skip to Main Content

Foz do Iguaçu, PR – Audiência pública sobre incineração de lixo

Audiência pública discutirá incineração de lixo em Foz do Iguaçu

Data – 9 de agosto
Horário – das 15 às 18 horas
Local – Plenário da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu
Endereço – Travessa Musfeldt, 81, Centro, Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu receberá, no dia 9 de agosto, uma audiência pública para discutir os riscos da tecnologia de incineração do lixo urbano. A prefeitura da cidade tem plano de instalar uma usina incineradora, medida altamente nociva dos pontos de vista socioeconômico e ambiental.

O evento, proposto pelo Fórum Lixo e Cidadania, também vai tratar do projeto de lei 362/2012, que proíbe a incineração dos resíduos sólidos urbanos no Paraná. “Durante audiências públicas que promovemos em outras regiões do estado, ficou claro que a queima de lixo representa danos ao meio ambiente, à geração de empregos e à vida da população, em razão dos poluentes cancerígenos”, defende o deputado Luiz Eduardo Cheida, autor da proposta ao lado da deputada Luciana Rafagnin (PT).

A emissão de poluentes pelas usinas de incineração preocupa as autoridades. “São altamente cancerígenos e sua ação não se limita ao local em que está instalada a unidade incineradora. São partículas tão agressivas que viajam pelo vento de um país a outro e atravessam continentes inteiros”, alerta a procuradora Margaret Matos de Carvalho.

A representante do Movimento Nacional de Catadores e integrante da Coordenação Colegiada do Fórum Lixo e Cidadania do Paraná, Marilza Aparecida de Lima, estima que o emprego de cerca de 200 mil trabalhadores do setor no Paraná estarão em risco se as usinas forem instaladas. “Essas famílias sobrevivem do material reciclável e a incineração acaba com as chances delas de obterem renda. Não só isso: ao eliminar o ganho das famílias, acaba, por consequência, com as oportunidades de elas educarem e criarem seus filhos longe do trabalho infantil e dos perigos das ruas”.

Além de Foz do Iguaçu, outros municípios do estado se organizam para instalar usinas de incineração. Em Maringá, a sociedade se mobilizou contra a medida e conseguiu aprovar um projeto de lei municipal proibindo a tecnologia. A instituidora da FUNVERDE, Ana Domingues, comemora: “É uma vitória. Queremos que o trabalho bem-sucedido em Maringá sirva de incentivo e exemplo para outras cidades”.

A audiência de Foz do Iguaçu deve contar com a participação da procuradora do Trabalho e coordenadora-executiva do Fórum Lixo e Cidadania do Paraná, Margaret Matos de Carvalho, do procurador do Trabalho Fábio Alcure, do professor da Universidade Estadual de Maringá, Jorge Villalobos, do procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Meio Ambiente, Saint-Clair Honorato Santos, do integrante do Movimento Nacional de Catadores, Carlos Alencastro Cavalcanti e do presidente da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, Edílio João Dall´Agnol.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top