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Educação ambiental é inserida no currículo das escolas da rede estadual de ensino de MS

Educação ambiental foi inserida no currículo das escolas da rede estadual de ensino (Foto: Claudia Gaigher/TV Morena)Educação ambiental foi inserida no currículo das escolas da rede estadual de ensino (Foto: Claudia Gaigher/TV Morena)

Abordagem do assunto será feita por meio de uma abordagem integrada, transversal, interdisciplinar e sistemática, levando em consideração a diversidade sociocultural das comunidades.

Resolução da secretaria estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) insere a educação ambiental no currículo das escolas da rede estadual. A determinação foi publicada na edição desta sexta-feira (15), do Diário Oficial do estado, e já entrou em vigor.

Segundo a resolução, a educação ambiental passa a ser tema integrante do currículo da educação formal e estará presente de forma articulada nos conhecimentos repassados aos estudantes em todas as etapas e modalidades de ensino.

Também determina que a inserção do assunto será feita por meio de uma abordagem integrada, transversal, interdisciplinar e sistemática, levando em consideração a diversidade sociocultural das comunidades e dos territórios de identidade.

Destaca ainda que a abordagem curricular deve enfatizar a natureza como fonte de vida e relacionar a dimensão ambiental à justiça social, aos direitos humanos, à saúde, ao trabalho, ao consumo, à pluralidade étnica, racial, de gênero, de diversidade sexual, e à superação do racismo e de todas as formas de discriminação e injustiça social.

As atividades pedagógicas e demais modalidades de ensino, devem contemplar a diversidade dos múltiplos saberes em relação ao convívio cuidadoso com os seres vivos e seu habitat, promovendo o respeito e a responsabilidade com as diversas formas de vida, culturas e comunidades.

A resolução estipula também que os professores deverão participar de uma capacitação continuada para a aplicação do conteúdo de educação ambiental. Essa formação deve promover: o estímulo e a divulgação de estudos, pesquisas e experiências pedagógicas; produção de conhecimentos, tecnologias sustentáveis e materiais didáticos, em parceria com a comunidade e incentivo à pesquisa e à apropriação de instrumentos pedagógicos e metodológicos que aprimorem a prática docente e a cidadania ambiental.

Fonte – G1 de 15 de setembro de 2017

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