skip to Main Content

Navios descartam lixo no mar, todos eles!

Navios descartam lixo no mar, imagem de navio da MSC com mancha de poluição

Navios descartam lixo no mar: mercantes, petroleiros, de guerra e de cruzeiro. Todos descartam lixo no mar

Desde 1967 frequento o mar. Quando pequeno saía com meu pai, pescador esportivo, pelo litoral de Santos, até Vitória, no Espírito Santo. Cresci, comprei meu barco e não parei mais. De lá para cá fiz três viagens pela costa brasileira, da fronteira norte até a sul. Somando todas, foram quase seis anos subindo e descendo o litoral. Flagrando  muitos absurdos que cometemos, as belezas naturais destruídas, e os mais diversos ecossistemas marinhos quase sempre desconhecidos e desrespeitados. Até um petroleiro lavando seus tanques em plena baía de Guanabara eu já vi. Navios descartam lixo no mar, esse é o comentário de hoje.

O que tenho visto nestas viagens me impressionou de tal forma que passei a fazê-las de modo profissional. Abri este site, contatei canais de televisão e passei a fazer documentários para mostrar o descalabro e procurar contribuir distribuindo informação, alertando, chamando a atenção.

A frota mundial é de 100.000 mil navios. E navios descartam lixo no mar

Já pensou? Cem mil navios cruzando os mares dia e noite sem parar. Parece pouco se comparado à frota de automóveis calculada em um bilhão de unidades. Você já parou para pensar na poluição causada por estes monstros de ferro? Fique sabendo que a emissão de CO2 de um grande navio equivale a mais de 83 mil automóveis. Cem mil navios, vezes 83 mil automóveis, é igual a 830 milhões. Quase igual à frota mundial de automóveis. Certo? A conta não é tão fácil assim. Os cem mil navios poluem muito mais. Sabe por quê? Porque o combustível dos automóveis é refinado, o dos navios, não.

Os 15 maiores navios do mundo poluem mais que toda a frota automobilística mundial. Sim, ou não?

O site Quora- ‘the best answer to any question‘, respondendo a pergunta acima, procurou o engenheiro formado na Guarda-Costeira norte americana, Josiah Toepfer, que disse:

“Os grande navios queimam óleo pesado, combustível que não é muito refinado, tem alto teor de enxofre e produz uma grande quantidade de óxido de enxofre e compostos de óxido de azoto quando é queimado. Automóveis queimam uma gasolina altamente refinada que quase não produzem enxofre, e  óxidos de nitrogênio.”

Todos soltando CO2 na atmosfera. Não é por outro motivo que conseguimos a façanha de mudar o pH dos oceanos. Antes alcalino, agora menos; mais ácido a ponto de matar corais. Mas, e o lixo destes navios, para onde vai? Navios descartam lixo no mar. Não tenha a menor dúvida. Posso afirmar que 95%  deles descartam lixo nos mares. Mercantes, de passageiros, petroleiros, ou os de guerra. A única exceção que conheço é a marinha de guerra dos Estados Unidos.

Sim!

Sabemos agora que a frota mundial de navios polui mais que a de automóveis. Mas  tem mais: navios carregam água de lastro, um problema gigantesco pela introdução de espécies exóticas. Não há país do mundo sem gravíssimos problemas gerados pelo descarte errado de água de lastro. Em nosso litoral temos centenas de problemas. O mais notório, e pior, é o mexilhão- dourado, descartado por água de lastro no rio da Prata. Ele já tomou as mais importantes bacias hidrográficas brasileiras.

Navios descartam lixo no mar

Sylvia Earle, a primeira Heroína do Planeta, e maior referência mundial na questão dos oceanos, informa em seu livro The World is Blue, minha bíblia de cabeceira que todos os interessados deveriam ler, que um reporte da Academia Nacional de Ciências publicado na década de 90 indica que…

“…seis bilhões de quilos de lixo são deliberadamente descartados nos oceanos todos os anos, a maioria vem de navios mercantes, mas não só deles, de todos os navios que cortam os mares. Mas além disso, outros 450 milhões de quilos de lixo vêm de barcos de pesca…”

Até 1990 navios de guerra dos USA eram autorizados a descartar seu lixo no mar!

Sylvia ressalta (The World Is Blue, pag. 109) que “até 1990 todo o lixo de navios de guerra dos USA eram (eles tinham permissão) descartados no mar”. E informa: “mais de 450 quilos por dia, por navio”! Segundo o wikipedia a marinha de guerra dos USA “é considerada a maior e mais poderosa do mundo, com a sua frota de batalha sendo maior do que as seguintes treze maiores marinhas combinadas. Opera 286 navios em serviço ativo”. 286 x 450 Kg =  128.700 Kg de lixo ao dia!

E as marinhas de guerra dos outros países, onde descartam seu lixo? Navios descartam lixo no mar…

Você tem dúvidas? Eu, não.  Se o país mais poderoso do mundo dava permissão para  isto até 1990, imagine os outros, menos ricos…Eu vi! Estive na Antártica várias vezes. Na última fui a bordo do Navio de Socorro a Submarinos, Felinto Perry, da Marinha do Brasil. E gravei imagens dos marinheiros jogando sacos de plástico, cheios de lixo, no mar que banha o continente dedicado à pesquisa! O continente ‘sagrado’, o único que ‘escapou das pegadas’ produzidas pela humanidade…

Cruzeiros turísticos, setor do turismo que mais cresce no mundo. E mesmo assim os navios descartam lixo no mar

É aqui que eu queria chegar. Este setor cresce a cada ano e anualmente aumentam os cruzeiros na “paradisíaca” costa brasileira como muitos incautos gostam de chamar  nossa maltratada, e não fiscalizada, zona costeira. Estes navios descartam seu lixo no mar, mesmo em Parques Nacionais Marinhos como este site já cansou de denunciar. Tenho certeza que todas as companhias de cruzeiro fazem isso, mas não tenho provas contra todas. Com algumas, sim. Tenho como provar. Vamos a elas:

Navio de passageiros é flagrado jogando lixo no mar brasileiro

Matéria de 23 de dezembro de 2013. “O passageiro Sérgio da Silva Oliveira, filmou funcionários do navio da MSC jogando diversos sacos de lixo em alto mar e denunciou a empresa para o Ministério Público. Como se trata de uma empresa estrangeira, o promotor vai encaminhar o caso aos órgãos responsáveis”.

O lixo da MSC e as vítimas de cruzeiros: violência sexual, tráfico de drogas e contaminação

De 5 de fevereiro de 2014: “A TV Senado, no dia 17 último, apresentou, no programa Diplomacia, uma reportagem de 14 minutos sobre os problemas cada vez mais comuns, maiores e perigosos dos cruzeiros marítimos que “cortam” a costa brasileira”….”Números apresentados no programa, de acordo com a Organização das Vítimas de Cruzeiros (OVC), dão conta que, de 1998 a 2012, foram contabilizadas 1.429 pessoas vítimas de violência sexual  dentro desses transatlânticos, 171 desapareceram no mar e 50 mil apresentaram algum tipo de contaminação”…”a periculosidade e a insalubridade de alguns cruzeiros voltaram ao destaque jornalístico, no início deste ano, por conta de denúncia filmada de um passageiro do navio MSC Cruzeiros, onde mostra o descarte, criminoso. Navios descartam lixo no mar brasileiro”…

Assista ao vídeo sobre descarte de lixo no litoral brasileiro

Mais um navio-porcalhão?

22 de fevereiro de 2014. “Neste sábado, 22 de fevereiro, o Estadão trouxe a matéria: “Búzios fecha praia após contaminação no mar“. Ela conta que “pelo menos 60 pessoas apresentaram sintomas de intoxicação após frequentar a Praia da Tartaruga, em Búzios, na Região dos Lagos …”A água tinha uma mancha de um produto químico ainda desconhecido. A suspeita é de que um navio tenha despejado na água uma substância para diminuir o mau cheiro de banheiros químicos”…

Navios descartam lixo no mar, imagem de navio da MSC com mancha de poluiçãoEis a prova do navio porcalhão da MSC
Pode parecer coisa pequena mas não é. Neste verão Búzios deve receber 136 navios, de acordo com o site da prefeitura . Portanto, olho vivo! Atualmente o Brasil é o quinto país mais procurado para cruzeiros de passageiros.Indícios de novo descarte dos navios, desta vez o MSC Preziosa26 de fevereiro de 2014: Navios descartam lixo no mar.  A matéria dizia…” mais uma vez o blogueiro Dener Giovanni sai na frente e publica a denúncia. Cumprindo as regras do bom jornalismo Dener  ouviu o “outro lado”. Entrou em contato com a assessoria da MSC e recebeu esta mensagem de Renata Asprino- diretora de atendimento da Máquina RP:

“É possível que seja lodo, algas, plantas e outras coisas presentes no fundo do mar. Este tipo de mancha é comum quando os grandes navios passam em áreas mais rasas, fazendo com que o que está no solo suba até a superfície. Acredito que seja isso que a passageira filmou, já que passa a impressão de sujeira e na verdade é de materiais do próprio fundo do mar.”

É possível que seja lodo…sei, não. Veja a denúncia de Dener, link acima, e ouça a entrevista gravada com a passageira Vanessa. Ela conta detalhadamente como foi o descarte de lixo.

Navio porcalhão, aqueles navios que descartam lixo no mar, é da MSC

8 de janeiro de 2014: Inconformado com a falta de uma resposta clara às denúncias de Dener Giovanni, o Mar Sem Fim entrou em contato com a MSC exigindo um esclarecimento. Recebemos esta resposta: “Oi KK, Realmente, podemos ter problemas. Este denunciante do Paraná não sossegará enquanto não obter bons espaços com esta história de resíduos no mar. A Companhia foi acionada juridicamente, pelo MP no Paraná? Quanto ao Dener, hum..ele é blogueiro mesmo, de Santa Catarina, e mantém o espaço dele atualizado no portal do Estadão. Também tem site bem organizado. Ou seja, está então bastante interessado no tema/notícia. A imprensa, neste momento de retorno de réveillon (sic) está meio carente de assuntos, ainda.”

Note o deboche: “Oi KK… A imprensa, neste momento de retorno de réveillon (sic) está meio carente de assuntos, ainda.” Deboche, ou não?

Des- ‘Armonia’ no mar do Brasil. A campanha contra a MSC continua!

9 de janeiro de 2014: “Mais um internauta confirma a ação criminosa da MSC e navios descartam lixo no mar brasileiro.  O internauta Mário conta sobre a viagem a bordo do “Armonia”, da MSC, em 2008, quando flagrou o descarte de lixo entre Ilha Grande e Ilhabela. Mário disse o seguinte:

“Engraçado, no verão de 2008 eu já havia presenciado isso. Indignado, escrevi para diversos meios de comunicação, mandei fotos que tirei na popa do navio com o lixo sendo despejado entre as ilhas Grande e Ilhabela, fui procurado por vários jornalistas, mas ninguém publicou nada!”

Mais críticas e reclamações contra a MSC, dona do “Navio-Porcalhão

27 de janeiro de 2014: Nesta matéria do Mar Sem Fim dizíamos que…”Hoje recebi nova denúncia contra a MSC sobre um cruzeiro que aconteceu em 2011, de Santos para Buenos Aires, quando o MSC Ópera bateu no pier do porto de Buenos Aires. Mais uma vez a MSC não deu satisfação aos passageiros.

“Reportagem feita pela rede Record de Santos sobre o Navio Cruzeiro MSC Ópera quando saía do Porto de Buenos Aires – AR e chocou com o pier (deck) – indignação dos passageiros e tripulantes, pois a empresa sequer nos manteve informados, sendo que ficamos parados por mais de 8 horas em alto mar para reparos, o que ocasionou a não ida a Punta del Leste. Sem contar que chegamos atrasados em BA. As. e ficamos apenas 1 dia o que era para ser dois. O que mais impressiona é o descaso da companhia junto aos seus passageiros.

Assista à reportagem

É assim que a MSC trata, ou melhor destrata, seus consumidores.

MSC Cruzeiros: a porcalhona!

4 de abril de 2014: Neste post do Mar Sem Fim alertávamos que…’Agora aconteceu coisa pior: a empresa MSC Cruzeiros é acusada de manter trabalhadores em regime escravo!!’ A matéria saiu pelo G1 BA…

“Procuradores e auditores fiscais do trabalho resgataram 11 funcionários da MSC Crociere, empresa que explora cruzeiros marítimos, que estavam em condições de trabalho análogo ao de escravos, no Porto de Salvador. Eles estavam a bordo do navio MSC Magnifica…De acordo com o Ministério Público do Trabalho na Bahia, os funcionários trabalhavam por 11 horas diárias, além de sofrer assédio moral e sexual, dentre outras irregularidades identificadas, como humilhações e cobranças excessivas…A investigação, iniciada no Porto de Santos, litoral de São Paulo, já havia colhido alguns depoimentos que revelavam a situação análoga à de escravo que sofriam no navio…Trabalhadores foram resgatados do navio MSC Magnifica”

Navios descartam lixo no mar,imagem de policiais retirando trabalhadores escravos do navio MSC MagníficaPoliciais retirando trabalhadores escravos do navio MSC Magnífica. Foto: Rogério Paiva/Divulgação)
Preste muita atenção ao escolher sua viagem a bordo de navio de cruzeiro. Por que navios descartam lixo no marAs companhias que vêm ao Brasil já deram inúmeras provas de descaso. Então, está em suas mãos. Como o blogueiro Dener Giovanni fechou sua matéria…fecharemos a nossa. Com duas imagens. Preste atenção.

Navios descartam lixo no mar, imagem de navios da MSCUm sonho idílico pode acabar muito mal…Navios descartam lixo no mar. Veja a foto seguinte.

Navios descartam lixo no mar, imagem de animal morto na praiaAnimal morto na praia por poluição…já que navios descartam lixo no mar
Navios da MSC descartam lixo no mar, mas ela não é a única
rincess Cruises, o Caribean Princess foi repreendido.

Navio porcalhão: Caribean Princess paga multa.

Fonte – João Lara Mesquita, Mar de Fim de 13 de abril de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top