skip to Main Content

Conscientização começa na feira

 

Jornal Estado de Minas – 21/05/2007

Agricultores orgânicos substituem sacolas plásticas tradicionais por embalagens biodegradáveis

Não adianta apenas produzir alimentos livres de agrotóxicos se o cuidado com a preservação ambiental no momento de vendê-lo é deixado de lado.

Agricultores familiares do Paraná decidiram substituir nas feiras as sacolas plásticas tradicionais por material biodegradável.

Na lista de grandes poluidores urbanos, a embalagem tradicional distribuída fartamente por supermercados, lojas e padarias demora centenas de anos para se decompor.

Os novos modelos, chamados oxi-biodegradáveis, desaparecem completamente em 18 meses, no máximo.O consumo acelerado das “sacolinhas” no mundo elevou a demanda pelo produto à base de petróleo para nível 20 vezes maior do que o registrado há 50 anos, segundo cálculos da ONG ambientalista FUNVERDE. A organização não-governamental fez o trabalho de substituição pelo plástico ecológico em todas as feiras orgânicas de Curitiba.O diferencial do produto é ser mais sensível à ação da luz solar, umidade e ter a propriedade de ser digerida por microorganismos, o que acelera o processo de decomposição.

“A sacola biodegradável está dentro da consciência de produzir orgânicos e, por isso, todos os feirantes fizeram a troca”, diz Juliana Escher, filha do primeiro casal de agricultores a usar a sacola biodegradável em feira na capital paranaense.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top