skip to Main Content

PROJETO MATA CILIAR FUNVERDE

A FUNVERDE iniciou em agosto de 2004, o PROJETO MATA CILIAR.

O objetivo do projeto é revegetar a mata ciliar de todos os córregos e nascentes de Maringá, da região e finalmente do Paraná.

Consideramos este projeto ambicioso, mas plenamente viável. Vemos anualmente a mídia noticiar que o governo irá plantar um milhão ou mais de mudas no dia do rio ou em outra época comemorativa.

Infelizmente a política suplanta os interesses da sociedade fazendo com que isso não se constitua em um projeto permanente para mudar a realidade em nosso estado que atuaimente tem seus rios privados de sua cobertura florestal e fazendeiros plantando ou criando o gado até a margem do rio.

Sempre que se cria um projeto governamental, os objetivos são maiores do que os recursos e o tempo de duração do projeto não é suficiente para que os objetivo sejam cumpridos.

Nós da FUNVERDE não definimos tempo para finalizarmos este projeto, pois sabemos que a quantidade de arvores que serão destinadas a este projeto é muito grande. Como exemplo, podemos citar o primeiro córrego que estamos finalizando em Maringá, Neste córrego, já plantamos mais de 20 mil mudas de árvores nativas de um metro e meio cada.

Nosso projeto se desenvolve somente nos sábados durante duas horas com nossos voluntários. Levamos seis meses para fazer os dois quilômetros de extensão deste córrego. O objetivo está sendo cumprido lentamente. Caso houvesse interesse governamental, o tempo que levaríamos para plantar mesma extensão seria de aproximadamente um mês.

O PROJETO MATA CILIAR desde o início do projeto, conta com o apoio da Promotoria de Meio Ambiente de Maringá.

Em 2005 a Prefeitura de Maringá – SEMAA – Secretaria de Meio Ambiente iniciou uma parceria com a FUNVERDE, dando suporte ao projeto realizando as roçadas, preparação do terreno e finalmente os buracos para o plantio das arvores.

Em 2006 a VIAPAR – concessionária de de rodovias – também passa a ser mais uma parceira no PROJETO MATA CILIAR FUNVERDE, realizando roçadas nos locais de plantio.

Este projeto visa também a formação de corredores biológicos entre as diferentes ilhas de remanescentes florestais que existem hoje. Isso ocorre muito na área agrícola onde as matas são geralmente pequenas e isoladas e não suportam alimentar um animal de médio porte.

Visa também proteger as nascentes e os cursos dos córregos e rios, melhorando a qualidade da água e conseqüentemente a qualidade de vida da população.

Um outro grande problema com que nos deparamos durante a execução do projeto, foi o lixo que se acumula nas curvas dos riachos e rios. Está aumentando visivelmente com o passar do tempo. Por isso, durante o período de revegetação de um local, estamos simultaneamente fazendo a limpeza dos córregos.

Para podermos nos certificar de que as mudas plantadas irão crescer e também para termos resultados mais rápidos, utilizamos mudas de no mínimo um metro e meio de altura.

Somente utilizamos mudas de espécies florestais nativas da região, ou seja, espécies da floresta estacional semidecidual.

RESULTADOS DO PROJETO MATA CILIAR FUNVERDE DE AGOSTO DE 2004 A JUNHO DE 2006

Plantados 1.900 metros lineares, totalizando 30.000 árvores nos Córregos Diamante e Mandacaru.

PREVISÃO DE PLANTIO ATÉ DEZEMBRO DE 2006

Trecho compreendido entre a Rua Palmital até a Avenida das Palmeiras.

615 metros lineares em cada margem num total de 1.230 metros lineares.

Trecho compreendido entre a Avenida das Palmeiras até a Avenida Major Abelardo da Cruz.

536 metros lineares em cada margem num total de 1.072 metros lineares.

Previsão de plantio nas duas áreas descritas acima de 23.000 árvores nativas de no mínimo um metro e meio de altura cada.

 

Este Post tem 2 Comentários

  1. […] estado do Paraná, um projeto do governo do estado e outro do FUNVERDE estão trabalhando bastante no reflorestamento destas regiões (usando sempre árvores […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top