skip to Main Content

Documentário Gasland 2 – A Verdade Sobre o Fracking (fraturamento hidráulico)

Em Gasland 2, é possível ter acesso à depoimentos de pessoas de diferentes lugares e classes sociais que foram impactadas pela extração. Um aspecto curioso é que o prejuízo vem para todos. Dos mais humildes aos abastados. Casas milionárias são vendidas a preços baixíssimos diante da contaminação do lençol freático.

Para extrair o gás, é preciso “explodir” as rochas. O processo começa com uma perfuração até a camada rochosa de xisto. Após atingir uma profundidade de mais de 1,5 mil metros, uma bomba injeta água com areia e produtos químicos em alta pressão, o que amplia as fissuras na rocha. Este procedimento liberta o gás aprisionado, que flui para a superfície e pode então ser recolhido.

Entre os principais impactos ambientais alertados pelos especialistas estão a contaminação da água e do solo, riscos de explosão com a liberação de gás metano, consumo excessivo de água para provocar o fracionamento da rocha, além do uso de substâncias químicas para favorecer a exploração. Ainda há a preocupação de que a técnica possa estimular movimentos tectônicos que levem a terremotos.

Gasland, 2013
Diretor Josh Fox

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top