skip to Main Content

Modelos de clima de alta resolução apresentam novas projeções alarmantes para os EUA

Rusty Russ

Aproximando-se da segunda metade do século, os Estados Unidos provavelmente sofrerão aumento no número de dias com calor extremo, na frequência e duração das ondas de calor. Em resposta, prevê-se que as necessidades sociais, agrícolas e ecológicas irão aumentar a demanda em recursos naturais já esbanjados, como água e energia.

Pesquisadores da Universidade de Illinois desenvolveram novos modelos de clima de alta resolução que podem ajudar os responsáveis políticos a mitigar esses efeitos a nível local.

Em um artigo publicado no jornal Earth’s Future , o professor de ciências atmosféricas Donald Wuebbles , o estudante de graduação Zach Zobel e os cientistas do Argonne National Laboratory, Jiali Wang e Rao Kotamarthi, demonstram como a modelagem de resolução aumentada pode melhorar futuras projeções climáticas.

Muitos modelos climáticos usam uma resolução espacial de centenas de quilômetros. Esta abordagem é adequada para modelos de escala global que funcionam durante séculos no futuro, mas não conseguem capturar características de terra e clima em pequena escala que influenciam os eventos atmosféricos locais, disseram os pesquisadores.

“Nossos novos modelos funcionam em uma resolução espacial de 12 km, o que nos permite examinar mudanças localizadas no sistema climático nos EUA continentais”, disse Wuebbles. “É a diferença entre ser capaz de resolver algo tão pequeno quanto o condado de Champaign contra o estado inteiro de Illinois – é uma grande melhoria”.

O estudo analisou duas futuras futuras projeções de produção de gases de efeito estufa – um cenário “comercial como de costume”, onde o consumo de combustível fóssil permanece em sua trajetória atual e que implica uma redução significativa no consumo até o final do século. O grupo gerou dados para duas projeções de dez anos (2045-54 e 2085-94) e comparou-os com dados históricos (1995-2004) para o contexto.

“Uma das descobertas mais alarmantes na nossa projeção de negócios como de costume mostra que, no final do século, o sudeste dos EUA experimentará temperaturas máximas de verão todos os dias que costumavam ocorrer apenas uma vez a cada 20 dias”, disse Zobel.

Embora não sejam tão graves, outras regiões do país também devem experimentar alterações significativas na temperatura.

“O Centro-Oeste poderia ver grandes eventos de calor incomuns, como a onda de calor de Chicago de 1995, que matou mais de 800 pessoas, tornando-se mais comuns e talvez até até quase cinco vezes por ano até o final do século”, disse Wuebbles. “As ondas de calor aumentam a taxa de mortalidade no Centro-Oeste e no Nordeste porque as pessoas nessas regiões densamente povoadas não estão acostumadas a lidar com esse tipo de calor que frequentemente”.

As temperaturas extremas e a duração prolongada da estação mais quente provavelmente terão um impacto significativo nas culturas e no ecossistema, disseram os pesquisadores. Áreas como o Oeste americano, que já estão lidando com recursos hídricos limitados, podem assistir estações de geada muito mais curtas, levando a um aumento menor na água de derretimento da primavera do que o que é necessário.

“A alta resolução de nossos modelos pode captar variáveis climáticas regionais causadas por formas de relevo locais como montanhas, vales e corpos de água”, disse Zobel. “Isso permitirá que os formuladores de políticas adaptem as ações de resposta de uma maneira muito localizada”.

Os novos modelos se concentram na temperatura e não influenciam o efeito que os padrões regionais de precipitação terão sobre o impacto das mudanças climáticas antecipadas. Os pesquisadores planejam ampliar seu estudo para explicar essas variáveis adicionais.

“O conceito de mudança climática global pode ser um pouco abstrato, e as pessoas querem saber como essas mudanças projetadas os afetarão, em sua comunidade”, disse Wuebbles. “Nossos modelos estão ajudando a responder a essas perguntas, e é isso que separa nosso trabalho dos estudos maiores e de escala global”.

Referência

Zobel, Z., Wang, J., Wuebbles, D. J. and Kotamarthi, V. R. (), High Resolution Dynamical Downscaling Ensemble Projections of Future Extreme Temperature Distributions for the United States. Earth’s Future. Accepted Author Manuscript. doi:10.1002/2017EF000642

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/2017EF000642/epdf

Fontes – University of Illinois at Urbana-Champaign / tradução e edição Henrique Cortez, EcoDebate de 15 de dezembro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top