skip to Main Content

Conheça 29 paisagens surreais que parecem de outro mundo

E é por isso que precisamos proteger este planeta. Lembrem-se, se destruirmos este, como já estamos fazendo, não teremos outro lugar para habitar. Pelo menos até hoje.

Não é preciso embarcar em um foguete para conhecer paisagens surreais. O nosso próprio planeta é recheado de formações inacreditáveis e surpreendentes.

Por exemplo:

1 – Las Salinas de Torrevieja – Perto da cidade de Torrevieja, na Espanha, encontram-se dois lagos salgados e rosados, chamados Las Salinas de Torrevieja. A causa provável desta cor são algas que liberam um pigmento vermelho sob certas condições.

2 – Cratera de Darvaz – Esta cratera, apelidada de “porta para o inferno”, fica no Turcomenistão. Suas chamas queimam incessantemente desde 1971, quando foi acidentalmente explorado por geólogos.

3 – Termas de Hierapolis e Pamukkale – Na província de Denizli, no oeste da Turquia, termas naturais se estendem pelas cidades de Hierapolis e Pamukkale, datando do século II aC. Formadas por calcite na água, as fontes parecem nuvens brancas deslumbrantes.

4 – Waiotapu Thermal Wonderland – O Waiotapu Thermal Wonderland, na Nova Zelândia, é um local esculpido por milhares de anos de atividade vulcânica. Considerada a atração geotérmica mais colorida e diversificada do país, possui piscinas de lama borbulhantes, terraços minerais e gêiseres.

5 – Lago Natron – O Lago Natron, da Tanzânia, é conhecido por sua tonalidade vermelha profunda. Sua cor rica vem de algas e organismos que amam sal, e atrai milhões de visitantes flamingos de junho a novembro.

6 – Encontro de Ródano e Arve – Em Genebra, os viajantes podem testemunhar a vista majestosa de dois rios colidindo um com o outro. A fonte do rio Ródano é a geleira do Ródano, enquanto o rio Arve é alimentado por geleiras do vale de Chamonix. Quando se encontram, os rios criam uma visão impressionante.

7 – Depressão de Danakil – A Depressão de Danakil, no nordeste da Etiópia, é um dos lugares mais interessantes do planeta, com temperaturas atingindo até 62 graus Celsius. Com dois vulcões ativos, um lago de lava borbulhante, gêiseres, lagoas ácidas e vários depósitos minerais, o local parece algo de outro planeta.

8 – Terraços de arroz de Yunnan – Os terraços de arroz da província chinesa de Yunnan são esculpidos em belas encostas. Diferentes tipos de vegetação emprestam a paisagem seus tons alternados.

9 – Antelope Canyon – O Antelope Canyon, localizado no estado americano do Arizona, é o cânion mais fotografado dos EUA. Os viajantes gostam de registrar a obra-prima de cores enquanto admiram sua textura lisa e ondulada.

10 – Parque Nacional de Göreme – O Parque Nacional de Göreme e os Sítios Ruprestres da Capadócia são paisagens vulcânicas criadas inteiramente por erosão. Isso inclui pináculos apelidados de “chaminés de fadas”, que podem ser vistas em toda esta região da Turquia. Enquanto isso, o Vale da Capadócia é o lar de cavernas de mil anos que ainda podem ser visitadas hoje.

11 – Lago Crescente – O “Lago Crescente” (“Yueyaquan”, em chinês) é uma fonte de água doce na forma de meia lua que fica no deserto de Gobi. Acredita-se que o oásis exista há cerca de 2.000 anos (embora seus níveis de água tenham diminuído), e suas atrações incluem atividades como deslizar nas dunas e andar de camelo.

12 – Lençóis Maranhenses – À primeira vista, as dunas de Lençóis Maranhenses, no nordeste do Brasil, parecem bastante regulares, mas os vales na verdade podem ficar cheios de água, pois as terras baixas geralmente inundam durante a estação úmida. Até peixes vivem nessas piscinas naturais.

13 – Grand Prismatic Spring – Grand Prismatic Spring é uma fonte termal natural americana, localizada no Parque Nacional Yellowstone, em Wyoming. A maior dos EUA, fascina por suas cores deslumbrantes que mudam de tons alaranjados e vermelhos no verão para tons verdes no inverno.

14 – Grand Prismatic Spring – Whitehaven Beach, na Ilha de Whitsunday, na Austrália, é uma enseada na qual a maré desloca a areia branca e a água turquesa ao mesmo tempo, criando uma combinação de tirar o fôlego.

15 – Salar de Uyuni – Durante a estação das chuvas, o Salar de Uyuni, na Bolívia, fica coberto por uma fina camada de água, criando reflexões surreais do céu.

16 – Zao Onsen – Visite a estação termal e de esqui de Zao Onsen, localizada nas montanhas de Yamagata, no Japão, e você verá “árvores de gelo” – árvores que acumulam grandes quantidades de neve e assumem formas fascinantes.

17 – Salinas Grandes – Salinas Grandes é um enorme deserto de sal na Argentina. O campo se estende por 3.700 quilômetros quadrados e inclui piscinas de água salgada.

18 – Ta Prohm – O templo de Ta Prohm, localizado em Angkor, no Camboja, é uma visão incrivelmente fascinante, já que grandes raízes de árvores dominam o solo e a estrutura, crescendo lateralmente ao longo de suas paredes.

19 – Namib Sand Sea – O Namib Sand Sea, localizado na Namíbia, é um deserto costeiro. Os campos de dunas geralmente são cobertos por nevoeiro, criando um ambiente único para uma variedade de vida selvagem.

20 – Kelimutu – O vulcão Kelimutu na ilha de Flores, na Indonésia, é o lar de três lagos coloridos que variam de turquesa a um verde vivo. Os lagos são incrivelmente densos, aumentando a aparência impressionante de suas cores, provavelmente causadas pela dissolução de minerais.

21 – The Wave – A Onda (“The Wave”) é uma formação rochosa de arenito localizada no Paria Canyon-Vermillon Cliffs Wilderness, perto da fronteira dos estados americanos de Arizona e Utah. É conhecida por suas formações coloridas e únicas e pela difícil caminhada necessária para alcançá-las. Além disso, o local só pode ser visitado com uma autorização.

22 – Caño Cristales – O rio Caño Cristales, da Colômbia, é coberto por plantas aquáticas que assumem tons de vermelho, azul, amarelo, laranja e verde sob diferentes condições climáticas. Durante grande parte do ano parece um rio qualquer, mas de junho a dezembro, vira um arco-íris líquido de tirar o fôlego.

23 – Parque Nacional Bryce Canyon – Localizado em Utah, o Parque Nacional Bryce Canyon é o lar mais abundante de estruturas geológicas de cores vivas formadas por erosão, curiosamente chamadas de hoodoos.

24 – White Sands National Monument – O White Sands National Monument, no Novo México (EUA), é o lar da maior duna de gesso do mundo. Com cerca de 442 quilômetros quadrados de dunas brancas, a área parece estar coberta de neve.

25 – Olho do Saara – A Estrutura Richat, também conhecida como o Olho do Saara, fica no meio do deserto do Saara. Com um diâmetro que abrange quase 48 quilômetros, pensa-se que é resultado de erosão.

26 – Parque Nacional dos Lagos Plitvice – O Parque Nacional dos Lagos Plitvice, na Croácia, é um dos mais antigos do sudeste da Europa e o maior da Croácia, com 16 lagos interligados entre a Montanha Mala Kapela e a Montanha Plješivica. Os lagos estão rodeados por exuberantes florestas e cachoeiras, cujas águas criam barragens naturais.

27 – Fly Geyser – O Fly Geyser, do estado americano de Nevada, foi criado através de perfuração de poços acidentais em 1916. Na década de 1960, a água começou a escapar do buraco, criando o gêiser conhecido por suas deslumbrantes cores.

28 – Cavernas de Kamchatka – As cavernas de gelo de Kamchatka, na Rússia, possuem formações deslumbrantes e tons púrpuras, azuis, verdes e amarelos, que surgem quando a luz solar atravessa seu gelo glacial.

29 – Dead Vlei – O Dead Vlei (“pântano morto”), da Namíbia, fica rodeado por algumas das dunas de areia mais altas do mundo e pontilhado por árvores mortas com mais de 900 anos.

Fontes –  ScienceAlert / Natasha Romanzoti, Hipescience de 05 de dezembro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top