skip to Main Content

Nauru: o fim de um país e um alerta para o mundo

O crescimento demoeconômico do mundo foi realizado à base da queima de combustíveis fósseis. Quanto mais cresciam a economia e o padrão de consumo, mais aumentavam as emissões de gases de efeito estufa. Desta forma, a temperatura da Terra já subiu mais de 1º C, desde o início da Revolução Industrial e Energética. Este aumento da temperatura provoca o derretimento do gelo do Ártico, da Groenlândia, da Antártica e dos glaciares, o que provoca a elevação do nível dos oceanos. No século XX o aumento foi de 20 cm. Mas algo pior está para acontecer no século XXI, pois a temperatura pode ultrapassar os 2º C e o nível do mar pode subir entre 1 e 2 metros. No século XXII não é nem bom pensar.

A área costeira de muitos países pode ficar ameaçada pela subida das marés. Muitas praias e construções litorâneas vão desaparecer. Poderá haver uma retirada da população para o interior como nos casos do Brasil, China, Estados Unidos, etc.

Porém, pequenos países insulares podem desaparecer totalmente, como é o caso de Nauru, que é uma ilha da Oceania, com uma área de apenas 21 quilômetros quadrados e uma população de cerca de 13 mil habitantes. No início do século XX a ilha passou a fazer parte do Império alemão, que passou a ser usada como ponto turístico e fornecedora de fosfato. Os depósitos de fosfato da ilha são o resultado do acúmulo dos excrementos de aves, que durante milhares de anos frequentavam a ilha, tornando-a rica em material essencial para a fertilização dos solos.

160923b

A ilha de Nauru foi descoberta pelo navegador inglês capitão John Fearn, em 1798 e foi designada colônia alemã em 1888. Logo após teve início a extração de fosfato. Depois da Primeira Guerra Mundial, Nauru ficou como um protetorado da Liga das Nações e administrada pela Austrália desde 1920. A ilha foi ocupada pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial e depois da Guerra ficou sobre o controle das Nações Unidas. Nauru obteve a independência em 1968. Em 1970 passou a controlar a exploração do fosfato, mas em 2000 esgotam-se as reservas e a ilha, sem recursos naturais, passa a depender da Austrália.

160923c

Mas o que ameaça a existência de Nauru é o aquecimento global e a elevação do nível do mar. O país pode perder seu litoral em pouco tempo e todo o seu território até o final do século. E Nauru não é um caso isolado. Somente no Pacífico Sul, diversas ilhas estão ameaçadas pelo aquecimento, tais como Samoa, Samoa Americana, Cook Islands, Fiji, Kiribati, Nova Caledônia, Niue, Pitcaim, ilhas Salomão, Tahiti e Polinésia Francesa, Tokelau, Tonga, Tuvalu, Vanuatu e Wallis e Futuna.

Essas ilhas e países insulares são representados pela AOSIS (Aliança dos Pequenos Estados Insulares) com 44 países-membros e foram elas que pressionaram a COP-21 para colocar o limite de 1,5º C no Acordo de Paris. Contudo, será muito difícil que o aquecimento global não ultrapasse esse limiar em pouco tempo. Mais difícil ainda será evitar o desaparecimento de Nauru e dos 44 membros da AOSIS. Estes países vão pagar um alto preço pelas consequências nefastas das emissões de gases de efeito estufa. São países na lista de extinção.

Mas o drama não para aí. Uma investigação conduzida pelo jornal britânico The Guardian descobriu mais de 2 mil casos de violência no centro de detenção de refugiados e solicitantes de asilo controlado pela Austrália e instalado na ilha de Nauru, no Pacífico. Este centro, informou o jornal, custa 1,2 bilhão de dólares por ano aos contribuintes australianos e é administrado pelas empresas Broadspectrum e Wilson Security. Apelidada de “Nauru Files” (Arquivos Nauru), a investigação apurou casos de abuso sexual e infantil, automutilação e as más condições em que refugiados que tentam chegar à Austrália por barco enfrentam ao serem enviadas para esse centro.

Embora o governo da Austrália negue, existem investigações que mostram em detalhes o trauma e o desespero que vivem muitas pessoas que buscaram proteção e uma vida melhor em um outro país que não será extinto pelo aquecimento global.

Referências

Government of the Republic of Nauru

Nauru: Um país ilha destruído pela mineração de fosfato

José Eustáquio Diniz Alves, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em demografia e professor titular do mestrado e doutorado em População, Território e Estatísticas Públicas da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE.

Fonte – EcoDebate de 23 de setembro de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top