skip to Main Content

Embalagens oxi-biodegradáveis pelo mundo

Enquanto aqui, no país dos macaquitos, as petroquímicas e seus leais soldadinhos de plástico da plastivida tentam com unhas e dentes – e muuuita grana – impedir a criação de leis que obrigam o varejo a utilizar sacolas ambientalmente corretas de uso único – embalagens biodegradáveis, de papel, de pano – ao invés das malditas sacolas de plástico eterno, correndo para cada cidade ou estado que tem um projeto de lei e fazendo seu teatrinho sujo, criando audiências públicas fajutas, o mundo avança para diminuir a poluição – questão de sobrevivência para a humanidade.

Veja algumas imagens de embalagens de plástico oxi-biodegradável D2W pelo mundo. São diversas embalagens plásticas D2W – Symphony em utilização em diversos países: França, Espanha, Suécia, Dinamarca, Finlândia, Israel, Inglaterra, Turquia, Rússia, Eslovênia, Alemanha, China, Austrália, Canadá, EUA, Peru, Argentina, México, Costa Rica, entre outros diversos países, inclusive para embalagem de alimentos in natura, margarinas, cremes, água, sorvetes etc.

É, vamos chegar lá, mas vai demorar, porque nós da FUNVERDE estamos lutando esta guerra desde 2005, quando criamos o projeto sacolas ecológicas e criamos a primeira lei, para ser copiada por todas as cidades e estados.

Temos uma lei para o governo usar sacos de lixo oxi-biodegradável e outra lei para o comércio usar sacolas de uso único de plástico oxi-biodegradável ou de pano retornável ou de papel e que agora será transformada em uma única lei.

Nosso propósito é que toda a embalagem de uso único seja feita de plástico oxi-biodegradável, saindo da fábrica com esta embalagem de ciclo de vida curto, que aproximará o ciclo de vida da embalagem ao ciclo de vida do produto.

Porque é tão importante atacar o problema dos plásticos? Veja abaixo alguns dados.

20% de todo resíduo gerado corresponde a plástico

50% de todo o plástico corresponde às malditas sacolas plásticas que são utilizadas somente por meia hora e depois jogadas no planeta para ficar poluindo por 500 anos

80% de todo o plástico é de uso único, sendo utilizado no máximo por 6 meses

Menos de 0,8% é a taxa de reciclagem no Brasil

Entendeu agora porque o plástico é atualmente o grande vilão da civilização moderna? O problema é que quem fabrica não quer ter a responsabilidade pela destinação final do produto que fabricou – e olhe que esta obrigação é lei federal -, quer apenas o lucro imediato e fabricar mais poluição, sem nenhuma responsabilidade.

O governo – Bah – não está fazendo nada, principalmente porque é o maior acionista da petrobrás e então tem todo o interesse em lucrar o máximo possível e esperar que a bomba dos plásticos detone na mão do próximo governante.

Sobra para quem resolver este problema? Para nós, os ambientalistas, que como o governo e o setor privado, conhecem o problema, mas, ao contrário dos dois setores anteriores, está muitíssimo preocupado com a sobrevivência do planeta e da humanidade. Se ficarmos sentados, assistindo novela, vamos ser soterrados por plástico, logo logo.

Mas voltando à guerra, a nosso favor só temos o amor pela mãe terra, enquanto isso, os destruidores do planeta tem bilhões para gastar em propaganda enganosa e assim conseguir e destruir nosso único lar, a mãe terra.

Mas não pense que desistiremos, a guerra será ganha, batalha a batalha, podem contar com isso, seus malucos que querem destruir o planeta. Sim xiquito, esta última frase é para você e para seus patrões poluidores, criminosos ambientais.

Abaixo, sacolas feitas de plástico oxi-biodegradável, que em 18 meses já terão sumido do planeta.

 

This Post Has One Comment

  1. Vejo que aos poucos o plastico oxi-biodegradavel está ganhando força no mercado em substituicao as sacolas plasticas. Um vitoria que ainda será comemorada pelas geracoes futuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top