de julgamento e após os pedidos de permanência foram negados por um tribunal de apelação do estado e pela Suprema Corte da Califórnia.

O apelo da Monsanto ao julgamento do tribunal de primeira instância está pendente.

“Este não é o último passo no processo, e não tem qualquer influência sobre os méritos do caso. Continuaremos desafiando agressivamente essa decisão imprópria”, disse Scott Partridge, vice-presidente de estratégia global da Monsanto.

A listagem de glifosato como um carcinógeno sob a Proposição 65 da Califórnia exigiria que as empresas vendessem o produto químico no estado para adicionar etiquetas de advertência às embalagens. Advertências também seriam necessárias se o glifosato estiver sendo pulverizado em níveis considerados inseguros pelos reguladores.

Os usuários do produto químico incluem paisagistas, campos de golfe, pomares, vinhas e fazendas.

A Monsanto e outros produtores de glifosato teriam cerca de um ano a partir da data da lista para redistribuir os produtos ou removê-los das prateleiras da loja se novos desafios legais forem perdidos.

A Monsanto não calculou o custo de qualquer esforço de refazer a rotulagem e não divulga dados de vendas de glifosato por estado, disse Partridge.

Grupos ambientais saudaram o movimento da OEHHA para listar o produto químico.

“A decisão da Califórnia torna o líder nacional na proteção de pessoas contra os pesticidas que causam câncer”, disse Nathan Donley, cientista sênior do Centro de Diversidade Biológica.

Fonte – Reuters, tradução redação Globo Rural de 27 de junho de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top