skip to Main Content

Finalmente o MMA fez uma matéria sobre Xanxerê

O exemplo de Xanxerê está contagiando os municípios de SC

Depois que Xanxerê, através da mobilização de empresários, governo e comunidade, baniu a distribuição gratuita de sacolas plásticas na cidade – em um ano, o consumo de sacolas plásticas caiu em 85%! – vários municípios de Santa Catarina seguiram o bom exemplo!

No dia 25 de fevereiro, o município de Ponte Serrada parou de distribuir sacolas plásticas de forma gratuita.

Ponte Serrada se une a  Xanxerê, Xaxim, São Lourenço do Oeste, Mondaí, São Domingos e Seara, que já baniram as sacolas plásticas. Em 12 de abril, será a vez de Pinhalzinho suspender a distribuição gratuita das sacolinhas.

Parabéns ao povo catarinense e sua atuação efetiva para reduzir o impacto ambiental causado pelas sacolas plásticas!

É incrível como é só questão de vontade e consciência.

Vamos torcer para que mais e mais municípios sejam contagiados por esta ideia!

Fonte – saco é um saco, aquele blog do MMA que finge que está lutando contra as sacolas plásticas

Primeiro esqueceram de comentar o fato de que os supermercadistas de Xanxerê estão indo de cidade em cidade, em todo evento, para divulgar o projeto e os resultados conseguidos em Xanxerê e assim, conseguindo adeptos rapidamente para banir as sacolas das cidades.

10% de todo o lixo coletado diariamente em uma cidade é composto de sacolas plásticas e cada habitante gera 1 quilo de lixo por dia. É por isso que esta batalha tem que ser vencida em nome dos futuros habitantes do planeta e Xanxerê está vencendo. estamos confiantes que até o final de 2010 todo o estado de Santa Catarina se livre desta praga, que é a sacola plástica de uso único.

Depois em novembro de 2009, o MMA – Ministério do Meio Ambiente – ficou sabendo do trabalho sendo desenvolvido em Xanxerê, Santa Catarina, para desplastificar todo o estado desde primeiro de abril de 2009, estávamos estranhando que eles ainda não tivessem dado publicidade a este belíssimo trabalho que envolveu inicialmente os supermercadistas e agora toda a população da cidade e está contagiando as cidades vizinhas.

A Samira, representante do MMA, durante o evento da ABRAS sobre sacolas em novembro do ano passado, durante sua palestra, ficava a todo momento dando exemplos de países na europa que estavam banindo as sacolas e nem ao menos sabia que ao lado dela estava a representante da prefeitura de Xanxerê, que foi ao avento – convidada pela FUNVERDE – contar como estava sendo a experiência de quase um ano sem sacolas – eles baniram as asquerosas sacolas plásticas de uso único em primeiro de abril de 2009 – e daí ficou toda sem jeito ao ouvir o relato da Kátia de Xanxerê sobre o trabalho desenvolvido naquela cidade.

Depois do fim do evento, imaginamos que o MMA, munido de informações concretas mudasse de atitude – aquela de falar mal das sacolas sem agir – para a ação, isto é, agir para banir as sacolas plásticas de uso único.

Pois bem, acabou novembro, veio dezembro, janeiro, fevereiro, março e só agora em abril soltam uma matéria ridícula de pequena só aplaudindo?

Ah, vão caçar sapo na lagoa pessoal do MMA! Vão fazer valer os seus salários pagos por nós, contribuintes, através de caríssimos impostos, e acabem logo com as sacolas plásticas de uso único e parem de brincar de “o saco é um saco” porque isso já deu no saco.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top