skip to Main Content

Novo material provê luz constante por 12 anos sem eletricidade

 

Terra.com 

A companhia MPK Co. desenvolveu um novo material luminoso capaz de gerar luz constante por 12 anos sem abastecimento de energia elétrica. Baseado na chamada litroenergia, o novo material é composto de micropartículas luminosas chamadas litrosferas, atóxicas e baratas, chegando a substituir uma lâmpada incandescente de 20 watts, conforme o site Treehugger.

Criada com base em tecnologia betavoltaica, que utiliza como fonte de energia um gás radiativo, as litroesferas são manufaturadas de modo a produzir uma leve emissão de elétrons incapazes de penetrar o vidro ou a parede de polímero em que forem colocados, explica o site Gizmodo.

A luz emanada pode ser projetada para brilhar em qualquer cor, além de poder ser moldada ou acrescentada à tinta. Para iluminar um pedaço de plástico de 21 x 27 cm o material empregado custaria apenas US$ 0,35.

“A tecnologia tem potencial para economizar bilhões em custo energético no mundo, a litroenergia ultrapassa todas as opções de iluminação conhecidas por custo, durabilidade, confiabilidade e segurança”, diz Steve Stark, da MPK.

A companhia prevê que o invento será utilizado primeiro em equipamentos de segurança.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top