skip to Main Content

Na Austrália, ‘jardins de chuva’ ajudam a reduzir poluição nas águas da cidade

Para evitar inundações e ainda combater a poluição advinda da chuva em suas baías, a cidade de Sydney, na Austrália, decidiu investir em um sistema que não só ajuda manter limpas suas águas como ainda traz vida, verde e beleza para a cidade. São os jardins de chuva, canteiros rebaixados projetados para se adequarem ao design urbano da cidade, que filtram a água da chuva e ainda enriquecem o solo com nutrientes.

Segundo dados da prefeitura de Sydney, ainda que o esgoto por lá seja tratado, as águas pluviais carregam toneladas de poluentes e lixos para os cursos de água da cidade. Óleos e fluidos de automóveis, partículas poluentes liberados pelos carros, além de lixo da rua propriamente podem chegar aos rios e aos mares se não forem devidamente filtrados – e aí que os jardins de chuva entram para auxiliar.

Instalados com grades de drenagem e vegetação especial para filtragem, os jardins, por serem rebaixados, ainda ajudam a evitar inundações em chuvas mais intensas. A cidade australiana já conta com 154 canteiros instalados, e o objetivo é reduzir 50% dos sedimentos e sólidos que chegam às hidrovias de Sydney até 2030. Assim, fazem por lá o que nunca fazemos aqui: atacar um problema urbano antes que ele se torne insolúvel – antes que os rios e águas de Sydney fiquem como são a maioria dos rios das grandes cidades brasileiras.

Fonte – Hypeness de maio de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top