skip to Main Content

Pesticidas neonicotinoides reduzem significativamente o número de grãos de pólen que uma abelha pode coletar

abelhaFoto: University of Stirling

A pesquisa, realizada por uma equipe na Faculdade de Ciências Naturais, descobriu que doses realistas de um pesticida neonicotinoide afetam o comportamento das abelhas – em última análise, interferindo com o tipo de vibrações que produzem ao coletar o pólen.

A Dra. Penelope Whitehorn, pesquisadora da Universidade de Stirling, que liderou a pesquisa, disse: “Nosso resultado é o primeiro a demonstrar mudanças quantitativas no tipo de zumbidos produzidos por abelhas expostas a níveis realistas de neonicotinoides no campo .

“Nós também mostramos que as abelhas polinizadoras expostas ao pesticida também coletam menos grãos de pólen”.

A Dra. Whitehorn, trabalhando com o professor associado Mario Vallejo-Marin, analisou um tipo complexo de polinização, em que as abelhas usam vibrações para remover o pólen das flores. Eles estudaram colônias cativas de abelhas visitando flores polinizadas, monitorando seu comportamento e coletando zumbidos de abelhas usando microfones.

Os cientistas então analisaram o sinal acústico produzido durante a polinização para detectar mudanças no comportamento do zumbido ao longo do tempo. Eles descobriram que a exposição crônica ao pesticida, em níveis semelhantes aos encontrados em campos agrícolas, interferiu com as vibrações das abelhas ao coletar o pólen, que, por sua vez, reduziu a quantidade de pólen coletada.

A Dra. Whitehorn explicou: “Descobrimos que as abelhas de controle, que não estavam expostas ao pesticida, melhoraram sua coleção de pólen à medida que adquiriam experiência, o que interpretamos como uma habilidade para aprender a melhorar a polinização.

“No entanto, as abelhas que entraram em contato com o pesticida não coletaram mais pólen à medida que ganharam mais experiência e, no final do experimento coletado, entre 47% e 56% menos de pólen em comparação com as abelhas controle”.

Dr. Vallejo-Marin disse: “Nossos achados têm implicações para os efeitos dos pesticidas nas populações de abelhas, bem como os serviços de polinização que elas fornecem. Eles também sugerem que a exposição a pesticidas pode prejudicar a capacidade das abelhas de realizar comportamentos complexos, como a polinização.

“O próximo passo nesta pesquisa seria estabelecer o mecanismo pelo qual o pesticida está afetando as abelhas. Pensamos que os pesticidas podem estar afetando a memória e a capacidade cognitiva das abelhas, o que pode ser muito importante na condução de comportamentos complexos”.

O estudo foi publicado em Scientific Reports.

Referência

Neonicotinoid pesticide limits improvement in buzz pollination by bumblebees
P. R. Whitehorn, C. Wallace & M. Vallejo-Marin
Scientific Reports 7, Article number: 15562 (2017)
doi:10.1038/s41598-017-14660-x

Fontes – University of Stirling, tradução e edição Henrique Cortez, EcoDebate de 16 de novembro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top