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Lançamento do projeto Famar reuniu mais de 200 convidados

Lançamento do projeto Famar reuniu mais de 200 convidados

A iniciativa sociocultural vai ter capacidade para atender 80 crianças e adolescentes; atualmente beneficia 35.

No último sábado (9), mais de 200 pessoas, dentre elas, o prefeito de Paranavaí, Rogério José Lorenzetti, vereadores e outras autoridades participaram do lançamento para este ano do projeto Fanfarra Maestro Albertino Ribeiro (Famar), iniciativa cultural desenvolvida pela Associação Cultural Banda de Música Branca da Mota Fernandes (ACBMF) no município. A solenidade foi realizada na câmara de vereadores do município e contou a apresentação de várias canções entoadas pelos pequenos músicos. Um grupo de dança participou.

O Famar foi um dos contemplados pelo “VIAPAR Cultural”. Captou R$ 34 mil por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura. Atualmente a iniciativa atende 35 pessoas carentes com idades entre 10 anos a maioridade. “Com o apoio da concessionária vamos conseguir comprar mais instrumentos e teremos capacidade para beneficiar 80 crianças e adolescentes, além de contratar mais músicos capacitados”, destacou o diretor da ACBMF, Paulo Sérgio da Silva.

As aulas são ministradas no Colégio Estadual de Paranavaí, sempre de terça e quinta (no contraturno escolar) e aos sábados na parte da manhã. Por semana, os jovens estudam dançar e música, a média de 7 horas. Lembrando que o projeto existe em Paranavaí desde 2012. Os atendidos aprendem a tocar toda a linha de instrumentos de sopro, metais, percussão rudimentar e sinfônica. Também são oferecidas aulas de dança.

Fundada em 2 de julho de 1982, a associação também mantém uma orquestra de metais e percussão em Maringá. Ela Surgiu inicialmente no Colégio Estadual Branca da Mota Fernandes, localizado na Vila Morangueira, mas no final da década de 90 passou para o colégio Estadual João de Faria Pioli, mesmo bairro, onde fica a sede atual. Em Maringá a iniciativa atende 130 crianças e jovens, com idades a partir dos oito anos.

“O ‘VIAPAR Cultural’ atingiu seus objetivos ao pulverizar os recursos para realizações nas cidades atendidas pelas rodovias da concessionária. Ficamos satisfeitos em poder contribuir para a execução desses projetos e para o fortalecimento da atividade cultural nas comunidades”, comentou o assessor de comunicação da empresa, Marcelo Bulgarelli, lembrando que, ao todo, nove projetos foram selecionados para viabilizar suas realizações em diversos segmentos.

VERBA – A VIAPAR destinou R$ 200 mil para o VIAPAR Cultural em 2014. Tudo por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura. Esta iniciativa foi coordenada e gerida pelo Instituto Cultural Ingá.

Fonte – Assessoria de Comunicação da VIAPAR de 14 de agosto de 2014

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