skip to Main Content

Estudo realizado em 400 cidades em todo o mundo explora a relação entre ondas de calor e mortalidade

Ondas de calor registradas em todo o mundo (aqueles com menos de 14 dias em azul e mais de 17 dias em vermelho). CRÉDITO: MCC Collaborative Research NetworkOndas de calor registradas em todo o mundo (aqueles com menos de 14 dias em azul e mais de 17 dias em vermelho). CRÉDITO: MCC Collaborative Research Network

A Espanha é um dos países onde mais ondas de calor são registradas anualmente

A Espanha foi atingida por várias ondas de calor recorde neste verão. Na verdade, a Espanha é uma das regiões do mundo onde mais ondas de calor são registradas todos os anos e seus efeitos indicam um aumento no risco de mortalidade entre 10% e 20% durante esses períodos extremamente quentes.

Esta é uma das conclusões que podem ser obtidas de um estudo internacional, de que participou o Conselho Nacional de Pesquisa (CSIC) espanhol. O estudo analisou as ondas de calor que ocorreram entre 1972 e 2012, em 400 cidades de 18 países, e seus efeitos sobre a saúde das pessoas, incluindo a mortalidade. Os resultados foram publicados na revista Environmental Health Perspectives .

“Embora, do ponto de vista da saúde, uma onda de calor seja descrita como um dia em que a temperatura excede um certo limiar, não existe uma definição acordada internacionalmente”, ressalta o cientista Aurelio Tobías, do Instituto de Avaliação Ambiental e Estudos da Água do CSIC. Dirigido pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres e trabalhando no âmbito do Programa de Rede de Pesquisa Colaborativa Multi-Cidade e País, este trabalho utiliza, pela primeira vez, uma metodologia comum para avaliar os efeitos desses feitiços mortalidade.

Entre as conclusões do estudo, verificou-se que quanto maior a temperatura, maior o risco para a saúde das pessoas. No entanto, depois de analisar os dados, os pesquisadores apontam que o risco é semelhante, quer sejam altas temperaturas em vários dias ou em um único dia. Além disso, o estudo considera que os efeitos na saúde podem durar até três a quatro dias após um período de calor excessivo.

“Nós também descobrimos que as pessoas que vivem em áreas de temperaturas relativamente suaves são mais sensíveis aos períodos de calor do que aqueles que vivem em regiões de temperaturas mais extremas. Isso sugere que haja alguma aclimatação a esses extremos de calor”, acrescenta Tobías.

Dado que as projeções de mudanças climáticas indicam um aumento nas temperaturas de cerca de 2 °C e, portanto, um aumento no número de ondas de calor, este estudo oferece informações úteis sobre como se adaptar melhor a períodos de calor excessivo, bem como sobre como desenvolver a migração estratégias.

Referência

Yuming Guo, Antonio Gasparrini, Ben G. Armstrong, Benjawan Tawatsupa, Aurelio Tobias et al. Heat Wave and Mortality: A Multicountry, Multicommunity Study. Environmental Health Perspectives. DOI: 10.1289/EHP1026

Fonte – Agencia Estatal Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), tradução e edição de Henrique Cortez / EcoDebate de 14 de agosto de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top