skip to Main Content

Desafio: adote 15 bons hábitos para reduzir os resíduos na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

Foto: Dan DeLuca

Quantos dos seguintes 15 bons hábitos se compromete a adotar?

A edição de 2017 da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (SEPR) decorre entre os dias 18 e 26 de novembro. O objetivo da iniciativa é alcançar tantos cidadãos quanto possível a fim de os sensibilizar para os passos fáceis que podem ser dados para reduzir os resíduos que produzem.

O tema deste ano, “Reutilizar e Consertar: Dar uma nova vida!”, quer lembrar-nos de que devemos apreciar mais os produtos e os recursos utilizados para os fabricar e mostrar-nos que é fácil encontrar-se valor em algo que achávamos que se tinha tornado inútil.

A SEPR criou ainda uma ferramenta online que pretende inspirar as pessoas da Europa e do resto do mundo a adotar um conjunto de comportamentos mais sustentáveis.

Participar é simples: escolha alguns dos 15 bons hábitos da lista que se segue e comprometa-se a aderir a estes comportamentos no site da SEPR (clicando em “comprometo-me”). Não se esqueça de que estes bons hábitos podem e devem ser repetidos ao longo do ano.

15 bons hábitos para reduzir os resíduos

1 Separar corretamente os resíduos – Separe corretamente os seus resíduos. Uma correta separação melhora o processo de reciclagem.

2 Optar por reparar os objetos para evitar deitá-los fora – Repare o seu telemóvel, computador, impressora, sapatos, televisão, bicicleta, roupa, mobiliário, etc. e poupe os recursos do nosso planeta.

3 Dizer não à publicidade não solicitada – Coloque um autocolante “Publicidade aqui não” na sua caixa de correio.

4 Entregar os equipamentos que já não funcionam – Entregue os equipamentos elétricos e eletrónicos que já não funcionam no ecocentro ou local adequado para que as matérias-primas possam ser recuperadas.

5 Evitar os produtos perigosos – Escolha pilhas recarregáveis, detergentes ecológicos, tintas sem dissolventes químicos, etc. Cuide da sua saúde e do ambiente.

Os artigos descartáveis que utilizamos são uma ameaça para a vida selvagem

6 Pedir emprestado ou alugar em vez de comprar – Peça emprestado e empreste livros, ferramentas, CD, DVD, jogos, etc. Alugue aqueles objetos que só utiliza ocasionalmente.

7 Imprimir menos – Imprima apenas quando realmente necessita e de ambos os lados da folha de papel.

8 Evitar os produtos com excesso de embalagens – Escolha produtos concentrados, recarregáveis e em embalagens reutilizáveis. Faça compras a granel.

9 Espalmar as embalagens que vão ser recicladas – Esvazie e espalme as embalagens antes de as separar. Desta forma, facilitará o processo de triagem e encaminhamento para reciclagem.

10 Acabar com o desperdício alimentar – Faça uma lista de compras. Não desperdice, aproveite os restos.

90% das aves marinhas têm plástico nos seus aparelhos digestivos

11 Adquirir artigos em 2ª mão – Compre móveis, roupa, livros, CD, DVD e jogos em segunda mão.

12 Fazer compostagem doméstica dos restos de jardim e cozinha – Produza o seu próprio composto. É gratuito e de qualidade.

13 Evitar as embalagens de bebidas – Beba água da torneira e compre bebidas em garrafas reutilizáveis.

14 Usar sacos reutilizáveis – Leve consigo um saco reutilizável para fazer compras.

15 Doar roupas que já não usa – Em vez de deitar fora as roupas que já não usa, doe-as ou troque-as em swap markets.

Participe e convide os seus amigos e familiares a participar!

Fonte – The UniPlanet de 21 de novembro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top