skip to Main Content

ONU Meio Ambiente lista seis questões ambientais para ficar de olho em 2018

Um dos focos de 2018 será combater a poluição por plásticos. Foto: pixabay/meineresterampe (CC)

A ONU Meio Ambiente listou as principais ameaças ambientais que precisarão ser enfrentadas este ano. Entre elas, estão os danos provocados nos recifes de corais, a poluição por plástico dos mares e oceanos, entre outras. Veja a lista completa.

1. Recifes de coral

Três quartos dos recifes de corais do mundo estão sob risco. Foto: pixabay/marcelokato (CC)Três quartos dos recifes de corais do mundo estão sob risco. Foto: pixabay / marcelokato (CC)

Com três quartos dos recifes de corais do mundo já sob risco — devido a ameaças que vão desde espécies invasivas à acidificação do oceano e poluição por protetores solares — a hora da ação é agora. A Iniciativa Internacional para os Recifes de Coral escolheu 2018 como o Ano Internacional dos Recifes de Coral. As ações já começaram em Fiji, com o anúncio governamental de importantes locais de preservação. A ONU Meio Ambiente já começou uma análise detalhada da situação dos recifes de coral no Pacífico. Aguarde mais notícias e ações sobre o tema durante o ano.

2. Poluição por plástico

Um dos focos de 2018 será combater a poluição por plásticos. Foto: pixabay/meineresterampe (CC)Um dos focos de 2018 será combater a poluição por plásticos. Foto: pixabay/meineresterampe (CC)

Com base no impulso gerado pela Assembleia Ambiental da ONU do ano passado, um grande foco será dado este ano no sentido de combater a poluição por plástico — eliminando as sacolas descartáveis, banindo os microbeads (micropartículas de plásticos) nos cosméticos e promovendo o uso de alternativas sustentáveis. A expectativa é de que haja mais notícias e importantes anúncios sobre este tema, incluindo de companhias multinacionais, em 2018.

3. Deixar o mundo dos esportes mais verde

ONU Meio Ambiente prevê compromissos de sustentabilidade por parte de importantes organizações esportivas. Foto: pixabay/adege (CC)ONU Meio Ambiente prevê compromissos de sustentabilidade por parte de importantes organizações esportivas. Foto: pixabay/adege (CC)

Com as Olimpíadas de Inverno em Pyeongchang, na Coreia do Sul, no mês que vem, a Copa do Mundo da Rússia, em junho e julho, e os Jogos Olímpicos de Verão da Juventude, em Buenos Aires, em outubro, 2018 será um ano esportivo. Fique atento aos anúncios de novos compromissos de sustentabilidade de importantes organizações esportivas. Com bilhões de fãs de esporte no mundo todo, o impacto potencial é enorme.

4. Meio ambiente e migração

Campo de refugiados na fronteira entre Uganda e Sudão do Sul. Foto: UNMISSCampo de refugiados na fronteira entre Uganda e Sudão do Sul. Foto: UNMISS

Em dezembro, a comunidade internacional irá se reunir nos Marrocos para tentar fechar um novo pacto para migrantes e refugiados. As mudanças climáticas e a degradação ambiental já foram oficialmente reconhecidas como impulsionadores da migração — um fato que, corroborado pelos desastres relacionados ao clima, continuam a gerar manchetes na imprensa.

5. Cidades e mudanças climáticas

São Francisco, Estados Unidos. Foto: pixabay suyashdixit (CC).São Francisco, Estados Unidos. Foto: pixabay suyashdixit (CC).

Um importante tema de 2018 será como as cidades do mundo podem liderar a redução da emissão de gases do efeito estufa e desenvolver formas inovadoras de se adaptar às mudanças climáticas. Momentos importantes nessa frente será a Conferência de Cidades Resilientes que ocorre em abril em Bonn, na Alemanha, e a Cúpula de Ação Global para o Clima, que será realizada em setembro em São Francisco, nos Estados Unidos.

6. Grandes felinos

O leopardo da neve. Foto: pixabay/Pixel-mixer (CC)O leopardo da neve. Foto: pixabay/Pixel-mixer (CC)

No último século, o mundo perdeu 95% de sua população de tigres. Em apenas 20 anos, a população de leões na África caiu mais de 40%. Leopardos da neve, onças e espécies similares também estão em perigo devido à perda de seus habitats, à caça e outros tipos de ameaças. Em 2018, a expectativa é de que haja novas iniciativas para proteger os grandes felinos do mundo.

Fonte – ONU Brasil de 31 de janeiro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top