skip to Main Content

Piada do dia

Recebemos um folder de um amigo que esteve em Belo Horizonte, foi a um supermercado e que ficou horrorizado ao receber o mesmo, porque é, como nós da FUNVERDE, um dos que aprovam a tecnologia de plástico oxi-biodegradável, por ser ambientalmente mais amigável que o plástico convencional.

Claro que o ideal para embalagens de único é a sacola retornável, mas enquanto não conseguimos aprovar leis para banir de vez a sacola de boca de caixa, esta é a tecnologia que a FUNVERDE apóia, dissemina e incentiva.

E sempre haverá uso para o plástico, como nas embalagens de LFV – legumes frutas e verduras, embalagens para alimentos, sacos de lixo, daí tem que ser plástico oxi-biodegradável – que ao invés de ficar 500 anos poluindo o planeta, em apenas 18 meses já tera sido consumido por microorganismos.

Por favor, leia a matéria e depois os comentários.

ESCLARECIMENTO AO CONSUMIDOR

As sacolas consideradas biodegradáveis e oxi-biodegradáveis ainda não foram liberadas para o uso pelos órgãos competentes por conterem aditivos compostos por metais ou outras substâncias que, associados à decomposição e fragmentação de resinas causadas pela ação de oxi-degradação, podem contaminar o meio ambiente.

Em artigo publicado no jornal folha de São Paulo de 07/08/2007, Francisco Graziano Neto, engenheiro agrônomo e secretario estadual do meio ambiente de São Paulo, fala que tais sacolas são apelidadas ilusoriamente de “plástico ecológico” por injetarem no meio ambiente, com rapidez, as partículas tóxicas associadas aos derivados de petróleo. Ainda segundo ele, um truque químico faz com que os derivados esfarelem os polímeros derivados do petróleo, fazendo-os desaparecer a olho nu. “Mas os resíduos permanecem perigosamente infiltrados no solo. Pior, ao serem decompostos, liberam carbono de suas moléculas: representam séria ameaça ao meio ambiente.”

Amparados também em informações e orientações da BRAKEN, indústria fornecedora da matéria prima utilizada nas sacolas convencionais e da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão regulamentador de tal procedimento, nós, do Mart Plus, preferimos aguardar um parecer técnico mais definitivo sobre o assunto para, realmente, lhe oferecer uma opção de embalagem segura, com a certeza de que estaremos contribuindo, efetivamente, para a preservação da sua segurança e do meio ambiente.

O nosso compromisso com a sua saúde e com o meio ambiente nos obriga a ter, sempre, uma atitude de cautela.

Mart Plus, sempre pensando em você

NINGUÉM é obrigado a usar ou adotar embalagens plásticas oxi-biodegradáveis, mas que apesar disto, é bem vinda e utilizada em mais de 50 países do mundo sem qualquer tipo de restrição.

O problema são os plásticos e sacolas plásticas convencionais. estas é que estão sendo proibidas em diversos países do mundo.

Se este supermercado quer continuar a poluir utilizando sacolas plásticas convencionais, deve saber o que faz e portanto assumir sua responsabilidade.

Atacar tecnologias consagradas e cientificamente comprovadas para justificar sua posição de poluidor rotineiro e irresponsável é não ter argumentos.

Sacolas convencionais, tampouco as oxi-biodegradáveis, não necessitam de LIBERAÇÃO de uso. A ANVISA não legisla sobre SACOLAS. Este órgão legisla sobre materiais e substancias que compõe a embalagem final quando para entrar em contato com alimentos. O que não é o caso de sacolas de compras.

Mesmo assim, Symphony detentora da tecnologia e aditivos para fabricação de plásticos oxi-biodegradáveis protocolou informe junto a ANVISA em 09/2007. Além disto, e mesmo sem necessidade, sacolas plásticas Oxi-Biodegradáveis d2w foram submetidas a testes de migração total e específica de acordo com resolução 105 da ANVISA. Os testes forma feitos em laboratório independente, brasileiro e homologado junto a ANVISA.

Portanto a afirmação abaixo não se sustenta e em caso de dúvidas recomendamos que entrem em contato direto com a ANVISA.

Em relação a contaminação do meio ambiente, embalagens plásticas e aditivos oxi-biodegradáveis d2w foram testados e aprovados por laboratórios e universidades brasileiras e internacionais.

Onde estão as provas e laudos de quem diz o contrário?

Quanto ao xico – homenzinho que só faz fuchico -, a pergunta é onde ele mentiu? No artigo ou no ofício em papel timbrado e assinado da secretaria de estado do meio ambiente onde afirma desconhecer a tecnologia d2w e não possuir qualquer estudo a respeito?

Quanto ao Carbono, o que o Xico emite (CO2) quando fala besteira é muito mais nocivo que embalagens plásticas oxi-biodegradáveis.

Braskem é a maior petroquímica da América Latina. Não é laboratório, nem autoridade de saúde ou sanitária. Muito pelo contrário. É a origem dos problemas das sacolas plásticas. Ganha dinheiro vendendo resinas plásticas utilizadas como matéria prima para fabricação de sacolas plásticas e reage contando mentiras para tentar salvar seu negócio das leis que estão proibindo sacolas plásticas por toda a parte do mundo.

Se este supermercado tem tanta certeza do que está falando, e até para ser coerente com sua cautela, primeiro deveria deixar de utilizar sacolas plásticas e ao mesmo tempo tem o dever de avisar o mundo e a ciência dos perigos que encontrou nas sacolas plásticas oxi-biodegradáveis.

Tem a obrigação de provar o que está dizendo.

Se não prova, está enganando seu próprio consumidor. Será que os consumidores deste supermercado merecem ser enganados por eles?

This Post Has One Comment

  1. Olá amigos,

    Sugiro então publicar no jornal do bairro (do Supermercado em questão) esses argumentos.

    Só dessa forma conseguiremos esclarecer o público e fazer o dono do Supermercado pensar bem antes de gastar dinheiro fazendo folders com informações erradas pra justificar a falta de solidariedade com o planeta em que ele a a familia dele vivem.

    Abs.

    Lyanne

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top