skip to Main Content

Pela rotulagem dos transgênicos

Senadores,

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que fere um direito adquirido por nós consumidores.

A retirada do símbolo que identifica os alimentos transgênicos é uma afronta ao nosso direito de escolher se queremos ou não consumir esse tipo de alimento.

Desde 2012 a reputação dos transgênicos foi abalada.

A publicação da pesquisa do francês Seralini de dois anos com ratos alimentados com transgênicos cujo resultado foram tumores gigantes, reabriu a discussão sobre a propalada inocuidade dos transgênicos.

A Organização Mundial da Saúde reconheceu que o glifosato, o agrotóxico mais usado nas plantas transgênicas, é potencialmente cancerígeno.

Antes da soja transgênica aparecer “oficialmente” no mercado brasileiro, o limite máximo do agrotóxico glifosato aceitável pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) passível de presença em soja, era de 0,2 miligrama por quilo de grão. No período próximo a liberação do cultivo de soja transgênica no Brasil, a ANVISA, pressionada pela indústria dos agrotóxicos, decidiu aumentar o índice aceitável de glifosato presente no grão em 50 vezes, ou seja, de até 10 miligramas de glifosato por quilo de grãos de soja transgênica.

Não tem como não reconhecer o aumento vertiginoso dos casos de câncer no Brasil.

O Instituto Nacional do Câncer recentemente divulgou um alerta relacionando essa epidemia de câncer com o largo uso de agrotóxicos nos alimentos e que um dos responsáveis por esse crime é a plantação de transgênicos que exige muito veneno.

A Abrasco também recentemente lançou um Dossiê afirmando que cada brasileiro consome em média 7,3 litros de agrotóxicos por ano nos alimentos.

Por isso pedimos que o Senado não só não aprove esse projeto de lei, como exija que a lei da rotulagem com o triângulo amarelo com o T seja mais rigorosa, pois sabemos que muitos alimentos tem ingredientes transgênicos e não são rotulados.

Quem quiser mandar essa carta, ou ainda acrescentar mais detalhes pros Senadores, aqui vai a lista dos Senadores, seus telefones, fax e emails: http://www.senado.leg.br/senadores/

Estudo do professor Seralini

OMS e o glifosato

Posicionamento do Inca

Dossiê Abrasco

Fonte – Terra sem Transgênicos

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top