skip to Main Content

Nova lei comunitária pode acabar com televisores plasma

proyce

Diário Digital / Lusa de 12 de janeiro de 2009

Os televisores plasma podem ter os dias contados na Europa caso entre em vigor uma nova lei comunitária de protecção do ambiente, que fixa metas de desempenho para televisores, noticia hoje a imprensa britânica.
Uma nova lei comunitária de protecção ambiental, que fixa metas de desempenho para televisores, pode significar o fim da comercialização de grandes televisões plasma na União Europeia (UE), segundo o jornal inglês “Telegraph”.

A legislação, que está a ser preparada por Bruxelas e os 27 Estados-membros da UE, pretende estabelecer padrões mínimos para televisores e impedir que aparelhos que consomam muita energia ou emitam quantidades elevadas de gás carbónico sejam comericializados no espaçao europeu, indica a mesma fonte.

Segundo a UE, as televisões plasma consomem mais do dobro de energia que os modelos de LCD e de tubo. Enquanto uma televisão de plasma de 42 polegadas consome 822 kilowatts de energia por ano, um televisor do mesmo tamanho de LCD consome 350 kilowatts durante o mesmo espaço de tempo.

“Padrões mínimos de desempenho devem ser estabelecidos na Europa durante esta Primavera e isso deve levar ao fim das televisões mais ineficientes”, adianta a UE.

A proposta de legislação prevê, também, que os televisores mais eficientes passem a ser rotulados com um novo sistema de indentificaçao energética, que permita às pessoas identificarem os modelos mais eficientes.

De acordo com o Departamento para o Ambiente, Alimentos e Questões Rurais do Reino Unido, o tamanho das televisões aumentou consideravelmente nos últimos anos e, com isso, também o consumo de energia dos lares.

Diário Digital / Lusa

O mesmo vale para lâmpadas quentes que DEVEM ser trocadas por lâmpadas fluorescentes ou LEDs ou OLEDs e isto é simples, como as lâmpadas quentes – incandescentes, dicróicas – queimam muito rápido, é só se organizar para quando uma lâmpada queimar, você se se lembrar de que a lâmpada substituta TEM que ser lâmpada fria, que consome 10 vezes menos energia e dura 10 vezes mais.

Quando for renovar os eletrodomésticos, os eletroeletrônicos, consultar a tabela de eficiência energética que está estampada em todo eletrodoméstico no Brasil e optar sempre pelo que consome menos.

Você pode achar uma besteira, afinal o que são 10w a mais ou a menos, mas se você multiplicar isso por quase 200 milhões, que é a população do país, a diferença de consumo final é absurda, pode significar um ecosistema salvo por não haver necessidade de construir-se mais uma usina hidrelétrica.

A Califórnia – USA – não aumenta seu número de usinas desde a década de 1980, pois desde esta época o governo daquele estado vem investindo em leis e regulamentações para diminuir a energia consumida pela população.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top