skip to Main Content

Florianópolis planeja ser a primeira cidade “Lixo Zero” do Brasil

Até 2030, Floripa deverá recuperar 90% dos resíduos orgânicos e 60% dos recicláveis secos.

No último dia 27 teve início o planejamento operacional “Floripa Lixo Zero” com a consultora de Planejamento Estratégico do Sebrae Beatriz Silveira. Por decreto do prefeito Gean Loureiro, Florianópolis tornou-se a primeira cidade brasileira a formalizar o compromisso Lixo Zero.

Metas

O presidente da autarquia, Carlos Alberto Martins, a diretora de Operações, Nilda de Olivieira, e o sub-diretor de Planejamento, Jefferson Sperling Veloso, no início do encontro, validaram a estratégia de elaborar o plano de ação em quatro eixos – recicláveis, compostáveis, volumosos e rejeitos – para atender as metas de desvio de resíduos do aterro sanitário. Até 2030, conforme estabelece o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (Pmgirs) Florianópolis deverá recuperar 90% dos resíduos orgânicos e 60% dos recicláveis secos.

Planejamento

Na sequência, Beatriz instruiu o coletivo desenvolver o planejamento da ação de implantar pátios de beneficiamento de poda, dentro da estratégia de reduzir a quantidade de resíduos orgânicos destinados ao aterro sanitário. Em grupos, foram detalhadas as ações:

– Implantar e operar pátios de compostagem

– Implantar Programa de Compostagem Doméstica (com doação de minhocários)

– Implantar coleta de resíduos verdes (por entrega voluntária e de porta em porta)

De acordo com Beatriz Silveira, Florianópolis tem chance de avançar mais rapidamente no planejamento estratégico para o setor de resíduos sólidos. Dar destino adequado ao lixo, com sustentabilidade econômica e ambiental, é desafio relevante e atual para cidades inteligentes. Florianópolis tem tradição com coleta seletiva de recicláveis secos há mais de 30 anos e agora buscar inovar com a política pública de valorização de orgânicos.

As informações são da Prefeitura de Florianópolis

Fonte – CicloVivo de 10 de julho de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top