skip to Main Content

Coca-Cola produz mais de 100 bilhões de garrafas plásticas descartáveis por ano

coca-cola-rf-getty.jpg

A Coca-Cola fabrica mais de 100 bilhões de garrafas plásticas descartáveis por ano — ou 3.400 por segundo — e está falhando no combate aos danos ambientais de sua produção, segundo acusação do Greenpeace, como mostra reportagem publicada pelo jornal britânico “The Independent”.

Em março, a ONG publicou um relatório com a produção de plástico das seis maiores fabricantes de bebidas do mundo. A Coca-Cola, no entanto, teria se recusado a divulgar os números. Assim, o Greenpeace fez um cálculo da produção de garrafas plásticas descartáveis a partir dos dados de vendas de determinadas linhas de produtos. O estudo chegou a um montante entre 108 bilhões e 128 bilhões de garrafas descartáveis por ano.

Segundo o levantamento, quase 60% de todas as embalagens usadas pela Coca-Cola agora são descartáveis. E o número piorou entre 2008 e 2015, com aumento de 12%. Neste domingo, manifestantes colaram cartazes na sede europeia da Coca-Cola com a mensagem: “Não deixem a Coca-Cola sufocar nossos oceanos”. Nos mares e rios, as garrafas e tampas plásticas podem ser engolidos por animais de grande porte, como tubarões e aves marinhas, e serem quebradas em pequenos pedaços, o que acaba prejudicando animais de toda a cadeia marinha, segundo o Greenpeace.

Em 2013, a Coca-Cola definiu uma meta de aumentar para 75% as taxas de reciclagem em países desenvolvidos até 2020. De acordo com a ONG, no entanto, a taxa vem se reduzindo.

Na reportagem do jornal “The Guardian”, um porta-voz da Coca-Cola revelou desapontamento com o relatório do Greenpeace. “A Coca-Cola é uma das poucas empresas de bens de consumo com 100% das embalagens recicláveis. No Reino Unido, reduzimos o uso de embalagens em 15% desde 2007. Globalmente, continuamos a aumentar o uso de garrafas recicláveis em países onde isso é possível e permitido. Também estamos ativamente envolvidos em conversas com legisladores e outros especialistas sobre o que mais pode ser feito para reduzir lixo e ampliar a reciclagem”, disse o porta-voz.

Fontes – GuardianIndependent / Extra de 10 de abril de 2017

This Post Has One Comment

  1. Nós reciclamos tanto a mbalagem plástica dá coca como as de vidros e até hoje nunca tivemos auxílio dá empresa no quesito logística reversa .
    Nos dá Coopervidros Maringá sentimos muito a falta de incentivo dá parte dá coca cola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top