skip to Main Content

Conheça as principais causas da poluição nos rios do Brasil

efleuntes industriais

Veja quais são as principais causas da poluição dos rios no Brasil

Os rios são muito importantes para a vida, tanto em meios urbanos quanto em meios rurais, pois são responsáveis por gerar água pro consumo humano. Essa função, porém, está sendo ameaçada por conta do alto nível de poluição dos rios brasileiros (veja mais aqui).

Considerando a definição usada internacionalmente de que qualquer objeto ou substância que interfira no equilíbrio de um ecossistema é um poluente, o alto nível de poluição dos rios brasileiros tem diversas causas. As principais delas são:

Esgotos domésticos

Segundo o Instituto Trata Brasil, apenas 37,9% de todo o esgoto produzido no país é tratado e a parcela não tratada que vai para os rios é altamente prejudicial. Com o esgoto sendo despejado nos rios, ocorre um aumento da matéria orgânica na água, o que pode resultar no aumento de certos micro-organismos e na dificuldade de outros se reproduzirem. Esse processo é conhecido como eutrofização.

Efluentes industriais

São os resíduos líquidos produzidos por atividades industriais que são lançados nos rios. As características desses resíduos variam dependendo da atividade industrial em questão, mas podem provocar efeitos tóxicos nos seres vivos do local e também prejudicar a vida dos seres humanos que moram na região, causando doenças e até morte.

Metais pesados

Substâncias como o mercúrio, o cádmio e o chumbo são classificados como metais pesados e são altamente tóxicos, podendo se acumular em organismos e causar sérios problemas e doenças, como o câncer. Geralmente essas substâncias são liberadas por empresas que não realizam o processo adequado com seus rejeitos, despejando esse tipo de metal diretamente nos rios.

Poluentes orgânicos persistentes (POPs)

Os POPs são compostos que não se degradam facilmente e persistem no ambiente, sendo espalhados pela natureza por correntes aéreas ou pela água, e o pior de tudo: sem perder sua capacidade contaminante. Leia mais sobre esses poluentes e suas consequências aqui.

Lixo

O lixo mal destinado traz consequências graves em qualquer lugar, mas nos rios especialmente, pois são levados pela corrente até o mar, somando com os navios e veleiros que despejam seus resíduos diretamente nas águas. É nesse tipo de situação que animais confundem os rejeitos com alimentos e acabam morrendo sufocados ou engasgados.

Fonte – eCycle

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top