skip to Main Content

Cientistas criam o material mais escuro do mundo

 

Terra.com 

Pesquisadores americanos dizem ter criado o material mais escuro do mundo, uma substância tão negra que absorve mais de 99,9% da luz. Construído a partir de minúsculos tubos de carbono, o elemento é quase 30 vezes mais escuro do que o material utilizado como padrão de escuridão pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos Estados Unidos.

A  substância chegou perto do ideal de escuridão, que poderia absorver todas as cores e não ser capaz de refletir nada. “Toda a luz que chega até ele basicamente é absorvida”, disse Pulickel Ajayan, que liderou o estudo realizado na Rice University, em Houston, à Reuters. “Ele quase chega ao limite de absorção de luz que um objeto pode obter”, explicou.

Ajayan diz que o material pode ser usado na conversão de energia solar, pois “coleta praticamente toda a luz que incide em sua superfície”. Feita com tubos de carbono que são cerca de 400 vezes menores do que o diâmetro de um fio de cabelo, a substância também pode ser usada na detecção de luz infravermelha ou na observação astronômica.

O elemento tem um índice total de reflexão de apenas 0,045%. Isso significa ser mais de três vezes mais escuro do que a liga de metal níquel-fosforoso, que até então era o material mais escuro do mundo. Uma simples pintura em preto, por exemplo, tem um índice de reflexão que varia entre 5% e 10%. Os pesquisadores querem agora registrar o feito no Guinness Book, o livro dos recordes. 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top