skip to Main Content

Mais da metade dos primatas do mundo está sob risco de extinção

Destruição de florestas, caça para carne e tráfico ilegal ameaçam animais. Levantamento internacional mapeou situação de 703 espécies no mundo.

Mais da metade dos primatas no mundo, estão à beira da extinção, incluindo micos, lêmures e grandes macacos, evolutivamente próximos dos humanos. O alerta foi dado neta terça-feira (25) por um grupo de especialistas num encontro internacional em Cingapura.

A redução das populações é resultado de destruição de hábitat em grande escala — particularmente em florestas tropicais –, da caça para obter carne e do tráfico ilegal de espécimes selvagens.

Na lista dos primatas mais ameaçados estabelecida pelos especialistas, figuram o orangotango de Sumatra (Indonésia) e o társio das Filipinas.

No total, os cientistas fizeram um censo de 703 espécies e subespécies de primatas existentes no mundo.

“Esta pesquisa reflete a gravidade do perigo que ameaça inúmeros primatas no mundo”, declarou Christoph Schweitzer, diretor do programa da Sociedade Zoológica de Bristol, Grã-Bretanha.

Na lista de espécies ameaçadas estão animais recentemente descobertos, como os lêmures-anões das montanhas de Lavasoa em Madagascar, descrito há apenas dois anos, e animais que já praticamente desapareceram na natureza, como o macaco-de-Roloway (Cercopithecus roloway), da África Ocidental.

A lista dos primatas mais ameaçados do mundo foi compilada pela IUCN (União Mundial para Conservação da Natureza), pela Sociedade Zoológica de Bristol, pela ONG Conservation International e pela Sociedade Primatológica Internacional.

Fonte – France Presse / G1 de 25 de novembro de 2015

Imagem – Jon^2

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top