skip to Main Content

Pontes de Macarrão: competição inusitada vai mobilizar estudantes

Trata-se do 1º Campeonato Pontes de Macarrão – Desafio Ponte do Rio Ivaí, a ser realizado pela concessionária de rodovias VIAPAR

Uma competição inusitada vai reunir estudantes de engenharia em Maringá. Trata-se do 1º Campeonato Pontes de Macarrão – Desafio Ponte do Rio Ivaí, a ser realizado pela concessionária de rodovias VIAPAR, no dia 11 de novembro, na sede da empresa. São esperadas 20 equipes das principais faculdades da região. As inscrições prosseguem abertas até segunda-feira (30).

A ponte deverá ser construída utilizando apenas espaguete número 7, além de colas epóxi tipo massa e resina. “Também será admitida a utilização de cola quente em pistola para a união das barras nos nós. Outros tipos poderão ser usados após consideração da comissão de fiscalização”, explicou o organizador da competição, o engenheiro civil, Felipe Oliveira Mazzaro. “O peso da ponte, considerando as massas, colas e estrutura de apoio,  não poderá exceder 1150 gramas”.

E ganha quem fizer a estrutura mais resistente. “É aplicado um peso no centro da ponte e cada incremento de peso só será contabilizado se a estrutura sustentar o mesmo por 10 segundos”, explicou Mazzaro, lembrando que o corpo de jurados será composto por cinco pessoas, sendo quatro professores convidados e um engenheiro da VIAPAR. “As inscrições podem ser feitas individualmente ou em grupos. Podem participar acadêmicos de qualquer engenharia”.

O concurso existe há bastante tempo (no Brasil e no Mundo), mas é bem recente na cidade de Maringá. O primeiro colocado será premiado com um troféu e o valor de R$1.500,00. Além disto, se o atual recorde de Maringá (87kg) for quebrado o campeão terá um bônus de R$ 500,00. Todos os participantes vão receber medalhas.

Serviço –  As inscrições podem ser feitas no site www.pontesdemacarrao.com.br, onde também estão disponibilizadas mais informações e o regulamento da competição. Já o telefone da VIAPAR é o 44 3033-6000.

Fonte – Assessoria de comunicação da VIAPAR de 19 de outubro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top