skip to Main Content

“Mudança climática já é irreversível”, diz relatório da ONU

Relatório de 127 páginas será publicado oficialmente em novembro, mas vazou para a imprensa nesta semana

A mudança climática é uma realidade e já se tornou irreversível. A conclusão é de um grande relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), que será publicado oficialmente em novembro, mas que vazou para a imprensa nesta semana.

“A emissão contínua de gases de efeito estufa provocará um maior aquecimento e, de longo prazo, mudanças em todos os componentes do sistema climático, aumentando a probabilidade de um impacto severo, generalizado e irreversível para as pessoas e os ecossistemas”, diz o relatório.

Se as emissões de gases de efeito estufa não forem limitadas, “há riscos de a mudança climática ser alta ou muito alta até o final do século XXI”. Além disso, os especialistas advertem que é provável que, em breve, as temperaturas subam mais de 2 graus Celsius em relação à média, chegando a uma variação de até 3,7 graus.

Outra conclusão do relatório é a de que os esforços para combater as alterações climáticas têm sido insuficientes. “As mudanças climáticas que já ocorreram tiveram impactos generalizados e consequentes sobre os sistemas naturais e humanos.”

O relatório de 127 páginas resume outros três relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Como o documento será lançado em novembro, após uma conferência da ONU em Copenhague, ele ainda pode sofrer alterações.

Fonte e imagem – Portal do Meio Ambiente de setembro de 2014

Conhecem aquela canção infantil? Vamos adaptar à situação: A canoa virou, pois deixaram ela virar, foi por causa da humanidade, que não soube economizar (recursos naturais). Todos foram avisados, mas continuaram com seu consumismo desenfreado. Agora, até quem nem nasceu irá pagar por nossos atos. Causa e consequência, sempre.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top