skip to Main Content

Palestra para as madeireiras de Maringá

No dia 30 de junho de 2007, sábado, proferimos uma palestra aos donos de madeireiras de Maringá nas dependencias da ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá.

Falamos incialmente do projeto mata ciliar e da importância de se plantar árvores e deles adquirirem somente madeiras replantadas e certificadas.

Falamos também do nosso SELO EMPRESA AMIGA DO PLANETA, de como eles podem economizar em suas empresas e ainda ajudar o planeta.

Dicas simples, como implantação de aquecedor solar de baixo custo em suas empresas, nos oferecemos para dar o curso de montagem do aquecedor de materiais reciclados para os funcionários das madeireiras – o chuveiro representa 30% da conta de energia elétrica de uma residência – e assim a cada mês os funcionários podem se reunir e montar um aquecedor para um dos funcionários.

Ficamos à disposição para cursos e palestras, inclusive curso de sabão feito de óleo de cozinha usado, para os funcionários e proprietários das empresas.

Falamos também da troca das lâmpadas incandescentes das empresas e das casas dos funcionários por lâmpadas fluorescentes que duram 10 vezes mais e consomem 10 vezes menos – para se ter idéia da quantidade, 20% da conta de energia elétrica de uma residência vem das lâmpadas – e a destinação correta destas lâmpadas, por favor, nunca jogue lâmpadas no lixo comum, sáo altamente agressivas ao meio ambiente – para maiores informações a respeito de destinação correta de lâmpadas fluorescentes, visite o site www.nortevisual.com.br.

Falamos também sobre economia de água, troca de monitores convencionais por monitores de LCD que consomem 4 vezes menos que os convencionais, reciclagem, destinação de resíduos e por fim falamos dos projetos da FUNVERDE.

Os estagiários distribuiram folder com os projetos da FUNVERDE e falaram sobre os projetos que estão participando.

Os empresários ficaram sabendo dos questionários das pesquisas e foram avisados que serão visitados.

O papel de uma fundação – pelo menos o da FUNVERDE – é transmitir conceitos, mudar padrões de produção e consumo, conforme diz a agenda XXI.

Esse deveria ser o papel do primeiro setor, mas como a maioria deles está pouco se lixando para o país, as ongs sérias ocupam este espaço para educar a população.

Nós pagamos nossos impostos – e ai se não pagarmos – para termos educação – inclusive educação ambiental -,  saúde, enfim, serviços básicos, mas temos que pagar os impostos e ainda pagar por estes serviços ou fazê-los, porque o dinheiro dos nossos impostos estão sendo utilizados para engordar os leitões novos e os porcos cevados, que são nossos políticos.

Se o governo desse educação ambiental para a população adulta, nossos aterros teriam sua vida útil multiplicada, nossos rios não estariam poluídos, nossas árvores não estariam sendo arrancadas.

Mas isso nunca vai acontecer no Brasil, porque os políticos só se elegem para arrombar os cofres do estado, que estão cheios de nosso dinheiro – afinal trabalhamos 4 meses por ano só para pagar impostos, para sustentar políticos.

Então continuamos com nosso trabalho de dar educação ambiental para adultos, que é o mais difícil, porque para crianças é fácil ensinar, elas não tem maus hábitos arraigados, mas as crianças irão demorar muito para se tornarem consumidores e o mundo está indo ralo abaixo.

Temos que mudar a atitude dos adultos, porque são eles que estão destruindo o mundo com seu consumismo, com sua preguiça para reciclar, para mudar, sempre se preocupando com seu umbigo.

Parece que finalmente as pessoas estão preocupados com o futuro do mundo, mas ainda quase ninguém está ocupado em mudar o futuro do mundo.

Não poderíamos deixar de agradecer a diretoria da ACIM – Associação Comercial e Empresarial de Maringá pelo emprestimo do local. Nossa parceira, sempre nos ajudando quando precisamos.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top