skip to Main Content

Livro traça a rica história da abelha jandaíra

Livro traça a rica história da abelha jandaíra

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) está lançando o livro “A abelha jandaíra no passado no presente e no futuro”. Escrito por 47 autores de 20 instituições, a publicação conta com o apoio da Associação Brasileira de Estudos sobre Abelhas (A.B.E.L.H.A.) e de outras instituições públicas e privadas.

Em 22 capítulos, os autores apresentam um apanhado dos conhecimentos sobre a abelha sem ferrão jandaíra: as adaptações que permitem sua sobrevivência na Caatinga, as ameaças que enfrenta, a história da sua convivência com o homem, incluindo os produtos das colônias e sua criação. Os textos foram escritos por meliponicultores e pesquisadores, contando suas experiências e a história desta abelha tão especial no cotidiano e na tradição do sertanejo.

Por outro lado, ressalta a pesquisadora Vera Lucia Imperatriz Fonseca, que também edita o livro, as ameaças para a sobrevivência da jandaíra que não podemos controlar, como as consequentes das mudanças climáticas em curso e que vão impactar muito a vida no Nordeste brasileiro no curto prazo, exigem ações de conservação da natureza imediatas.” Esperamos que este livro possa servir como estímulo para aumentar cada vez mais a interação entre sociedade e ciência, para alcançarmos, juntos, o objetivo final de conservar a jandaíra e seu ambiente nativo”, ressalta.

Para Ana Assad, diretora-executiva da A.B.E.L.H.A., o apoio institucional à publicação é uma ação de suporte à divulgação do conhecimento científico em português sobre essa abelha nativa do Brasil, tão importante para o semi-árido.

“Apoiar uma obra tão rica em conteúdo científico e tradicional sobre a jandaíra nos orgulha muito; trata-se de uma ferramenta essencial para ampliar a conscientização e a educação da população sobre o uso sustentável e a conservação das abelhas”.

O livro tem o prefácio do pesquisador Paulo Nogueira Neto, professor emérito sênior da Universidade de São Paulo, e um dos pioneiros na defesa do meio ambiente. “Este livro dá a devida importância à questão dos climas e suas consequências para as abelhas e para o homem, assunto que merece toda atenção. Pela urgência do tema, medidas de mitigação e conservação foram aqui apresentadas. O Brasil está em posição chave para colaborar cada vez mais na proteção dos atuais climas, ainda muito ameaçados pela excessiva produção de carbono”.

E-book A abelha jandaíra no passado, no presente e no futuro
Editora
Edufersa
Editores
Vera Lucia Imperatriz-Fonseca
Dirk Koedam
Michael Hrncir
Autores
Vários

Fonte – A.B.E.L.H.A. de 23 de outubro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top