skip to Main Content

Londres estuda proibir ou taxar as sacolas plásticas usadas no varejo

Viu, não é só aqui a preocupação com as sacolas, elas viraram uma epidemia mundial

 binarystatic

Diário do Comércio e Indústria – SP de 17 de setembro de 2007

A Prefeitura de Londres poderá iniciar uma proibição ou a cobrança de impostos para os varejistas que derem sacolas de plástico para transporte de compras. O objetivo do projeto é uma tentativa, segundo o poder público local, para melhorar o meio ambiente.

Os conselhos da prefeitura londrina, que representam os 32 distritos municipais da capital do Reino Unido, iniciaram uma análise sobre a questão, que deve durar um mês. Eles utilizarão suas descobertas para ajudar a delinear uma mudança nas leis. Em julho passado, os conselhos propuseram um imposto de 10 centavos de libra esterlina (US$ 0,20) por sacola.

O grupo diz que está tendo de enfrentar problemas com aterros sanitários devido ao fato de os londrinos utilizarem 1,6 bilhão de sacolas plásticas por ano, que demoram 400 anos para se decompor no meio ambiente.

A Associação Britânica de Plásticos se opõe à adoção de proibições ou de impostos e alega que as sacolas criam uma quantidade insignificante de lixo. A Irlanda adotou um imposto sobre sacolas plásticas em 2002, enquanto que a cidade norte-americana de São Francisco, no Estado da Califórnia, proibiu seu uso em grandes supermercados este ano.

“As pessoas têm de perceber que a sacola de plástico gratuita que elas pegam nos supermercados não é gratuita de jeito nenhum. Ela certamente não é gratuita com relação a seu custo para o meio ambiente”, disse Sean Brennan, executivo do setor de sustentabilidade do Conselho de Londres. Até 26 de outubro, o grupo tentará obter comentários do público sobre a adoção de um imposto, a proibição total ou a não-implantação de medida.

Fórum no Brasil

O Centro de Excelência em Varejo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo promovem no dia 24 de setembro o Fórum Alternativas de Embalagens no Varejo. Voltado para empresas e entidades varejistas, indústria, governo, comunidade acadêmica e demais interessados, tem como objetivo promover debate sobre os impactos das embalagens distribuídas e as alternativas economicamente viáveis e com menor impacto ambiental. Entre principais temas dos painéis estão “As Sacolas Plásticas e os Supermercados: a evolução do consumo”, “Iniciativas Adotadas pelo Varejo” e “Impacto das Embalagens no Meio Ambiente”.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top