skip to Main Content

Catadores realizam marcha contra incineração

Nesta quinta-feira (6), às 14h, catadores de materiais recicláveis realizam uma marcha contra a incineração de lixo. Os participantes caminharão até a Câmara dos Vereadores de Curitiba para apresentar um projeto de lei contra a queima de resíduos no município. A caminhada tem início no Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR).

O objetivo da marcha, organizada pelo Instituto Lixo e Cidadania, é sensibilizar a comunidade em prol da causa dos catadores. Pela manhã lideranças comunitárias e de cooperativas se reúnem na sede do MPT-PR para o Fórum Lixo e Cidadania, encontro mensal que discute a gestão de resíduos sólidos.

Na parte da tarde a intenção é de mobilizar por volta de 300 catadores para a passeata. O encontro homenageia o Dia Nacional dos Catadores, comemorado no dia 7 de junho, e também a Semana do Meio Ambiente, realizada entre os dias 3 e 7 desse mês.

O projeto de lei consiste na criação do Pró-Catador, programa de coleta seletiva com inclusão social dos catadores de materiais recicláveis. Se aprovada, a nova lei prevê apoio à organização produtiva dos catadores, à melhoria das condições de trabalho, à inclusão social e econômica e à expansão da coleta seletiva de resíduos sólidos, da reutilização e da reciclagem.

Um dos pontos mais importantes da proposta é a proibição da incineração como destino final dos resíduos sólidos urbanos. Incluindo a pirólise, co-geração ou qualquer outra tecnologia que utilize resíduos sólidos como matéria prima para a combustão.

O projeto de lei pretende vedar qualquer parceria público-privada para empreendimento que promova o aproveitamento energético a partir da incineração de lixo. Uma vez que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece que o gerenciamento dos resíduos deve ser um conjunto de ações exercidas nas etapas de coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada.

Tanto do ponto de vista ambiental quanto do social, a incineração é considerada imprópria. A queima do lixo produz gases tóxicos que apresentam riscos à saúde pública e ao meio ambiento. Além disso, o material que seria incinerado compõe a renda dos catadores de recicláveis.

Marcha contra a incineração
Data: 6 de junho
Horário: 14h
Local: Ministério Público do Trabalho – MPT-PR (Avenida Vicente Machado, 84 – Curitiba/PR)

Fórum Lixo e Cidadania
Data: 6 de junho
Horário: 9h
Local: Ministério Público do Trabalho – MPT-PR (Avenida Vicente Machado, 84 – Curitiba/PR)

Fonte – BondeNews de 03 de junho de 2013

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top