skip to Main Content

Deputado cobra andamento do projeto de lei que incentiva uso das sacolas oxi-biodegradáveis

Jan Pleiter

Assembléia Legislativa do Paraná, 20 de fevereiro de 2008

Ele ressaltou o fato de que, enquanto o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) multa em R$210 mil grandes redes de Supermercado pela resistência em adotar medidas alternativas às sacolas plásticas, a Assembléia Legislativa ainda não avançou na questão

O deputado estadual e presidente da Comissão de Ecologia e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Luiz Eduardo Cheida (PMDB) cobrou nesta quarta-feira (20), em plenário, o andamento do Projeto de Lei que torna obrigatório a utilização de material biodegradável ou reutilizavel para embalagens e incentiva os mesmos a adotarem programas ambientais.

“Enquanto a sociedade procura se organizar, propondo alternativas às sacolas plásticas convencionais, a Assembléia Legislativa demora a disciplinar esta questão”, declarou Cheida.

Claro, o deputado edgar bueno, a mando das petroquímicas sentou em cima do projeto – pediu vistas ao projeto para que não seja aprovado de jeito nenhum – e não levanta de jeito nenhum de cima dele desde o início do ano passado.

Ele ressaltou o fato de que, enquanto o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) multa em R$210 mil grandes redes de Supermercado pela resistência em adotar medidas alternativas às sacolas plásticas, a Assembléia Legislativa ainda não aprovou uma medida com o mesmo propósito. “Projetos de Lei tramitam há quase um ano na casa, enquanto o Paraná sofre para acabar com o plástico convencional. A Assembléia não pode caminhar a passos menores”, reforçou Cheida.

Segundo informações da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, as redes de supermercados distribuem 1,2 bilhão de sacolas plásticas mensalmente no Paraná.

Finalmente descobriram o número correto, e olhe que isto é dado do meio do ano passado que nós estamos informando ao governo desde abril de 2007, para você ter idéia da lambança que os supermercadistas estão fazendo no Paraná.

Oxi-biodegradável – O deputado Cheida apresentou ainda, resultados de laudo do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) – número TEC07007752 – comprovando a viabilidade e menor impacto ao meio ambiente com o uso de sacolas oxi-biodegradáveis. A sacola oxi-biodegradável é um dos modelos alternativos, porque reduz o tempo de decomposição das sacolas convencionais de 400 anos para 18 meses.

Quer melhor edgar bueno? Tome vergonha nessa cara e saia de cima do projeto de lei que você está atravancando, pense mais na humanidade e menos nos seus patrocinadores de campanha.

“Os laudos do Tecpar comprovam que o material da oxi-biodegradável satisfaz as exigências da Resolução número 105/99 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde”, relatou. De acordo com a divisão de análises e ensaios tecnológicos do laboratório de alimentos da Tecpar, sobre a composição da sacola oxi-biodegradável, quando em contato com os alimentos, não ocorre contaminação.

Isto é segurança no contato com alimentos, coisa que já havia nos laudos internacionais, por isso em países civilizados os supermercadistas já embalam há tempos os alimentos com o plástico oxi-biodegradável.

Vamos falar de ciclo de vida do produto. O ciclo de vida do plástico que embala um xampu não pode ser milhões de vezes maior – mais de 500 anos – do que o ciclo de vida do produto, que se usa em uma semana. A embalagem tem que durar o tempo em que for útil, quer dizer, tem que durar aproximadamente o tempo de sua utilidade para embalar o produto.

Cheida lembrou, que discussões já foram promovidas sobre o tema na Comissão de Indústria e Comércio e na Comissão de Ecologia e Meio Ambiente – que esclareceu a polêmica em torno das sacolas oxi-biodegradáveis. No último mês de setembro, a Comissão trouxe à Casa o representante do Comitê de Meio Ambiente do Reino Unido e coordenador da Associação Mundial dos Cientistas especializados em Plásticos Oxibiodegradáveis, Dr. Michael Stephen.

Estivemos lá, O Michael respondeu a todas as dúvidas dos deputados, a lei já deveria ter sido aprovada e seria, se não fosse o edgar bueno – gente, lembrem-se de não votar neste sujeito nas próximas eleições, anotem aí no seu caderninho preto de políticos safados – que está encarregado pelas petroquímicas, plastivida, sindicato dos plásticos e fiep a enrolar o que puder. Só não sei o que ele ganha com isso. Na verdade sei sim e você também sabe …

“A Comissão de Indústria e Comércio colocou, corretamente, o pé atrás nos projetos que tramitavam. Mas agora, após parecer do Tecpar de que o oxi-biodegradável não causa danos e não polui, e é utilizado em mais de 53 países, quero acreditar que a Assembléia poderia apreciar estes projetos”, finalizou Cheida.

Ô Cheida, encoste o edgar bueno na parede, passe um corretivo neste sujeito comprado, faça isso por seus eleitores, por favor.

O deputado Edgar Bueno, presidente da Comissão de Indústria e Comércio disse que o Projeto de Lei do deputado Caíto Quintana já possui parecer favoravél da sua Comissão, podendo seguir seu trâmite.

“Concordo que as sacolas oxi-biodegradáveis devem ser implantadas, mas não que seu uso seja obrigatório”, disse Edgar Bueno.

Ahá, claro edgar bueno, mas você, como não é uma pessoa isenta, está falando a mando das petroquímicas, não tem que concordar ou discordar de nada, saia de cena que é melhor para sua já manchada imagem neste assunto.

Você não tem vergonha não? Não pensa que você foi eleito com os votos da população paranaense e que trabalha para eles? Com o meu voto não, tá certo? Jamais!

Você deve andar vendado dentro de sua limusine, nunca deve ter visitado um lixão, usa vidros escuros no carro, só pode, para ser um alienado deste tamanho que não vê o problema que as sacolas estão causando no planeta inteiro.

Este projeto de sacolas oxi-biodegradáveis nasceu aqui, em Maringá, pela FUNVERDE em 2005, porque não acreditamos em políticos comprados como você e sabemos que se esperarmos que gente como você salve o mundo, estaremos todos extintos logo, logo …

Mas graças aos céus nem todo político é como você, edgar bueno, porque no país todo estão sendo aprovadas leis para obrigatoriedade de uso de sacolas de uso único oxi-biodegradáveis ou retornáveis, no primeiro e segundo setor.

Mesmo com políticos como você que estão sendo pagos para segurar de todas as maneiras estes projetos, com a plastimorte, o sindicato dos plásticos e as petroquímicas injetando seus milhões para continuarem destruindo o planeta, ainda tem políticos que não são subornáveis e estão fazendo seu trabalho, que é trazer uma solução para a continuidade da raça humana.

E mais uma coisa, mesmo em cidades que ainda não tem obrigatoriedade de uso das sacolas oxi-biodegradáveis e retornáveis, somos procurados diariamente por dezenas de empresas que querem saber como comprar estas sacolas, empresários do Século XXI, preocupados em ser ambientalmente corretos, em praticar o capitalismo sustentável.

Estes empresários estão preocupados, ao contrário de você, com cenas como a da foto acima, com seres humanos em lixões, com o planeta plastificado e, assim como nós, estão fazendo sua parte, estão nos procurando para saber de nossos projetos de reciclagem e compostagem, ecocaixas, multiplicadores de boas práticas ambientais, recolhimento de óleo, projeto cidade limpa, mesmo com gente como você a humanidade irá sobreviver, graças à mãe terra.

Então, mesmo que você tente segurar esta revolução, saiba que você está perdendo esta guerra, dia a dia, mesmo que ganhe uma batalha aqui, outra ali.

E lembre-se que não somos brasileiros comuns, alienados, preocupados somente com seu próprio umbigo, nós temos memória de elefante e tenha certeza de que nas próximas eleições nós nos lembraremos disso e faremos todos lembrarem.

MATÉRIA DE RESPONSABILIDADE DO GABINETE DO DEPUTADO LUIZ EDUARDO CHEIDA (PMDB)

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top