skip to Main Content

Novo relatório oferece perspectivas globais sobre os esforços para combater a poluição por plásticos

poluição por plásticosFoto: ONU Brasil

  • Um novo relatório da ONU Environment analisa o estado da poluição de plástico em 2018.
  • O relatório oferece a primeira avaliação global abrangente de ações do governo contra a poluição por plásticos.
  • A análise apresenta as melhores práticas e lições aprendidas em estudos de casos sobre proibições de uso único, impostos e outras formas de intervenção governamental.
  • Especialistas da ONU sugerem um roteiro de dez passos para os formuladores de políticas.

Lançado ontem, um novo relatório da ONU Ambiental encontra um impulso crescente nos esforços globais para combater a poluição por plásticos. A primeira contabilidade desse tipo indica que os governos estão aumentando o ritmo de implementação e o escopo de ação para restringir o uso de plásticos descartáveis.

No que é enquadrado como a primeira revisão abrangente do “estado dos plásticos”, a UN Environment reuniu experiências e avaliações das várias medidas e regulamentos para superar a poluição do plástico em um relatório : “Single-use Plastics: A roadmap for Sustainability” [Plásticos descartáveis: um roteiro para a sustentabilidade].

Essa visão global, desenvolvida em cooperação com o governo indiano e o Ministério do Meio Ambiente, Florestas e Mudanças Climáticas, apresenta estudos de caso de mais de 60 países. O relatório analisa as relações complexas em nossa economia de plásticos e oferece uma abordagem para repensar como o mundo produz, utiliza e gerencia plásticos de uso único.

Entre as recomendações estão ações específicas que os formuladores de políticas podem adotar para melhorar a gestão de resíduos, promover alternativas ecológicas, educar consumidores, permitir estratégias voluntárias de redução e implementar com sucesso proibições ou impostos sobre o uso e a venda de plásticos descartáveis. O relatório foi lançado hoje em Nova Delhi pelo Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi, e pelo Chefe do Ambiente da ONU, Erik Solheim, por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente.

“A avaliação mostra que a ação pode ser indolor e lucrativa – com enormes ganhos para as pessoas e o planeta, que ajudam a evitar os onerosos custos da poluição”, disse Erik Solheim, Chefe de Meio Ambiente da ONU, no prefácio do relatório. “Plástico não é o problema. É o que fazemos com isso.

Entre as principais conclusões, o relatório afirma que as cobranças e proibições do governo – quando adequadamente planejadas e aplicadas – têm estado entre as estratégias mais eficazes para limitar o uso excessivo de produtos plásticos descartáveis. No entanto, o relatório cita a necessidade fundamental de uma cooperação mais ampla entre as partes interessadas do setor empresarial e privado, oferecendo um roteiro para as soluções upstream, incluindo a responsabilidade ampliada do produtor e incentivos para a adoção de uma abordagem mais circular da economia na produção e consumo de plástico.

O relatório reconhece que as práticas de gerenciamento de resíduos e geração de lixo plástico de uso único diferem entre as regiões. Embora nenhuma medida isolada contra a poluição seja igualmente eficaz em todos os lugares, os autores descrevem 10 medidas universais para os formuladores de políticas abordarem a questão em suas comunidades.

Sob o tema: “Beat Plastic Pollution”, o Dia Mundial do Meio Ambiente 2018 fez um apelo para que indivíduos, governos, o setor público e privado examinem soluções conjuntas para reduzir o pesado fardo da poluição plástica em nossos lugares naturais. e nossa própria saúde.

Fontes – ONU Environment / EcoDebate de 06 de junho de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top