skip to Main Content

Jardim Botânico vai ganhar coleção de araucárias do mundo

(foto: Valdecir Galor/SMCS)

O caminhão transplantador não tinha como passar despercebido por quem visitava ou caminhava pelas pistas do Jardim Botânico na manhã desta quinta-feira (10/8). E a curiosidade ia além da presença do maquinário, as pessoas queriam mesmo saber a razão da abertura das grandes covas no terreno à esquerda da estufa. A área vai abrigar a mais nova coleção vegetal do espaço: Araucárias do Mundo.

Os 17 novos exemplares vão contemplar cinco espécies do gênero – Araucaria heterophylla, Araucaria columnaris, Araucaria bidwillii, Araucaria araucana, e a mais conhecida por aqui, a Araucaria angustifólia. No mundo, existem cerca de 18 espécies da árvore e o objetivo dos técnicos do Jardim Botânico é fazer a complementação gradativamente.

O plantio está previsto para setembro. Enquanto isso, o composto de material orgânico colocado nas covas é preparado para receber melhor as mudas e garantir o bom desenvolvimento. “Além disso, o risco de ondas de frio mais rigoroso diminui, o que também vai favorecer o crescimento”, diz o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff. A estimativa é de que em cerca de dez anos elas atinjam um tamanho de dez metros.

O casal Maria e Ademir Davide, de Santo André, em São Paulo, parou para ver o caminhão em ação. Agora, eles pretendem voltar para ver a coleção plantada. “A cena é bem interessante, até paramos para olhar”, destacou a dona de casa. “Não conseguiremos voltar em setembro, mas com certeza viremos depois para conferir”, contou Maria.

Coleções

Araucárias do Mundo será a sétima coleção vegetal do Jardim Botânico. Os visitantes já têm acesso à Floresta Atlântica, Palmeiras Brasileiras, Floresta Estacional, Arbustos dos Campos do Paraná, Exóticas e Ameaçadas de Extinção.

O novo grupo de plantas é resultado do trabalho da Comissão Permanente Comissão Especial Permanente para pesquisa, implantação e manutenção das coleções vivas do Jardim Botânico Municipal de Curitiba.

Manutenção

Após a retomada da manutenção da estufa, com a limpeza e reorganização das plantas, as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fizeram a troca de todas as estruturas de bambu quebradas do painel de proteção contra os raios solares e bancos na área das Nativas.

Desde o início do ano, o local vem passando por melhorias, que incluem a limpeza da cascata e dos chafarizes e podas das árvores do bosque e estacionamento. Um novo bebedouro e um bicicletário também foram implantados para os frequentadores.

Fonte – Bem Paraná de 10 de agosto de 2017

Araucaria é um gênero de árvores coníferas na família Araucariaceae. Existem 19 espécies no gênero, com distribuições altamente separadas na Nova Caledônia (onde treze espécies são endêmicas), Ilha Norfolksudesteda AustráliaNova GuinéArgentinaChile, e sul e parte do sudeste do Brasil.

O gênero divide-se em duas secções, sendo algumas vezes tratados como gêneros separados:

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top