skip to Main Content

Novo plástico, com decomposição mais rápida que o comum, divide opiniões

 

Wolfgang Binder

Jornal Folha de Sao Paulo de 14 de setembro de 20007

As soluções para minimizar os impactos que os sacos plásticos causam ao ambiente dividem especialistas e, em vários Estados, têm colocado em lados opostos os que defendem a utilização de um novo tipo de plástico fabricado com um aditivo que acelera sua decomposição e os que entendem que essa solução também causa estragos ao ambiente.

O governo de São Paulo vetou, em julho, um projeto de lei do deputado estadual Sebastião Almeida (PT) que obrigava comerciantes a adotar sacolas plásticas de mais rápida decomposição – oxi-biodegradáveis. No Paraná e no Rio Grande do Sul, as Assembléias Legislativas discutem a aprovação de projetos de mesmo teor.

Em São Paulo, a principal razão apresentada pela Secretaria do Meio Ambiente para o veto à exigência do plástico oxi-biodegradável foi que ele é produzido com aditivos químicos que contaminariam o solo e as águas – tese com a qual os defensores do produto não concordam. Para a secretaria, melhor seria esperar a produção de plásticos produzidos a partir do milho ou da cana-de-açúcar.

Tanto o plástico oxi-biodegradável quanto o produzido a partir do milho ou da cana -chamados de biodegradáveis- têm decomposição muito mais rápida do que os hoje utilizados. O plástico comum leva pelo menos cem anos para se decompor -os oxi-biodegradáveis, de 18 meses a três anos. A principal diferença entre os dois é que, no caso do oxi-biodegradável, ele é comumente produzido a partir de derivados do petróleo. No caso dos biodegradáveis, são fontes renováveis de energia, menos poluentes.

“O melhor seria não usar plástico, não importa se é o usual ou o degradável”, diz Sabetai Calderoni, do Instituto Brasil Ambiente. O ambientalista cita experiências feitas nos EUA e na Suíça de desestímulo ao uso do plástico em troca de sacolas de lona ou pano.

O pesquisador do Instituto de Mudanças Globais da Coppe/UFRJ, Luciano Basto, pondera que ainda não há substituto para o plástico, seja ele degradável ou não, no que diz respeito ao lixo doméstico.

“Hoje, acho improvável que alguém deixe de usar lixeira sem saco de plástico. Acho que a grande discussão seria como é possível gerar menos lixo. Para isso, é preciso rever nosso padrão de consumo. É como se resolvêssemos o problema da unha encravada. É importante fazer isso, mas o problema continua sendo o sapato que usamos, e não a unha.”

Antônio Gois
Da sucursal do Rio

Este Post tem 8 Comentários

  1. Eu tenho um trabalho de Estudos Amazonicos e eu preciso saber quanto tempo se decompõe todos os tipos de plastico, canudinhos, sacolas e outros.
    Willney nilson Silva Rodrigues

  2. Eu estou fazendo um trabalho sobre a lata de aluminio e lata de zinco e preciso saber quanto tempo eles duram…Valeu!esperem que vocês me ajudem…
    Suelen Freire

  3. Olá, boa noite a todos! Sou aluno de Unijorge – Centro univercitário em Salvador-Ba, Av. Paralela s/n. Gostaria de poder ajudar no processo de reciclagem de plasticos e outros elementos mais (focando o plastico), pois, assisti uma reportagem na Globo no programa Pequenas empresas e grandes negocios que falava sobre esse processo de reciclagem onde foi especificado o tipo de material (plastico) que se decompõe em tres meses. Gostaria de rever essa reportagem novamento para adquirir mas informações sobre esse tipoque que por gentelesa me mantenham informado. Quero poder contribuir para a preservação do meio ambiente pois isso é questao de sobrevivencia. Um grande abraço a todos e tenham um otimo trabalho. passar bem…

  4. Queria saber mais sobre os malefícios que a decomposição dos plásticos trazem para o mundo. Por favor me ajudem, eu vou precisar para o meu trabalho.

  5. Ei eu não encontro nada que preciso nesse site. Preciso de mais informações sobre a decomposição de todos os tipos de plásticos. Por favor me ajudem. Tenham um ótimo trabalho pela frente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top