skip to Main Content

Para onde vai o lixo?

Jan Pleiter

O estado de são paulo de 23 de fevereiro de 2008

Thaís Pinheiro

Abrir uma embalagem de brinquedo, fazer esculturas de papel, comer um pacote de bolachas… Tudo o que sobra das brincadeiras e da comilança vai parar direto na lixeira.

A cidade de São Paulo produz 12 mil toneladas de “restos” por dia. E depois? Aonde vai tanta tranqueira? Precisamos consumir menos e reciclar mais e, assim, não deixar que o lixo tome conta do nosso planeta.
 
Para contribuir, uma boa alternativa é reaproveitar. Aliás, você conhece a coleta seletiva? O Estadinho vai mostrar o caminho que o lixo faz, desde sua casa até o destino final: o aterro sanitário. Entenda também a reciclagem e mãos à obra!

1. Lugar certo

Em casa, tudo o que sobra é colocado em sacolas de lixo, certo? Esses sacos vão para as lixeiras, na rua. Na cidade de São Paulo, todo esse lixo é recolhido três vezes por semana. Uma dica: não deixe o lixo em qualquer lugar e não o coloque na rua nos dias em que o caminhão não faz a coleta. Dessa forma, evita-se que a água da chuva leve embora as sacolas, que animais rasguem os sacos e que insetos e ratos apareçam.

2. Separação

Além da preocupação com bichos, é preciso atenção com materiais perigosos. Um copo quebrado, por exemplo, pode machucar os coletores do caminhão de lixo. Você pode evitar acidentes embrulhando os objetos cortantes em papel, antes de jogá-los fora. Para facilitar o trabalho nos aterros, coloque em sacolas diferentes os produtos que podem ser reutilizados ou reciclados.

Separe seu lixo em 2 sacos, 1 para o que pode ser reciclado, 1 para o que pode ser compostado, que são os restos de comida e o terceiro para o que não pode ser reciclado nem compostado, o chamado rejeito.

3. Distribuição

Nas chamadas estações de transbordo, o lixo é separado. O que pode ser reciclado e reaproveitado fica por lá. Já o material orgânico, que não pode ser reutilizado, é passado para outro caminhão e segue viagem. Por isso, quando as pessoas não embalam o lixo corretamente, o trabalho fica mais difícil.

4. Proteção

Este é o ponto de chegada. No aterro, o lixo é depositado sobre um plástico impermeável (que não permite a passagem de líquidos) para proteger o solo. Em seguida, o lixo é coberto com uma camada de terra e com outro plástico – e assim por diante. Todo esse cuidado é para evitar que o líquido que sai do lixo (chorume) contamine a água. Esse chorume é direcionado para um lugar próprio e depois tratado. Por dia, o aterro São João, na zona leste da capital, retira 70 caminhões de chorume.

Se fosse feita a compostagem não haveria chorume, o lixo orgânico seria transformado em adubo.

Novinha

Depois de tomar um suco, o que fazer com a latinha? Reciclar! Para produzir uma lata a partir de outras recicladas, uma quantidade bem menor de energia é consumida. Uma economia que vale a pena!

Não tome refrigerante ou cerveja em lata, só consuma bebidas em garrafas de vidro retornáveis.

Na moda

Ninguém quer (e nem consegue) esperar 400 anos para ver uma garrafa plástica desaparecer, não é? Uma garrafa PET pode virar arte e até camiseta!

Não use PET, não custa repetir, só consuma bebidas em garrafas de vidro retornáveis.

Resistente

Se os pneus não forem reaproveitados, eles demoram até 600 anos para se decompor! Você sabia que eles podem virar asfalto, bolsas e até sandálias super-resistentes?

Este Post tem 12 Comentários

  1. maneiras de descartar o lixo em uma cidade. Explique as vantagens e as desvantagens de cada método.
    Resposta: as vantagens=as vantagens se relacionam com economia de energia e matéria prima, melhorias na saúde e comportamento do trabalhador.
    Desvantagens=poluir a cidade, trazer bichos indesejáveis, problemas na saúde etc.

  2. eu axo q vcx deveria publica corretamente pra onde vai o lixo…
    eu gostaria de saber pra onde vai o lixo de valinhos.. sabendo q os aterros sanitarios ja se esgorarao… e ai vem a interrogacao.. pra onde vai o lixo de valinhos????
    vcx pode purfavos me informa issu e tbm se possivel entra me contato com a prfeitura de valinhos e saber quanto se gasta pra manda o lixo para outra cidade e quanto a cidade cobra pra q o nosso lixo de valinhos fique la??

    grata.. me resp logo…
    bjo nathalia!!

  3. Eu acho que , as informaçoes que voces pasan e otima ,poque todas ,as pessouas devemsaber diso ,para nao cometer eros para a saúde.
    E eu também acho que voces deveria aproveitar que esta falando sobre o lixo , e alerta sobre a dengue ,eu nao to falando que o que voces fez e ruín porque eu adorei o que voces escreverão falando sobre o lixo ,eu so acho que voces deverião falar sobre adengue, para alerta a populaçao …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top