skip to Main Content

Em Salvador, quem pedala até o trabalho ganha dias de folga

Em Salvador, quem pedala até o trabalho ganha dias de folga

A conta é simples: 15 dias usando a bike como meio de transporte para ir ao trabalho = 1 dia de folga no mês.

Depois de Pernambuco lançar a moda, a matemática passou a fazer parte também da vida dos funcionários que atuam na Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação de Salvador.

Publicada na portaria 003/2017, que visa beneficiar aqueles que abrem mão do carro para ir trabalhar, a medida funciona na base da fiscalização (e de certa burocracia).

Para ganhar o benefício, os funcionários devem juntar (no mês!) 15 atestados, assinados por fiscal regulamentado, que comprovam que foram ao escritório de bike. Os documentos devem então ser encaminhados à Coordenadoria Administrativa da Secretaria até o quinto dia útil do mês seguinte. Se a papelada estiver ok, o abono é autorizado e combinado com o chefe direto do colaborador.

A ideia é incentivar que cada vez mais pessoas optem pela bike como meio de transporte diário e deixem seus carros em casa, garantindo menos trânsito e poluição na cidade. Para tanto, Salvador está investindo também em infraestrutura: nos últimos quatro anos, a cidade construiu mais de 130 quilômetros de ciclofaixas, ciclorotas e ciclovias e implementou o programa Vai de Bike, que espalhou estações de bikes compartilhadas por diversos pontos da capital baiana.

Bem que a moda podia se espalhar por todo o país, não?

Fonte – Débora Spitzcovsky, The Greenest Post de 20 de março de 2017

Que tal, Ulisses Maia, prefeito de Maringá?

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top